Página 13 de 13

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 15 Jun 2011, 22:47
por Rafael Lopes
CBTC - Controle Baseado em Telecomunicações.

Sistema de comunicações totalmente baseado em troca de informações entre o computador do trem e o do CCO, visando aumentar a performance da operação e deixar os intervalos mais baixos, mas para tal é preciso haver um nível seguro de aproximação uma vez que a distância entre dois trens fica mais baixa do que a padrão ATO e um erro de interpretação no sistema pode causar um acidente sério.

No caso da L2, os computadores passaram a interpretar erroneamente a ausência do trem a frente sendo que ele está presente; com isso o trem aumentaria a velocidade por conta do espaço "vago" e colidiria com o trem da frente. Graças à D'us essa falha foi detectada ainda na fase de teste prático e os técnicos passaram a trabalhar em cima para corrigir a lógica defeituosa e revalidar o sistema.



OFF: alguém sabe que linguagem de programação a Alstom usou para elaborar o sotware do CBTC? Ainda estou pensando em abordar a tecnologia CBTC no meu TCC. :rl:

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jun 2011, 09:35
por DNER
Rafael Lopes escreveu:CBTC - Controle Baseado em Telecomunicações.

Sistema de comunicações totalmente baseado em troca de informações entre o computador do trem e o do CCO, visando aumentar a performance da operação e deixar os intervalos mais baixos, mas para tal é preciso haver um nível seguro de aproximação uma vez que a distância entre dois trens fica mais baixa do que a padrão ATO e um erro de interpretação no sistema pode causar um acidente sério.

No caso da L2, os computadores passaram a interpretar erroneamente a ausência do trem a frente sendo que ele está presente; com isso o trem aumentaria a velocidade por conta do espaço "vago" e colidiria com o trem da frente. Graças à D'us essa falha foi detectada ainda na fase de teste prático e os técnicos passaram a trabalhar em cima para corrigir a lógica defeituosa e revalidar o sistema.


FF: alguém sabe que linguagem de programação a Alstom usou para elaborar o sotware do CBTC? Ainda estou pensando em abordar a tecnologia CBTC no meu TCC. :rl:

Rafael, qual é so seu curso?
Também estou redigindo minha monografia, sobre a modernização da CPTM.

Caso alguém daqui do fórum queiram me mandar material ou sugestões, me enviem uma MP.

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jun 2011, 10:48
por Rafael Lopes
^^ Informática para Gestão de Negócios (Fatec-ZL).

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jun 2011, 20:09
por DNER
Rafael Lopes escreveu:^^ Informática para Gestão de Negócios (Fatec-ZL).


Também sou da Fatec-ZL, só que do curso de Logística e Transportes.
Você tá no quinto ou no sexto semestre?

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jun 2011, 23:10
por Rafael Lopes
^^ Quarto (era para estar no quinto mas a peneirinha do Profº Vendramel falou mais alto, além de uma DP besta em Java! :X:).

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jul 2011, 01:00
por Machado
Metrô desapropria mais 40 mil m² para ampliar a Linha 2-Verde

Novo pátio será o primeiro do Metrô específico para o sistema monotrilho

A Companhia do Metrô de São Paulo vai desapropriar uma área de 40.753,00 metros quadrados, no Bairro São Lucas, para a construção do Pátio Oratório, que faz parte da ampliação da Linha 2-Verde, que seguirá de Vila Prudente até o Hospital Cidade Tiradentes.


O decreto que a declara de utilidade pública da Companhia do Metrô foi publicado no último sábado, 2, no Diário Oficial do Estado. Os imóveis estão localizados na Avenida do Oratório, onde outras áreas já haviam sido desapropriadas anteriormente.


O novo pátio será o primeiro do Metrô específico para o sistema monotrilho, onde os veículos circularão em via elevada entre 12 e 15 metros de altura. O Pátio Oratório terá uma alça de acesso ao Leste logo após a estação Oratório, de 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 28 trens.


A partir do decreto de desapropriação, uma vez autorizada a imissão na posse do imóvel, por decisão judicial ou amigável de desapropriação, o Metrô poderá ingressar na área e tomar as medidas necessárias para sua utilização para a obra pública.


Prolongamento da Linha 2-Verde


O primeiro trecho Vila Prudente-Oratório, com extensão de 2,9 km, encontra-se em implantação e é composto por duas estações: Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. Posteriormente, seguirá de Oratório a São Mateus , com extensão de 10,1 KM e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto; Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.


O trecho final (São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes) terá sete estações e 11,4 km de extensão. No total, serão 24,5 km ligando Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes e 17 estações.


Do Metrô


Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticia ... ha+2-Verde+

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jul 2011, 01:07
por Machado
Gente, alguém sabe a previsão de inauguração do primeiro trecho citado acima (Vila Prudente- Oratório)? Pois como vi que esse primeiro trecho tem apenas 2,7 km, eu acredito que ele seria inaugurado rapidamente, embora possa demorar um pouco por causa da construção do pátio Oratório.

E alguém sabe sobre a ampliação do horário das estações Vila Prudente e Tamanduateí? Já está perto de completarem as 300 horas de testes que haviam sido reiniciadas?

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 16 Jul 2011, 08:53
por Rafael Lopes
Lá no fim da Anhaia Mello já se podem ver vários tapumes do Metrô espalhados pela região.


Sobre inauguração: não sei se trabalham com esse prazo, mas devem estar programando para 2013 (construção da via até o pátio, construção do pátio, estações e testes [talvez um pouco mais rigorosos por ser uma tecnologia inédita por aqui]). Palpite.

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 08 Ago 2011, 00:19
por André Aquino
Monotrilho - Linha 2 Verde

Começaram a colocar as vigas na futura estação Vila Prudente, que ficara pronta em 2013.

http://www.folhavp.com.br/ultimas-notic ... rilho.html

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 03 Set 2011, 18:48
por Correia431M
A partir do dia 12/09, as estações Vila Prudente, Tamanduateí vão funcionar em horário normal, das 04:40 até meio noite, assim toda a linha 2 verde funcionará em pleno horário + as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da linha 4 Amarela (operada pela Via Amarela em regime de concessão -PPP) tbm funcionarão das 04:40 até meia noite e no dia 15/09 serão inauguradas as estações Luz e República com funcionamento das 10:00 as 15:00 para testes.

Re: LINHA 2 - VERDE

Enviado: 15 Out 2012, 17:52
por Jorge Luis
Guarulhos terá extensão da Linha 2-Verde do Metrô SP

15/10/2012 - Diário de S. Paulo

Será lançado hoje pelo governador Geraldo Alckmin o edital das obras de extensão da Linha 2-Verde, trecho que vai ligar a Estação Vila Prudente até às imediações da Rodovia Presidente Dutra, próximo a Guarulhos, na Grande São Paulo. O início da construção está previsto para o segundo semestre de 2013.

O novo trecho, que será subterrâneo, terá 13,5 quilômetros de extensão e contará com 12 estações: Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A expectativa é transportar 600 mil usuários por dia.

As obras vão ser divididas em duas fases. Na primeira será construído o trecho Vila Prudente-Vila Formosa, com quatro estações e 3,3 quilômetros, com previsão de entrega para 2020. O investimento vai ser de R$ 2,3 bilhões. Já a segunda etapa prevê a implementação da ligação Vila Formosa-Dutra, com inauguração prevista para 2025.

A extensão da Linha 2-Verde terá interligação na Estação Penha com a Linha 3-Vermelha. Também são previstas interligações com linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que ainda serão construídas. São elas a 11-Coral, na Penha; 6-Laranja, em Anália Franco; 12-Safira e 13-Jade, no Tiquatira.

Para o especialista em trânsito Flamínio Fichmann, o projeto vai beneficiar mais os moradores da Zona Leste. Ele diz que para atender melhor os usuários de Guarulhos deveria ser construída outra estação. “No centro do município, onde se concentra a demanda de passageiros.”


fonte Revista Ferroviaria

Estação Tiquatira

Enviado: 16 Out 2012, 15:29
por rodineisilveira
Pelo que eu vejo, a estação Tiquatira vai ser a substituta da antiga estação Engenheiro Trindade, que vai fazer baldeação com a Linha 12 - Safira (Variante Leste) da CPTM.

Re: Estação Tiquatira

Enviado: 16 Out 2012, 17:31
por Francis
rodineisilveira escreveu:Pelo que eu vejo, a estação Tiquatira vai ser a substituta da antiga estação Engenheiro Trindade, que vai fazer baldeação com a Linha 12 - Safira (Variante Leste) da CPTM.
Na verdade não. Tiquatira está posicionada justamente para conectar as linhas 2 e 12, além de dar atendimento melhor à Penha (a estação da linha 3 fica bem longe do centro da Penha). O principal fluxo da estação será o de transferência, o lindeiro é baixo. Haverá outra estação na Cangaíba, atendendo melhor àquela região da Assis Ribeiro/Penha/Cangaíba.