[EFVM] locomotiva GM EMD G-16U

Moderador: cataclism2


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[EFVM] locomotiva GM EMD G-16U

Mensagem não lida por Landrail » 05 Jul 2008, 15:12

Histórico das Locomotivas

Em 1958 a EMD transformou o modelo MRS-1 num modelo comercial, a locomotiva G16 de 1950hp, com opções de rodagem B-B, A-1-A e C-C, também adaptável a qualquer bitola. Para esse novo modelo, os engenheiros da EMD tiveram que modificar o freio dinâmico, utilizar truques flexcoil e adaptar o motor de tração Universal D29 para truques de bitola métrica.

G16U EFVM

A EFVM satisfeita com as esperiencias anteriores com as locomotivas GM G12, e querendo fazer trens-tipo cada vez mais longos e pesados com suas novas gondolas MI para Car Dumper, chegou a conclusão de que seriam possiveis trens de 150 vagões do tipo MI com uma potência de tração girando em torno dos 9000hp. Para isso seriam nescessárias 7 das locomotivas G12, ou alguma locomotiva de maior potência, que viesse a melhorar esse custo beneficio. Para tal situação a EFVM em contato com a GM-EMD chegaram a decisão de que o modelo G16U, top de linha da série exportação na época, com um motor 16-567 aspirado que desenvolvia 1950hp seria o ideal. Essa mecânica era empregada a muito ja nas EMD SD18, que eram o modelo de padrão Standard de 1800hp da EMD. Em 1963 começaram a circular os primeiros trens experimentais com 150 gondolas carregadas e tração quintupla de G16U, perfazendo assim o recorde nacional da época. Em 1966 chegou-se a fazer um teste com 6 locomotivas G16U tracionando 200 gondolas MI mais um caboose na cauda do trem, totalizando 14.328 toneladas, o que interessou a EFVM em trens cada vez maiores, e com locomotivas de maior potência. Logo em seguida no final da década de 60 as Krauss-Maffei já estavam para chegar e depois as GM DDM45 tornando as G16 locomotivas de menor importancia, porém estas nunca deixaram de prestar serviços na linha tronco, onde até hoje atuam como helpers em alguns trechos e serviço de manobras e transferências de patio mais pesadas. Alem disso tem sido usadas nos trechos da FCA e em trens de passageiros da EFVM. Essas locomotivas pesam 100 toneladas, vieram com truques C-C e potência de 1950hp (posteriormente motores foram substituídos pelo 645E mais econômico e confiável). A EFVM adquiriu 40 dessas locomotivas até o de 1967, numerando-as de 601 a 641. As locomotivas 612 a 626 são canadenses, fabricadas na GMDD, enquanto as demais são Norte-americanas, feitas em La Grange, Il na EMD. Os tanques de combustível foram aumentados pela CVRD de 3875 litros para 4800 litros. Quatro delas foram acidentadas/incendiadas e baixadas em março de 1967 e maio de 1985. As outras 35 ainda continuam prestando serviços a aquela

Tipo de motor = Diesel-elétrica
Construtor = GM-EMD/GM-GMDD
Modelo = G16U
Ano de Fabricação = 1963-1967
Produção total = 40
Rodagem = C-C
Bitola = 1000 mm
Capacidade de combustível = 4800L
Motor a diesel = EMD 645E V16 ( atual )
Motor de tração = GM - D29
Numeração = 601 a 641
Potência Bruta = 1950hp
Potência disponível para tração = 1800hp
Peso Total = 100.000kg
Peso Por Eixo = 16.800kg
Esforço Máximo de Tração (25%) = 25.175kgf
Velocidade Máxima = 100km/h
Velocidade Mínima = 17,6km/h
Eq. de Freio = 26L

FOTOS:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 07 Jul 2008, 08:58

Beleza, Landrail!
Valeu pela compilação nos excelentes tópicos!

Em breve, dá pra fazer um índice delas ou então eu vou criar um link naquela mensagem que tem lá na área técnica, do material dorante :wink:

Valeu!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante