Página 1 de 12

Série 1100 - Budd/Mafersa

Enviado: 20 Jun 2008, 01:21
por Sergio Silva
Foi o primeiro TUE com caixa de aço inoxidável a rodar no Brasil. Fabricado em 1957, sofreu uma reforma geral em 1996/97 onde foi bastante modificado. Entre as mudanças mais notáveis estão as máscaras frontais feitas de fibra de vidro, a retirada das cabines dos carros reboques, ampliação da cabine do carro motor, e a mudança do leiaute interno dos carros. Roda na linha 7 e, quando necessário, na linha 10.

Na região da linha 7, tem o apelido de "Pequeno" por ter 6 carros, dois a menos que as composições da série 1700 que rodam na mesma linha, chamados de "Grande".

Serão aposentados quando chegarem novos trens para a linha 7, o que está previsto para acontecer entre 2010 e 2012


Ficha técnica

Formação básica
Imagem

Características

Formação TUE: MC+R+R1
Fabricante: Budd/MAFERSA
Ano de Fabricação: 1957
Origem: EUA
Ano Operação: 1997
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 7/10
Composição Linha 7: 6 Carros
Composição Linha 10: 6 Carros

Dimensões

Altura Carro: 4,121 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,655 m
Altura Pantogr. Levantado: 7,010 m
Altura Boleto ao Piso: 1,362 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,927 m
Largura Carro: 3,057 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento MC/: 25,907 m
Comprimento R/R1: 25,907 m
Peso MC: 58.500 Kg
Peso R: 39.500 Kg
Peso R1: 36.500 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.

Capacidade e Desempenho

Esforço Trator: 15.304 Kgf
Potência Contínua: 1.224 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,50 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 76 m
Lotação MC: 58+234
Lotação R/R1: 68+238
Lotação TUE: 904

Situação da frota, em junho/2008:
Frota total: 23 unidades (de 1101 a 1123)
Unidades ativas: 20
Unidades inativas: 2 (1104 e 1117)
Unidades baixadas: 1 (1103 - acidente de Perus)

Fotos por lipe_andreense
lipe_andreense escreveu:Minhas fotos:


01 - Na Água Branca
Imagem


02 - Parado na Estação da Luz
Imagem


03 -
Imagem


04 - Deixando a Luz
Imagem

Enviado: 20 Jun 2008, 18:03
por Lopes
Se for aqueles que vi indo pra Carapicuíba, melhoraram 100%.
:wink:
Mas já pedem mais reformas, como foi feita no 5550.

Enviado: 21 Jun 2008, 02:39
por Will .
Lopes escreveu:Se for aqueles que vi indo pra Carapicuíba, melhoraram 100%.
:wink:
Mas já pedem mais reformas, como foi feita no 5550.
reformas significaria jogar dinheiro fora, ja que em breve eles sairão de cena...

Enviado: 21 Jun 2008, 10:03
por Sergio Silva
will . escreveu:
Lopes escreveu:Se for aqueles que vi indo pra Carapicuíba, melhoraram 100%.
:wink:
Mas já pedem mais reformas, como foi feita no 5550.
reformas significaria jogar dinheiro fora, ja que em breve eles sairão de cena...
Eles serão aposentados até 2010-2012, quando chegarem 20 trens de 8 carros para a linha 7/A

Enviado: 21 Jun 2008, 16:49
por Landrail
esses trens devem ter ficados bem melhores depois da reforma de 97, mas já está na hora de aposentar e colocar trens mais modernos!!!

Enviado: 21 Jun 2008, 18:39
por Sergio Silva
^^ O que eu disse???

Enviado: 21 Jun 2008, 19:06
por Landrail
Só confirmei o que você disse!!! :P

Enviado: 21 Jun 2008, 22:44
por Sergio Silva
Então beleuza, jovem!!

Enviado: 23 Jun 2008, 16:52
por Speedy256k
Eu já andei em um, mas eu não sabia que eles tinham 51 anos :lol:

Enviado: 10 Jul 2008, 19:54
por Lopes
Alguém conseguiu tirar as fotos do "17° trem reformado"?
Ontem fui tirará - las, mas ele estava estacionado depois da Estação Francisco Morato, quando ia descer, quase o silva me pega, acabei ficando sem tirar as fotos.
Diga - se de passagem, o 1100 sofre ao subir da estação Vila Clarice e em relação ao 1700, tadinho... :cry:
Pensando nisso, vou no tópico da mudança de frota e vou editar meu tópico, outra série pode rodar por lá...
Fica a sugestão das fotos...

Enviado: 11 Jul 2008, 18:45
por Lopes
Porque o 1100 não opera na Extensão operacional de Jundiaí?

Enviado: 11 Jul 2008, 18:48
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:Porque o 1100 não opera na Extensão operacional de Jundiaí?
Ele opera na extensão operacional sim, com formação de 6 carros.

Enviado: 11 Jul 2008, 18:58
por Lopes
Só se ele parar nas plataformas 2 ou 4, porque na 3 cabe apenas um trem de 4 carros ou o 2100 com 3...
Mas juro que nunca o peguei indo para Jundiaí...
Eles correm que nem louco, como os outros?
Aliás, pq na extensão operacional os trens correm mais do que o normal, digo, muito mais rápido que no restante da linha?
E pq ele buzina antes de entrar no buraco do inferno? digo, digo, na boca do diabo... :| No túnel de Botujuru.
Tm gente morando lá?

Enviado: 11 Jul 2008, 19:26
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:Só se ele parar nas plataformas 2 ou 4, porque na 3 cabe apenas um trem de 4 carros ou o 2100 com 3...
Sim, é obvio que eles partem de outra plataforma.
Mas juro que nunca o peguei indo para Jundiaí...
Só porque você não pegou não quer dizer que eles não operam lá.
Os tres ultimos trens da noite partem de Luz para Jundiaí direto.
Eles correm que nem louco, como os outros?
Não sei se correm, nunca os peguei lá, aliás só usei 4 vezes na vida
Aliás, pq na extensão operacional os trens correm mais do que o normal, digo, muito mais rápido que no restante da linha?
Porque as distancias entre estações são maiores, então ele pode correr melhor, além de ter que correr para poder manter o intervalo, devido às distancias também
E pq ele buzina antes de entrar no buraco do inferno? digo, digo, na boca do diabo... :| No túnel de Botujuru.
Tm gente morando lá?
É procedimento operacional de trens buzinar antes de entrar em túneis

Enviado: 11 Jul 2008, 19:27
por Landrail
Em qualquer ferrovia (onde não há faixa de domínio vedada) os maquinistas são obrigados a buzinar (para ninguém ser surpreendido no túnel)!!!! :lol:

Enviado: 11 Jul 2008, 20:10
por [D.S.R] David SR
É normal mesmo em distancias muitos grandes o Trem seguir com o manipulo na posição 'Campo Reduzido'.
digo por experiencia própria aqui no Rio, em linha reta chega a dar medo. :shock:

Enviado: 11 Jul 2008, 20:35
por Lopes
Obrigado pelas respostas, mas tem razão de ter que buzinar antes de entrar no túnel, vai saber se tem gente lá, fazendo oquê... :lol:
Eita bobagem...
O Túnel de Botujuru é o único de média distância né?
sendo o maior da CPTM, pq o outro q eu lembro é o do pulo do carneiro, onde o fepasão passa por baixo da 9, que é bem curtinho!
Existe algum outro túnel na jurisdição CPTM? mesmo em local desativado?

No Rio de janeiro têm tuneis para trem?

Enviado: 11 Jul 2008, 20:48
por [D.S.R] David SR
Que eu saiba não existe nenhum.

Enviado: 11 Jul 2008, 20:58
por L Fernandes
tem os túneis do EL!

Enviado: 11 Jul 2008, 23:32
por Haiser
E há um tunel de ''1 '' Metrô na Via da Linha 8 sentido JPR.( dps de Altino)