



Ponto final da Linha 8-Diamante, no município de Itapevi

Aqui há transferência para a extensão Amador Bueno, realizada por trens curtos (3 carros) e de graça.
Foi uma das estações pioneiras da linha, em 1875, e se chamava Cotia, estando localizada no então município de Cotia na época. O nome do vilarejo Itapevi foi dado à estação em 1945, mas o município somente se desmembrou de Cotia em 1959.
fastvisiteitor escreveu:Itens próximos a estação Itapevi em um raio de um quilômetro ou menos:
- Prefeitura do município de Itapevi
- Terminal Urbano
- Delegacia de Polícia
- Shopping ItaShopping
- Pronto Socorro
Destino de Ônibus Intermunicipais nas proximidades
- Cotia
- São Roque
- Araçariguama
- Osasco
- Carapicuíba
- Barueri
- Jandira
- Santana do Parnaíba
Fotos de Felipe Nascimento
1 - Plataforma da linha principal, destino Júlio Prestes. À direita a plataforma da extensão

2 - Bicicletário

3 - TUE série 5000 Francorail chegando

4 - Agora na plataforma da extensão, destino Amador Bueno.

5 - Plataforma destino Júlio Prestes vista da plataforma destino Amador Bueno

Fotos de Anderson Tertuliano
6 - Um pouco antes da estação (o trem já tava indo pra Júlio Prestes, mas vou inverter aqui).

7 - Parte do trem ainda estava sobre a ponte sobre (?) o rio Barueri-Mirim (aos amigos de Itapevi: é ele mesmo, certo?), que corta o centro da cidade. Acima, o viaduto José dos Santos Novaes.

8 - "Estação terminal Itapevi. Acesso aos trens com destino a Amador Bueno. A CPTM deseja a todos uma boa tarde".

9 - Visão da passarela. À frente o trem vai pra Júlio Prestes. À direita da imagem, pista "sentido oeste" do corredor oeste.

10 - Visão da passarela. À frente o trem vai pra Amador Bueno (não o Fepasão). À esquerda a mesma pista da foto anterior.

11 - Entrada do simpático mezanino da estação. Assim que se entra no mezanino, à direita se vê um posto da polícia ferroviária, o que me impediu de tirar uma foto lá dentro.

12 - De cima para baixo da imagem: placa da estação, na plataforma para Amador Bueno, Série 4800 e pantógrafo do Série 5000, o Fepasão.

13 - "Trem estacionando na plataforma 3 tem como destino a estação de Júlio Prestes".

Fotos de Tiago Costa
14 - Jota (Série 4800) parado na plataforma da Extensão Operacional (Amador Bueno), visto da plataforma dos Fepasões, olhando sentido Júlio Prestes

15 -

16 -

17 - Mezanino visto da plataforma dos Fepasões

18 -

19 - Trilhos de bitola mista, olhando sentido Júlio Prestes e Itapevi ao fundo (lá tem McDonald's


20 - Agora olhando para a plataforma

21 - Passarela de acesso

22 - Plataforma dos Jotas (Série 4800), vista de dentro de um Jota, olhando sentido Amador Bueno

23 - Agora olhando no outro sentido (Júlio Prestes)

24 - Plataforma dos Jotas em primeiro plano e plataforma dos Fepasões em segundo plano, olhando sentido Júlio Prestes

25 -

26 - Mezanino visto das escadas de acesso à plataforma dos Jotas

27 -

28 - Jota visto das escadas de acesso

29 - Plataforma dos Fepasões em primeiro plano, e Itapevi em segundo plano

30 -

31 -

32 -

33 - Mezanino com fachada "Fepasiana"

34 - Mais uma foto da plataforma dos Fepasões

Fotos do novo prédio de Itapevi, por Lopes.
Lopes escreveu: 03 - Ainda na face oeste, com o 5000 partindo pra SP
05 - Plataforma Nova, com a do finado Toshiba, ao lado.
06 -Escada Fixa
07 - As modernas escadas rolante.
09 -Geral da nova plataforma
11 - Mezanino clean
13 - Tótem by CPTM
14 - Por fim, a parte externa da Estação. Bem bonito, por sinal. Só achei deficiente a escada, na hora do desembarque ninguém sobe. Também, pelo fato de ter que atravessar a Avenida para chegar ao " centro nervoso " de Itapevi