Estação Jabaquara - Linha 1


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Jun 2008, 15:13

ImagemImagem
Imagem


Estação terminal da linha 1, na Zona Sul de São Paulo

Imagem

A primeira estação do Metrô, inaugurada em 1974, com o trecho até Vila Mariana. Estação com plataformas laterais e mezanino de acesso.
Possui acesso ao terminal Rodoviário Jabaquara e ao Terminal Metropolitano Jabaquara, que faz parte do corredor São Mateus - Jabaquara.


1 - Plataforma destino Tucuruvi (único destino possível :lol:)
Imagem

2 -
Imagem

3 - Saída para o Pátio Jabaquara
Imagem

4 - Bloqueios. Aquele painel de embarque indica onde virá o próximo trem.
Imagem

5 - Mezanino
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 -
Imagem

9 -
Imagem

10 -
Imagem
Tiago Costa escreveu:11 - Plataforma movimentada!
Imagem


12 - Visão geral de uma das plataformas
Imagem


13 -
Imagem


14 - Sala operacional aberta! Uma sala "secreta" :D
Imagem


15 - Falta de padronização :x ! Placa da parede da estação em um tom só de azul (novo estilo) e a placa de indicação de destino com dois tons sem faixa branca separando-as (estilo mais antigo). Nota-se bem ao fundo um trem vindo do PAT (Pátio Jabaquara)
Imagem


16 -
Imagem


17 - Zoom nesse trem. Aliás, ele se aproximou e voltou ao PAT :shock: . Vai entender... :wink:
Imagem


18 - Não sei para que serve esse equipamento
Imagem


19 - Visão geral de uma das plataformas, olhando sentido Tucuruvi
Imagem


20 - Trem saindo com destino a Tucuruvi
Imagem


21 - Fotos do túnel sentido PAT (que fica na superfície)
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 - Mapa de embarque sentido Tucuruvi (o único sentido possível :D )
Imagem


25 - Sala operacional localizada no mezanino, com a porta aberta (vimos muitas dessas portas abertas nesse dia)
Imagem


26 - Mezanino
Imagem


27 - Linha de bloqueios
Imagem


28 - Detalhe da obra de arte pintada nas placas das paredes
Imagem


29 - O teto dessa estação é angulado e é mais baixo fora da área do mezanino
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 - Armário de primeiros socorros de madeira, será que ele existe desde a inauguração da estação? :lol:
Imagem


33 -
Imagem


34 - Os trens saem alternadamente da estação, o trem que está parado só sai quando outro trem chega, na mesma plataforma do trem que havia saído
Imagem


35 - Mezanino
Imagem


36 - Outra plataforma, olhando sentido PAT
Imagem


37 - Agora olhando sentido Tucuruvi
Imagem


38 - A primeira plataforma mostrada
Imagem


39 -
Imagem


40 -
Imagem


41 - Túnel sentido PAT. Observe o espelho mostrando um pedaço da outra plataforma
Imagem


42 -
Imagem


43 - Plaquinha de informações de via
Imagem


44 - Opa! Flagra do Alstom Milênio tentando ir para a Linha 2 (tentando porque ele teve que voltar)
Imagem


45 - Placa com informações de via da plataforma onde estávamos
Imagem


46 -
Imagem


47 - Namorados (se despedindo, talvez?) bem mais comportados do que o casal da Estação Conceição :D .
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 07 Nov 2008, 01:34, em um total de 2 vezes.
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Francis » 18 Jun 2008, 20:42

lipe_andreense escreveu:Estação Jabaquara

Estação terminal da linha 1, na Zona Sul de São Paulo

Imagem

A primeira estação do Metrô, inaugurada em 1974, com o trecho até Vila Mariana. Estação com plataformas laterais e mezanino de acesso.
Possui acesso ao terminal Rodoviário Jabaquara e ao Terminal Metropolitano Jabaquara, que faz parte do corredor São Mateus - Jabaquara.


1 - Plataforma destino Tucuruvi (único destino possível :lol:)
Imagem

2 -
Imagem

3 - Saída para o Pátio Jabaquara
Imagem

4 - Bloqueios. Aquele painel de embarque indica inde virá o próximo trem.
Imagem

5 - Mezanino
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 -
Imagem

9 -
Imagem

10 -
Imagem
Tiago Costa escreveu:11 - Plataforma movimentada!
Imagem


12 - Visão geral de uma das plataformas
Imagem


13 -
Imagem


14 - Sala operacional aberta! Uma sala "secreta" :D
Imagem


15 - Falta de padronização :x ! Placa da parede da estação em um tom só de azul (novo estilo) e a placa de indicação de destino com dois tons sem faixa branca separando-as (estilo mais antigo). Nota-se bem ao fundo um trem vindo do PAT (Pátio Jabaquara)
Imagem


16 -
Imagem


17 - Zoom nesse trem. Aliás, ele se aproximou e voltou ao PAT :shock: . Vai entender... :wink:
Imagem


18 - Não sei para que serve esse equipamento
Imagem


19 - Visão geral de uma das plataformas, olhando sentido Tucuruvi
Imagem


20 - Trem saindo com destino a Tucuruvi
Imagem


21 - Fotos do túnel sentido PAT (que fica na superfície)
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 - Mapa de embarque sentido Tucuruvi (o único sentido possível :D )
Imagem


25 - Sala operacional localizada no mezanino, com a porta aberta (vimos muitas dessas portas abertas nesse dia)
Imagem


26 - Mezanino
Imagem


27 - Linha de bloqueios
Imagem


28 - Detalhe da obra de arte pintada nas placas das paredes
Imagem


29 - O teto dessa estação é angulado e é mais baixo fora da área do mezanino
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 - Armário de primeiros socorros de madeira, será que ele existe desde a inauguração da estação? :lol:
Imagem


33 -
Imagem


34 - Os trens saem alternadamente da estação, o trem que está parado só sai quando outro trem chega, na mesma plataforma do trem que havia saído
Imagem


35 - Mezanino
Imagem


36 - Outra plataforma, olhando sentido PAT
Imagem


37 - Agora olhando sentido Tucuruvi
Imagem


38 - A primeira plataforma mostrada
Imagem


39 -
Imagem


40 -
Imagem


41 - Túnel sentido PAT. Observe o espelho mostrando um pedaço da outra plataforma
Imagem


42 -
Imagem


43 - Plaquinha de informações de via
Imagem


44 - Opa! Flagra do Alstom Milênio tentando ir para a Linha 2 (tentando porque ele teve que voltar)
Imagem


45 - Placa com informações de via da plataforma onde estávamos
Imagem


46 -
Imagem


47 - Namorados (se despedindo, talvez?) bem mais comportados do que o casal da Estação Conceição :D .
Imagem
Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Jun 2008, 21:03

Gostei bastante dos mozaicos nas paredes. Deram uma bela humanizada.

Belo trabalho.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Tiago Costa » 18 Jun 2008, 22:00

Francis escreveu: Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.
Que legal, Francis! Na verdade, eu conheço o SPAP, mas só sabia das versões modernas dele (nos tótens). Não sabia que nas estações mais antigas era essa caixa amarela que era o SPAP. Muito legal! Conte-nos mais curiosidades ali da Estação Jabaquara. Os trens que aparecem na TF (Zona de Transferência) (Zona de Transferência) de Jabaquara e que voltam para o PAT (Pátio Jabaquara) estão apenas manobrando para uma ir a outra parte do PAT, né? Pelo menos foi o que um amigo meu que trabalha lá disse. Mas é estranho, fica parecendo que o trem ia entrar em operação, mas não deu :lol:.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Francis » 19 Jun 2008, 19:03

Tiago Costa escreveu:
Francis escreveu: Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.
Que legal, Francis! Na verdade, eu conheço o SPAP, mas só sabia das versões modernas dele (nos tótens). Não sabia que nas estações mais antigas era essa caixa amarela que era o SPAP. Muito legal! Conte-nos mais curiosidades ali da Estação Jabaquara. Os trens que aparecem na TF (Zona de Transferência) (Zona de Transferência) de Jabaquara e que voltam para o PAT (Pátio Jabaquara) estão apenas manobrando para uma ir a outra parte do PAT, né? Pelo menos foi o que um amigo meu que trabalha lá disse. Mas é estranho, fica parecendo que o trem ia entrar em operação, mas não deu :lol:.
Na verdade o SPAP é realmente do jeito que você conhece. Aquelas caixas amarelas não são o padrão oficial, são eternos quebra-galhos, tanto que elas são de madeira!! Começou como provisório e ficou até hoje. Não são manobras em si, realmente são testes diversos - pode ser no trem ou nas máquinas de chave; na TF (Zona de Transferência) de JAB fica o X-00 (a nomenclatura que nós usamos para os travessões é "x"), que é o primeiro da via comercial, e que também fica na zona de transferência entre o PAT e a via comercial (TF (Zona de Transferência)). O PAT tem o desenho de uma "gota", tem uma via de testes (se não me engano é a 51) que contorna todo o PAT, onde é possível até inverter o sentido do trem (na linha 5, por exemplo, isso é impossível)e a TF (Zona de Transferência) é a pontinha da gota, lá dentro do PAT existem inúmeras vias (lá dentro elas são chamadas de linhas) e travessões. Mas se fosse para entrar em operação, ele iria realmente ( e não teria um operador na cabine oposta) , não voltaria. Abraço, e se precisar, só aparecer lá em JAB e mandar me chamar.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 21 Jun 2008, 21:48

Gostei da estação, estação terminal é isso mesmo,só achei estranho as manobras do pátio quase chegarem as plataformas!!! :)
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 21 Jun 2008, 23:55

Que lega, Francis! Se você quiser me dizer por MP em qual horário você trabalha por lá, posso lhe fazer uma visita (adoraria ouvir histórias que você tem para contar :D)! Ah, falando em X00, vi que a Linha 1 tem os conjuntos de AMVs numerados de X00 até X15, a Linha 3 tem os seus conjuntos de AMVs numerados de X17 até X33. Ok, até aí fica a dúvida do X16, mas pode ser que pularam justamente para separar melhor as duas linhas. Mas na Linha 2, a numeração começa no X56 e termina no X65 :shock:! Tudo bem que lá a cada extensão para o leste que a linha tiver, vão diminuir a numeração (o próximo conjunto de AMVs será numerado como X55), mas aí fica a dúvida: essa numeração na Linha 2 segue os planos originais da linha (Vila Madalena-Vila Prudente/Oratório)? Nos novos planos, como que fica essa questão?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 22 Jun 2008, 19:33

Tiago Costa escreveu:Que lega, Francis! Se você quiser me dizer por MP em qual horário você trabalha por lá, posso lhe fazer uma visita (adoraria ouvir histórias que você tem para contar :D)! Ah, falando em X00, vi que a Linha 1 tem os conjuntos de AMVs numerados de X00 até X15, a Linha 3 tem os seus conjuntos de AMVs numerados de X17 até X33. Ok, até aí fica a dúvida do X16, mas pode ser que pularam justamente para separar melhor as duas linhas. Mas na Linha 2, a numeração começa no X56 e termina no X65 :shock:! Tudo bem que lá a cada extensão para o leste que a linha tiver, vão diminuir a numeração (o próximo conjunto de AMVs será numerado como X55), mas aí fica a dúvida: essa numeração na Linha 2 segue os planos originais da linha (Vila Madalena-Vila Prudente/Oratório)? Nos novos planos, como que fica essa questão?
É, isso são coisas que nem a gente sabe direito, são tantos projetos que são aprovados e depois mudam... Na linha 1, o X15 fica em TUC, onde há um estacionamento; pode ser que este teórico X16 seria (ou será) algum AMV do estacinamento ainda não colocado. Quanto as outras linhas, nem eu entendo direito a nomenclatura utilizada. Exemplo: a linha 3 (que deveria ser 2) veio primeiro que a 2 (que deveria ser 3), portanto seus AMV seguem a ordem ditada pela linha 1. Só que a linha 2 e a 5 seguem ordens de numeração muito "estranhas", por exemplo: como você disse, na linha 2, a numeração vai de 65 a 55, e na linha 5 (que veio depois), a numeração é de 40 (Capão Redondo) a 46 (Largo Treze), ou seja, seguindo esta ordem, a linha 2 só poderia ter mais 4 "X" e a Lilás também. Creio que haverão mudanças. Creio (não estou certo pois a linha passou para a CPTM) que os AMV 34 a 39 devem ser os do Expresso Leste, no trecho entre ART e Guaianazes, já que originalmente este trecho seria a continuação da linha 3 para o leste. Na linha 2, até hoje não se sabe para onde ela vai. Originalmente, seria Oratório, depois São Caetano, depois Tatuapé (me agradam mais estes dois últimos). O que eu sei é que ela terá um pátio em Tamanduateí e está em obras até Vila Prudente, depois disso, só Deus sabe... Abraço.


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 30 Jun 2008, 10:22

Francis, você trabalha no Jabaquara ?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 04 Jul 2008, 18:26

Speedy128k escreveu:Francis, você trabalha no Jabaquara ?
Sim.


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 17 Jul 2008, 15:05

Francis escreveu:
Speedy128k escreveu:Francis, você trabalha no Jabaquara ?
Sim.
Que legal, uso a estação sempre !
onde você fica, qualquer dia eu posso passar para dar um Oi!


Diego César
USUÁRIO JR
Mensagens: 92
Registrado em: 15 Dez 2008, 11:10
Localização: São Paulo

Re: Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Diego César » 10 Ago 2009, 15:47

Jabaquara também já está em obras para a instalação dos elevadores nas suas plataformas.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Jabaquara - Linha 1

Mensagem não lida por Gustavodc » 10 Ago 2009, 17:13

Gostaria de contribuir com essa imagem que fiz uma vez numa visita monitorada (JAB - TUC - JAB)

Esse trem ainda chegou MUITOOOOOOOOOOOOO perto do nosso, claro, em manual, muito interessante.

Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante