Página 3 de 3

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 07 Out 2010, 13:28
por GospelRafa
A lógica das placas de sinalização não seriam ter as cores das linhas que atende a estação, se a estação for só da linha 1, a comunicação não deveria ser azul, e se atendesse mais linhas, ai sim, brancas identificando as cores das linhas!

Porque estão trocando para esse padrão branco?

Todas as linhas metropolitanas (metro e CPTM) terão sua comunicação alteradas!

No passado, o metro tinha um padrão de comunicação, hoje, cada estação tem um padrão, a linha 5, os totens são diferentes dos das outras linhas, que falta de padrão na comunicação do metro é esse?

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 23 Out 2010, 20:15
por Nick Sousa
Trecho entre São Joaquim e Vergueiro (Reparem que tem placas azuis entre os trilhos de Vergueiro)

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 24 Out 2010, 13:22
por Lipe Andreense
Isso é alguem que está ganhando muito dinheiro com essas trocas, pode ter certeza.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 01:41
por ARS
Visto que a linha 1 Azul é a mais antiga, estou procurando antigas fotos de identificação visual. Alguém tem para postar?

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 14:32
por Francis
GospelRafa escreveu:No passado, o metro tinha um padrão de comunicação, hoje, cada estação tem um padrão, a linha 5, os totens são diferentes dos das outras linhas, que falta de padrão na comunicação do metro é esse?
No caso da linha 5 é fácil de explicar; é só lembrar que a linha foi construída pela CPTM, e àquela época ela usava aqueles tótens e placas. O padrão de comunicação visual da linha 5 é idêntico ao da Estação da Luz, com os mesmos tótens e placas arredondadas. ;)

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 15:47
por Rafael Lopes
E os do EL são do layout do Metrô, que construiu esse trecho da L11.

O padrão celeste da L9 também foi feito pelo Metrô, ja prevendo a operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo na linha. Procede?

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 15:53
por Rafael Lopes
Francis escreveu:
GospelRafa escreveu:No passado, o metro tinha um padrão de comunicação, hoje, cada estação tem um padrão, a linha 5, os totens são diferentes dos das outras linhas, que falta de padrão na comunicação do metro é esse?
No caso da linha 5 é fácil de explicar; é só lembrar que a linha foi construída pela CPTM, e àquela época ela usava aqueles tótens e placas. O padrão de comunicação visual da linha 5 é idêntico ao da Estação da Luz, com os mesmos tótens e placas arredondadas. ;)
Lembrando que esse padrão de placas vigorou até 2008, quando da construção de Autódromo, Interlagos e Grajaú, além da troca das placas do tempo da Fepasa em CEA, JAG, USP e PIN. Um fato curioso foi SAN ter adotado esse padrão de placas em detrimento do que vem sendo utilizado atualmente. Vai entender. tnk

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 17:32
por Francis
Rafael Lopes escreveu:E os do EL são do layout do Metrô, que construiu esse trecho da L11.

O padrão celeste da L9 também foi feito pelo Metrô, ja prevendo a operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo na linha. Procede?
Pode até ser que o Metrô tenha feito Rafael, pois estava tudo certo realmente para que assumíssemos (eu era de lá àquela época) a operação da Celeste, mas não posso te afirmar, pois da época do Covas até o início da gestão Serra, a intenção era de que a comunicação visual do sistema metropolitano fosse padronizada - nessa época surgiu, por exemplo, a máscara padrão "Metropolitano", comum aos trens do Metrô e da CPTM e aos ônibus da EMTU. Ela só não foi padronizada na prática pela demora em se substituir as placas e pintar os trens (principalmente no caso da CPTM, apesar de o Metrô ter substituído as placas da linha 3 recentemente). Se analisarmos bem, as diferenças na linha 5 e em Luz foram apenas os tótens; as placas internas, apesar de serem "arredondadas", têm o padrão de comunicação visual idêntico, bem como os mapas e layout das SSO e bilheterias. Na linha 12 a mesma coisa, porém até os tótens são idênticos (lembrando que as estações da 12 foram entregues nessa gestão mas iniciaram-se na anterior). E eu, particularmente, sou a favor da comunicação unificada, o usuário tem de se sentir no mesmo sistema, independente da empresa que opera.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 30 Dez 2010, 17:35
por Francis
Rafael Lopes escreveu:Um fato curioso foi SAN ter adotado esse padrão de placas em detrimento do que vem sendo utilizado atualmente. Vai entender. tnk
Esse novo padrão faz parte de um contrato e não é executado pela CPTM, por isso ele está sendo implantado nas estações novas - é entregue junto com a obra. No caso de Prefeito Celso Daniel - Santo André, a comunicação foi substituída pela própria área de comunicação visual da CPTM, por causa do Expresso Turístico. É isso.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 31 Dez 2010, 10:29
por ArqPaulo
Olha, eu tava descontente, e continuo descontente com as placas brancas.......mas o sistema ta tão cheio, falta tanta linha, como a 4 q nao entregam nunca q eu sinceramente desencanei dessa historia

a placa podia ser roxa com bolinha branca, o importante é sair logo as linhas novas, a 5 ter as suas obras de volta, a 6 começar a sair do papel pq a nossa querida cidade ta um caos...por um fio nas ruas e nos trilhos :(

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 16 Jul 2011, 00:18
por Machado
Gente, não sei se foi aqui no TGVBR, ou no SSC, mas eu ouvi falar de que o governo estaria articulando sobre fazer uma reforma em todas as estações da linha 1, inclusive eles iriam tirar certa parte da verba do TAV, para financiar obras na linha 1. Alguém teria mais alguma informação concreta sobre isso?

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 14 Out 2011, 16:34
por AGV
Que beleza a L1: Recolhendo trem do carrossel as 5:20 da manhã e trem andando que nem lesma na linha e já não é a 1a vez...

Depois vem a Companhia do Metropolitano de São Paulo falando mal da V4.

Tá na hora de vir a tona os B.O.s do Metrô de SP.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 15 Out 2011, 02:42
por Gustavodc
AGV escreveu:Que beleza a L1: Recolhendo trem do carrossel as 5:20 da manhã e trem andando que nem lesma na linha e já não é a 1a vez...

Depois vem a Companhia do Metropolitano de São Paulo falando mal da V4.

Tá na hora de vir a tona os B.O.s do Metrô de SP.
E o que tem de estranho? Esse pode ser o trem azul ou ter uma falha e foi recolhido por troca. Normalíssimo.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 15 Out 2011, 16:34
por Francis
^^ Não entendi também... tnk

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 15 Out 2011, 18:53
por Gustavodc
Francis escreveu:^^ Não entendi também... tnk
Eu ou o Athos? Acho que o Athos deveria pensar seus atos. :P

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 16 Out 2011, 13:04
por Francis
Gustavodc escreveu: Eu ou o Athos?
O Athos...
Acho que o Athos deveria pensar seus atos. :P
:lol:

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 17 Out 2011, 13:37
por AGV
Normalíssimo o escambau.

Então é quase todo dia essa palhaçada lá na L1, pois é isto que ando vendo por lá. :@:

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 17 Out 2011, 19:23
por Gustavodc
AGV escreveu:Normalíssimo o escambau.

Então é quase todo dia essa palhaçada lá na L1, pois é isto que ando vendo por lá. :@:
É sim, normal mesmo cara. Tem um trem de manhã que ele recolhe, não sei como é na L1, mas na L3 tem ele e se chama azul em alusão ao pessoal da limpeza.
Quanto às falhas, realmente não pode, mas tento trem reserva, é feita a troca, o usuário nem percebe a diferença.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 17 Out 2011, 20:17
por Vicente
Provavelmente, pelo horário em Jabaquara, é o "trem azul" ou "trem do bilhete", como disse o Gustavo. É o primeiro que sai de Tucuruvi, vem recolhendo os sacos de bilhetes usados coletados nos bloqueios e os sacos de lixo. Comentaram isso sexta no treinamento.

Re: LINHA 1 - AZUL

Enviado: 17 Out 2011, 23:00
por Francis
Além disso, é horário de injeção de trens para a linha 2. A restrição de velocidade na região de Ana Rosa é inevitável.