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Linha 8 - Diamante

Enviado: 01 Jul 2008, 16:44
por Lopes
linha8.png
Mapa (temporário) atualizado (2014) da Linha 8.
A linha 8 - Diamante da CPTM pertenceu a três diferentes companhias: Sorocabana, Fepasa e CPTM/ALL. Inicialmente parte da linha tronco da Sorocabana até Mairinque, operou subúrbio até essa última cidade durante muitos anos, até que este fosse reduzido à Amador Bueno. No final dos anos 70, a Fepasa modernizou a linha, trazendo a unidade UI5900 (série 5000 da CPTM), o famoso "trem francês" ou "Fepasão". Rodava em combois de seis ou doze unidades (formação até então nunca vista nos sistemas de trens metropolitanos do país.

Hoje, após um breve momento rodando 5500's e 3000's, tem sua frota uniformizada com a série 8000. As unidades 5000 foram baixadas e cortadas, restando apenas alguns carros, que operam atualmente na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Extensão esta, que fora reformada entre 2010 e 2013, recebendo bitola larga, dormentes de concreto e rede aérea auto-compensada.

Excerto extraído de http://www.estacoesferroviarias.com.br
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
Post original:
Acho que faltava tópicos destinados a linha inteira, se referindo a ela em geral.
O que há no fórum é tópicos das estações, acho que deixando algumas dúvidas ou assuntos que há sobre a linha toda.
"Se for detectado pelos moderadores ou demais usuários a sobreposição de tópicos com esse, fica a disposição para ser excluido."
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Outra dúvida.
Será que há ou teve o já se pensa numa modernização do trecho Amador Bueno - Itapevi ou existe um pensamento de desativa - la?
Esse trecho, é como o trecho Ribeirão Pires - Rio Gde. da Serra da linha 10/D, administrado por outra empresa (Tipo MRS;)?

Re: Linha 8/B

Enviado: 01 Jul 2008, 18:23
por Francis
Lopes escreveu:
Outra dúvida.
Será que há ou teve o já se pensa numa modernização do trecho Amador Bueno - Itapevi ou existe um pensamento de desativa - la?
Esse trecho, é como o trecho Ribeirão Pires - Rio Gde. da Serra da linha 10/D, administrado por outra empresa (Tipo MRS;)?
Não sei quanto ao controle centralizado, mas pelo que sei (e também é minha opinião) o trecho deve ser desativado, já que, na verdade, não é um trecho de transporte de massa e foge ao escopo da CPTM. Aquele trecho é, na verdade, um serviço de transporte municipal de Itapevi, prestado pela CPTM, o que não é sua função.

Enviado: 01 Jul 2008, 19:46
por Tiago Costa
Eu sou a favor da urbanização e adensamento da região, provendo-a de infra-estrutura para que isso seja possível. Aí, poderiam fazer a modernização da extensão operacional com VLTs, caso a demanda não fosse alta o suficiente para ter os trens regulares rodando lá. Mas parece que a CPTM deseja mesmo é desativar essa extensão operacional, uma pena, na minha opinião, pois o trecho tem um potencial enorme (que obviamente não está sendo explorado).

Re: Linha 8/B

Enviado: 01 Jul 2008, 23:25
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:Esse trecho, é como o trecho Ribeirão Pires - Rio Gde. da Serra da linha 10/D, administrado por outra empresa (Tipo MRS;)?
Você provavelmente deve ter lido lá na comunidade do Metrô que o comando operacional do trecho entre Ribeirão e Rio Grande da Serra é da MRS. Isso não quer dizer que esse trecho é dela, ou que ela é dona de todas as operações que acontecem ali, é só a mudança de CCO, não é administração de outra empresa

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2008, 01:15
por Sergio Silva
Lopes escreveu:Esse trecho, é como o trecho Ribeirão Pires - Rio Gde. da Serra da linha 10/D, administrado por outra empresa (Tipo MRS;)?
Não, o trecho Itapevi - Amador Bueno é da CPTM. Acho que o controle é feito pelo CCO-U. A única coisa que tenho certeza é que a freqüência de rádio utilizada nesse trecho é outra, e os trens circulam com o prefixo UJ

Enviado: 02 Jul 2008, 03:30
por R E N F E
Na realidade, o trecho pertencente á CPTM vai até Mayrink, terminando próximo a Cargill, que fica próximo a entrada no pátio e da Estação de ZMK. Mas o CCO da CPTM não controla o tráfego até lá, e a manutenção nesse trecho é realizada pela concessionária, a ALL.

Abraços

Enviado: 05 Ago 2008, 23:16
por Will .
MDU Linha 8 - Retirado da Wikipedia

JPR 12.337
Barra Funda 136.235
LAB 19.866
DMO 10.513
ILE 15.863
PAL 7.861
OSA 38.325
CSA 11.057
QTU 3.443
GMC 12.997
CPB 26.134
STE 1.065
AJO 3.920
BRU 15.055
JBE 2.640
JSI 5.813
JDI 9.455
SCO 2.054
ECD 5.079
IPV 24.624

Enviado: 06 Ago 2008, 03:13
por Sergio Silva
will . escreveu:BAR 15.055
Barueri é BRU :wink:

Sobre o dominio da CPTM até Mayrink

Enviado: 17 Set 2008, 18:36
por Correia431M
Um dia desses, perguntei a um amigo sobre até onde ia a faixa de dominio da CPTM na linha 8, e ele me deu essa resposta:
"O dominio da CPTM, ia até a estação de Mairinque", mas, por obra do sr. Frederico Bussinger, a mesma devolveu a responsabilidade do trecho pra Ferroban, que logo depois foi privatizada, sendo hoje a ALL, a responsável pelo trecho após Amador Bueno."

O Frederico Bussinger, nessa época era o presidente da CPTM ou o Secretário de Transportes Metropolitanos?

Enviado: 18 Set 2008, 02:44
por Sergio Silva
Mas quando era Ferroban, já não era concesionada, sendo que passou para Brasil Ferrovias, e posteriormente ALL?

Enviado: 18 Set 2008, 20:41
por ArqPaulo
Só para registro:

- hoje peguei a linha, e na volta pegando o trem em Domingos de Moraes, como disse, perdi o trem novo, mas cronometrei a chegada do outro e o intervalo foi de 9 minutos, isso era umas 11:30 da manha

abçs

Enviado: 18 Set 2008, 20:53
por Tiago Costa
Excelente! Está dentro da variação esperada para o intervalo programado (10 minutos). Por causa desse intervalo menor, agora a viagem da minha casa à Estação Palmeiras-Barra Funda demora por volta de 70 minutos (antes ela podia demorar até 90 minutos o0).

Enviado: 18 Dez 2008, 16:23
por Haiser
Passarela incompleta


quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Estado de S. Paulo – São Paulo Reclama

Passarela incompleta

Reclamação : A CPTM há alguns meses começou a cobrir parte da passarela da estação central de Itapevi. A empresa terceirizada contratada para esse trabalho fez a instalação somente de uma pequena parte da passarela, cobrindo apenas parte do corredor. A população que se utiliza da passarela, em sua maioria passageiros, sofre com as fortes chuvas, por causa do serviço incompleto. O que ocorre? Por que a CPTM não conclui de uma vez por todas essa obra? Seria falta de verbas? Se é por causa disso, a companhia não poderia fazer um empréstimo num banco para concluir o serviço? Diante de detalhes desse tipo é que formamos uma opinião sobre a administração dessa empresa, que, certamente, também não se empenhará para ampliar e melhorar os serviços de trens que servem a estação Amador Bueno que está em péssimas condições. É o governo do Estado de São Paulo "trabalhando"?

ALBERTO NUNES - São Paulo

Réplica: Márcia Borges, da assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), informa que as obras de cobertura da passarela da Estação de Itapevi, na Linha 8 (Diamante), serão concluídas até 22 de dezembro, incluindo as áreas próximas ao acesso do saguão de bilheterias e bloqueios.

Enviado: 18 Dez 2008, 22:12
por Francis
haiser escreveu:Passarela incompleta


quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Estado de S. Paulo – São Paulo Reclama

Passarela incompleta

Reclamação : A CPTM há alguns meses começou a cobrir parte da passarela da estação central de Itapevi. A empresa terceirizada contratada para esse trabalho fez a instalação somente de uma pequena parte da passarela, cobrindo apenas parte do corredor. A população que se utiliza da passarela, em sua maioria passageiros, sofre com as fortes chuvas, por causa do serviço incompleto. O que ocorre? Por que a CPTM não conclui de uma vez por todas essa obra? Seria falta de verbas? Se é por causa disso, a companhia não poderia fazer um empréstimo num banco para concluir o serviço? Diante de detalhes desse tipo é que formamos uma opinião sobre a administração dessa empresa, que, certamente, também não se empenhará para ampliar e melhorar os serviços de trens que servem a estação Amador Bueno que está em péssimas condições. É o governo do Estado de São Paulo "trabalhando"?

ALBERTO NUNES - São Paulo

Réplica: Márcia Borges, da assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), informa que as obras de cobertura da passarela da Estação de Itapevi, na Linha 8 (Diamante), serão concluídas até 22 de dezembro, incluindo as áreas próximas ao acesso do saguão de bilheterias e bloqueios.
Primeiro: No Brasil inteiro e no exterior, há estações sem cobertura e até com plataformas de madeira. O conforto é sempre bom, mas a reclamação é uma frescura. Segundo: o trecho até Amador Bueno não deveria nem existir, apenas isso.

Enviado: 19 Dez 2008, 14:56
por Diego César
O trecho de Itapevi a Amador Bueno tem uma grande demanda de passageiros ou é meio "devagar"??Pergunto porquê nunca fui até la.

Enviado: 19 Dez 2008, 15:05
por Lopes
Não é "meio" devagar...

é completamente devagar, só não me recordo o motivo, mas os trens têm uma restrição de velocidade, entre 20 - 40Km/h

Daí os intervalos aumentam, e a demanda acumula...

Enviado: 20 Dez 2008, 22:37
por visitante
haiser escreveu:Passarela incompleta


quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Estado de S. Paulo – São Paulo Reclama

Passarela incompleta

Reclamação : A CPTM há alguns meses começou a cobrir parte da passarela da estação central de Itapevi. A empresa terceirizada contratada para esse trabalho fez a instalação somente de uma pequena parte da passarela, cobrindo apenas parte do corredor. A população que se utiliza da passarela, em sua maioria passageiros, sofre com as fortes chuvas, por causa do serviço incompleto. O que ocorre? Por que a CPTM não conclui de uma vez por todas essa obra? Seria falta de verbas? Se é por causa disso, a companhia não poderia fazer um empréstimo num banco para concluir o serviço? Diante de detalhes desse tipo é que formamos uma opinião sobre a administração dessa empresa, que, certamente, também não se empenhará para ampliar e melhorar os serviços de trens que servem a estação Amador Bueno que está em péssimas condições. É o governo do Estado de São Paulo "trabalhando"?

ALBERTO NUNES - São Paulo

Réplica: Márcia Borges, da assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), informa que as obras de cobertura da passarela da Estação de Itapevi, na Linha 8 (Diamante), serão concluídas até 22 de dezembro, incluindo as áreas próximas ao acesso do saguão de bilheterias e bloqueios.

Em tempos: só está coberta da saída da estação até parte da escadaria. Ainda falta muito para terminar de cobrir...

Enviado: 20 Dez 2008, 23:43
por André Vasconcellos
^^Mas peraí,terça-feira eles disseram estar tudo concluído,mas você disse faltar muito???

É,até o final do carnaval vai estar tudo concluído... <O> <O> nnoo nnoo

Enviado: 21 Dez 2008, 00:11
por Haiser
Eu desde comeco sabia q dia 22 é só pra fingir que ja era previsto que vai acabar e pro jornal nao enxer o saco novamente haushauhasuashu

Enviado: 21 Dez 2008, 13:09
por Miracatiba
A linha B funcionando com intervalo legal, dá um orgulho. Em presidente Altino o intervalo está em aproximadamente em 5 em 5 minutos, que para o padrão CPTM e para a linha B tá ótimo, logico que se diminuir, vai ser legal.