Descobri de última hora que a mesma seria levada a Leopoldina no domingo passado e como a expedição aqui do Fórum a Santa Cruz foi cancelada, eu aproveitei o dia para registrar o momento. Cheguei na estação por volta de 12h, horário previsto de chegada da Nº 7, porém, por questões operacionais e pelo estado de conservação da mesma, houve um atraso considerável. Eu conversei um pouco com o Luiz Octávio e um antigo maquinista e aproveitei o atraso para ir almoçar na rodoviária. Ao voltar, o pessoal da AFPF que estava no local decidiu encontrar com a Nº 7 na passagem de nível da rua Ceará. Fomos todos de carros até lá e ao chegarmos um caminhão de serviço da SuperVia já se encontrava para dar o apoio a passagem do comboio. Do outro lado da passagem de nível, está localizada a antiga estação Francisco de Sá e as suas plataformas abandonadas. Aproveitando-me que um dos portões que dão acesso ao pátio da estação estava aberto, eu, junto com esse antigo maquinista e um dos funcionários da SuperVia fomos explorar as antigas plataformas, cujas fotos e relato postarei em um outro thread. Enquanto tirava fotos, eu escutei um apito, era a Nº 7 chegando, mas para a surpresa de todos, a mesma estava sendo conduzida não apenas por uma, mas por duas locomotivas ALCO RS-3 da SuperVia, ainda com as cores da FLUMITRENS. Corri então para a plataforma mais próxima da via para registrar em vídeo a chegada (infelizmente, não tirei fotos desse momento) e com as AlCOs ainda em movimento, pulei e peguei uma carona. Ficamos um tempo parados sobre a passagem de nível para que a ALCO de trás fosse desengatada, inclusive alguns caras muito bêbados cometeram uma loucura nessa hora, passando por debaixo do engate das locomotivas da frente. Com todos a bordo da ALCO e da nº 7, prosseguimos lentamente através do abandonado pátio da Leopoldina. Atualmente, apenas duas vias se encontram operacionais e no caminho havia muito lixo e mato alto, o que tornou a operação bastante lenta, inclusive em um determinado trecho, uma barra de aço se encontrava entre os trilhos, mas a mesma não impediu a passagem das locomotivas e nem as danificou. A frente, mais descaso: parte do pátio recebeu uma pequena camada de asfalto e foi transformado em depósito de carros do Governo do Estado, mas, felizmente, as vias não foram cobertas. Ao chegar as plataformas da Leopoldina, a nº 7 foi colocada sob uns dos viadutos da Linha Vermelha, no final da plataforma onde está localizado o Barrinha. Objetivo cumprido e mais uma vitória da AFPF. Agora é torcer pela restauração da mesma o mais rápido possível.
E meus parabéns a todos os envolvidos nessa operação.
As fotos:
1. Entrando no pátio da antiga estação Leopoldina

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4. Detalhe do engate entre as locomotivas

5. Nº 7 e ALCO RS-3

6. Problemas no caminho

7. Era nesse local que havia uma imensa barra de aço entre os trilhos

8. Felizmente, as locomotivas passaram ilesas

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13. Cruzando um dos pontilhões dentro do pátio

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15. Chegando nas plataformas da Leopoldina

16. Fim da jornada

17. Desengatando

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19. Membros da AFPF, funcionários da SuperVia e entusiastas ferroviários

20. A Nº 7 sob um dos viadutos da Linha Vermelha, onde permanecerá a espera de restauração

21. Detalhe de um dos motores

22. ALCO RS-3 partindo

Em breve eu postarei os vídeos feitos no dia.