Estação Santo Amaro - Linha 5


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Santo Amaro - Linha 5

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Jun 2008, 14:22

ImagemImagem
Imagem

Estação da Linha 5 - Lilás, localizada no Bairro Jardim São Luís (Zona Sul), em São Paulo.


Imagem


Localização: Av. Guido Caloi, 2221

Características: Estação com um hall de distribuição em nível térreo (Terminal de Ônibus Guido Caloi) e um hall de distribuição do lado oposto, nível mezanino, ligado à Estação Santo Amaro da Linha C da CPTM; plataformas laterais em estrutura elevada com cobertura metálica aporticada em forma elíptica e telhas duplas térmicas de alumínio, constituindo a Ponte Estaiada. Possui acessos para portadores de deficiência, a partir do Terminal Guido Caloi.

Número de Acessos: 02

Número de Escadas Fixas: 04

Número de Escadas Rolantes: 08

Capacidade: 25.286 passageiros/hora/pico (horizonte 2010)

Área Construída: 7.128,00 m²

Fonte das informações: Site do Metrô - Estação Santo Amaro

É a única ligação da linha 5 com o sistema metroferroviário, e o acesso à plataforma é feito pelas extremidades. O Terminal Guido Caloi está desativado.


Fotos:


Tiradas por: lipe_andreense

1 - Estação vista de longe
Imagem


2 - Plataforma destino Capão Redondo
Imagem


3 -
Imagem


4 - Plataforma sentido Largo Treze
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 - Geral das plataformas
Imagem


8 - Escadas para a saída na Av. Nações Unidas e CPTM.
Imagem


9 - Acesso à plataforma (foto do Rafael)
Imagem


10 - Corredor de integração Metrô - CPTM (foto do Rafael)
Imagem


11 - Estação vista do corredor de integração
Imagem




Tiradas por: Tiago Costa

12 - Chegando à estação, indo sentido Largo Treze, observa-se o Terminal Guido Caloi, hoje desativado. Pelo que li, ele já funcionou por um período de testes, mas atualmente serve somente de estacionamento
Imagem


13 - Plataforma sentido Largo Treze e acesso à Avenida Guido Caloi (deveria ser também o acesso ao terminal)
Imagem


14 - "Zona Rural" :lol: e canal para a Represa Guarapiranga
Imagem


15 -
Imagem


16 - Visão geral da plataforma sentido Largo Treze, olhando para o sentido Largo Treze
Imagem


17 - Descendo as escadas de acesso à Avenida Guido Caloi
Imagem


18 - Visão da "Zona Rural"
Imagem


19 - Terminal Guido Caloi. O segundo maior terminal de integração (perde só para o Terminal João Dias), desativado :(
Imagem


20 -
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 - Subindo agora as escadas da plataforma sentido Capão Redondo
Imagem


24 -
Imagem


25 - Visão geral da plataforma Capão Redondo, olhando para o sentido Largo Treze
Imagem


26 - Viaduto sentido Capão Redondo, com trem sentido Largo Treze se aproximando
Imagem


27 - Visão geral da estação olhando para o sentido Largo Treze
Imagem


28 - Propaganda da Ponte Orca Alto do Ipiranga-Tamanduateí, presente em todas as estações da linha (uma ou duas estações eu e o lipe "flagramos" funcionários colocando-as no quadro)
Imagem


29 - Trem da Linha C (Série 3000, Siemens) sentido Jurubatuba se aproximando da estação
Imagem


30 - Terminal Guido Caloi visto da plataforma sentido Capão Redondo
Imagem


31 - Plataforma sentido Capão Redondo e monitor com as imagens de pontos da plataforma, para auxílio do OT
Imagem


32 -
Imagem


33 - Miscelânea vista da plataforma Capão Redondo (da esquerda para a direita, e da frente para o fundo): "Zona Rural", Ponte Transamérica, Centro Empresarial, viaduto do Metrô, favelinha ao lado da Avenida João Dias, Prédios do Bairro Morumbi (vários do Villaggio Panamby), prédios comerciais e Credicard Hall (teto branco)
Imagem


34 -
Imagem


35 - Placa de estação da plataforma sentido Capão Redondo
Imagem


36 - Trem da Linha C saindo da estação, sentido Osasco. Os prédios mais distantes são da parte mais central do Bairro Morumbi
Imagem


37 - A plataforma sentido Capão Redondo, na ponta sentido Largo Treze é a parte mais movimentada da estação
Imagem


38 - Viaduto sentido Largo Treze e relógio da Estação Santo Amaro da Linha C
Imagem


39 -
Imagem


40 - Detalhe do relógio da estação da Linha C
Imagem


41 - Mapas
Imagem


42 - Linha C sentido Osasco
Imagem


43 - Como o Terminal Guido Caloi foi desativado, foram retiradas as letras indicativas, mas as marcas ficaram, e sobraram pedacinhos dos adesivos :?
Imagem


44 - Descendo o mezanino de integração com a Linha C, escada rolante em manutenção
Imagem


45 - Visão das janelas da região das escadas de acesso
Imagem


46 - Detalhe dos rolamentos do corrimão da escada
Imagem


47 - Nessa placa se esqueceram de retirar o indicativo de Terminal Urbano, o que na minha opinião pode causar confusão
Imagem


48 - Obras de arte (pinturas) no mezanino de integração
Imagem


49 - Nesse espaço vazio poderiam colocar várias obras de arte
Imagem


50 -
Imagem


51 - A "Zona Rural" sempre presente
Imagem


52 - Marginal Pinheiros (sim, nesse trecho as duas pistas ficam no mesmo lado) e acesso à estação da Linha C (virtualmente o único acesso decente à estação da Linha 5)
Imagem


53 - Subindo as escadas de acesso à plataforma sentido Largo Treze
Imagem


54 - Janelas da região das escadas
Imagem


55 - "Portal" de acesso, presente nos quatro entradas das plataformas
Imagem


56 - Visão geral da plataforma sentido Largo Treze, olhando para o sentido Capão Redondo
Imagem


57 - Nessa placa o serviço ficou ainda mais mal feito
Imagem


58 - Lipe e o viaduto sentido Largo Treze :lol:
Imagem


59 - Estação Santo Amaro da Linha C, com a Estação Socorro ao fundo
Imagem


60 - Detalhe da Estação Socorro
Imagem


61 - Fotos clássicas da estação :lol:
Imagem


62 -
Imagem


63 - Nota-se o Terminal Santo Amaro no fundo, a Estação Largo Treze fica "ao lado" dele, em subterrâneo. As catenárias ficam feias nessa foto, mas ao vivo não é tão ruim
Imagem


64 - Bônus: Visão geral da Estação Santo Amaro da Linha C :) !
Imagem


65 -
Imagem

66 -
Imagem
Imagem


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 11 Mar 2009, 22:36

Mais uma:
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 11 Mar 2009, 23:33

Por incrível que pareça, na área da rede de alta tensão nos entornos da estação Santo Amaro há um Produtor Agropecuário :D

As vacas devem ser radioativas! :D :D =o

Lembro - me quando estavam construindo a Estaiada, não entendia a tal obra, cheguei a pensar que era coisa do Maluf :lol: , **(Não havia maturidade mental)**

Mas quando ficou pronta e quando fui no dia da inauguração, fiquei "besta" com tamanha beleza, os OT's estavam em treinamento e davam aquelas aceleradas e frenagens de derrubar o Maguila...

O que prejudica muito é o forte odor desse líquido (?) que passa num buracão...

Bando de bocó, faz um puta de um terminal e até hoje, não entendo por que não funciona, deveria ter linhas para os terminais das Imediações (Gurarapiranga, M´Boi Mirim e Jardim ângela) e uma linha ligando o Santo Amaro a ele...

Mais uma vez, dinheiro jogado fora.

Pelo que saiba, lá virou filial do Butantã, com vários escorpiões e esses insetos asquerosos, fora que de vez em quando, aparece uma Cobra Radioativa...
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 11 Mar 2009, 23:41

Infelizmente, o Terminal Guido Caloi (e os terminais Capão Redondo e Campo Limpo) deveria ter uma integração de verdade com os ônibus da SPTrans, como existe na Estação Giovanni Gronchi. Mas não é o que acontece. A EMTU conseguiu aproveitar bem os terminais Capão Redondo e Campo Limpo (mas não o Guido Caloi wll), mas eles não atingem nem metade do seu potencial porque as linhas da SPTrans não têm nenhum desses terminais como ponto final :(.


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Santo Amaro - Linha 5

Mensagem não lida por Richter30 » 05 Nov 2009, 10:07

Eu hospedo no orkut, pelo menos as fotos nunca somem, exceto se eu deletar elas ou a minha conta. O ruim de hospedar em sites de fotos é que depois de algum tempo, eles deletam as fotos, mó mancada isso....


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Santo Amaro - Linha 5

Mensagem não lida por Haiser » 05 Nov 2009, 13:48

Richter30 escreveu:Eu hospedo no orkut, pelo menos as fotos nunca somem, exceto se eu deletar elas ou a minha conta. O ruim de hospedar em sites de fotos é que depois de algum tempo, eles deletam as fotos, mó mancada isso....

Como assim depois de um tempo? Nunca tive com problema com photobucket ou picasa, e eles nunca apagam fotos! Tenho os dois há anos.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Santo Amaro - Linha 5

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Nov 2009, 13:58

Que eu saiba, as fotos do lipe só não aparecem porque ele as mudou de lugar.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante