Estação Carandiru - Linha 1


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Jun 2008, 13:55

ImagemImagem
Imagem


Estação elevada sobre a Av. Cruzeiro do Sul. Assim como a estação Tietê, os bloqueios ficam na plataforma, impossibilitando trocar de plataforma sem pagar outra passagem.

Imagem


Tem esse nome pois ficava ao lado da Penitenciária do Carandiru, que já foi demolida, mas que deu nome ao bairro.


01 - Acesso à estação, no nível da rua.
Imagem

02 - Plataforma destino Tucuruvi
Imagem

03
Imagem

04
Imagem

05 - Trem chegando
Imagem

06 - Bloqueios
Imagem

07 - FATEC e Parque da Juventude, que foram construídos no lugar da penitenciária.
Imagem

08
Imagem

09 - Plataforma destino Jabaquara
Imagem

10
Imagem

11
Imagem

12
Imagem

13
Imagem

14
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 04 Jan 2010, 20:43, em um total de 3 vezes.
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Jul 2008, 03:52

15 - Saída para o Parque da Juventude (onde era o antigo cadeião do Carandiru)
Imagem


16
Imagem


17 - Placa mostrando as possíveis transferências no sentido indicado
Imagem


18 - Mapa dos arredores (sim, a linha é um retão, axatamente no eixo norte-sul)
Imagem


19 - Campanha do Metrô. Às Vezes fazem esse anúncio no trem: "Se você não vai desembarcar na proxima estação, deixa a região das portas livre"
Imagem


20 - Bloqueios na plataforma destino Jabaquara
Imagem


21
Imagem


22 - Plataforma destino Tucuruvi, vazia (feriado de 9 de julho)
Imagem


23
Imagem


24 - Estação vista da Av. Cruzeiro do Sul
Imagem


25 - Acesso da estação no lado oposto
Imagem


26
Imagem


27 - Parque da Juventude e FATEC
Imagem


28
Imagem


29 - olhando a estação a partir da passarela de acesso
Imagem


30
Imagem


31
Imagem


32
Imagem


33
Imagem


34 - Prédio da FATEC
Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 09 Out 2008, 20:02

Ficou muito bom esse espaço revitalizado do lado da estação. Parabéns pessoal! :beer:

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 25 Out 2008, 19:38

lipe_andreense escreveu: Assim como a estação Tietê, os bloqueios ficam na plataforma, impossibilitando trocar de plataforma sem pagar outra passagem.
Ou seja,se errar a plataforma já era,paga outra! nnoo nnoo :brv: :brv:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 25 Out 2008, 20:29

André Vasconcellos escreveu:
lipe_andreense escreveu: Assim como a estação Tietê, os bloqueios ficam na plataforma, impossibilitando trocar de plataforma sem pagar outra passagem.
Ou seja,se errar a plataforma já era,paga outra! nnoo nnoo :brv: :brv:

O usuario ainda pode usar o cérebro para fazer retorno em Santana ( se tiver no Sentido Tucuruvi, ou em Armênia ( se tiver no sentido Jabaquara) :lol:


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 25 Out 2008, 22:11

Legal, que nem na estação Carioca aqui do Rio, se o usuário usar as plataformas de desembarque (laterais) não tem acesso a plataforma central para o outro sentido, mas felizmente a estação tem 3 plataformas, então não é necessário embarcar novamente em outro Trem para ir até a próxima estação para embarcar no sentido oposto para voltar ao lado certo da estação, é só esperar outro Trem e usá-lo como passarela para ir até a plataforma central. :lol: :rl:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Out 2008, 14:19

[D.S.R] David SR escreveu:Legal, que nem na estação Carioca aqui do Rio, se o usuário usar as plataformas de desembarque (laterais) não tem acesso a plataforma central para o outro sentido, mas felizmente a estação tem 3 plataformas, então não é necessário embarcar novamente em outro Trem para ir até a próxima estação para embarcar no sentido oposto para voltar ao lado certo da estação, é só esperar outro Trem e usá-lo como passarela para ir até a plataforma central. :lol: :rl:
Aconteceu exatamente isso comigo quando fui com o Renan na Carioca :lol:
Fiquei andando pra lá e pra cá até aparecer outro trem e eu cortar por ele
Imagem


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 10 Nov 2008, 14:28

^^ OFF - Detalhe, esse dia eu deixei o Lipe me esperando na Carioca porque eu fui sacar um dinheiro pra pagar ele por ter pagado a minha passagem :lol: (eu estava completamente zerado)

Eu nem me preocupei em tirar dinheiro ao sair de casa. Peguei o Lipe na rodoviária e fomos pra Central. Na Central os caixas eletrônicos do Santander e do BB estavam desligados. Deixei o Lipe na Carioca e suei pra achar um banco aberto. Final de semana é fogo... Acabei sacando num Banco Real ligado na rede 24 horas e paguei o Lipe direitinho hehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Jorge Luis » 10 Jul 2009, 18:14

fonte A Gazeta da Zona Norte
Deputados aprovam a mudança do nome da estação Carandiru para estação Parque da Juventude. =o
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Lopes » 10 Jul 2009, 18:42

Já era previsível...


Carandiru, não sei se é nome do bairro, mas vi uma matéria na TV, que os moradores chamavam a região de "Novo Carandiru" até por que Carandiru em si, remete ao presídio que existia e o filme, toda aquela coisa ruim...

Eu aprovo! okk
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 10 Jul 2009, 18:54

eu mudaria o nome do bairro.....


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 10 Jul 2009, 19:15

As estações Carandiru e Jardim São Paulo do metrô podem ter seus nomes alterados. De acordo com dois Projetos de Lei em tramitação na Assembléia Legislativa, as estações serão chamadas respectivamente de Parque da Juventude e Ayrton Senna-Jardim São Paulo. A primeira proposta encontra-se em tramitação e depende da aprovação da Comissão de Transporte. A proposta a respeito da estação Jardim São Paulo foi aprovada e depende apenas da sanção do Governador José Serra. Nesse caso, o Projeto de Lei tramitou em caráter de urgência.

Moradores e usuário do metrô na região tem opiniões diferentes sobre as propostas. De um lado pesa o fator do nome Carandiru ainda estar relacionado a antiga Casa de Detenção e todas as rebeliões e mortes ocorridas no local. Por outro lado, a opinião se divide entre os gastos necessários para tais mudanças e sua real prioridade para região.

As estações de metrô Carandiru e Jardim São Paulo podem ter seus nomes alterados nas próximas semanas. Pelo menos é o que propõe dois Projetos de Lei em trâmite na Assembléia Legislativa de autoria do deputado Campos Machado. Um deles, proposto em 2007, pretende a alteração da estação Carandiru para Parque da Juventude. Nesse caso, a justificativa da PL afirma que a mudança é “um anseio da comunidade da região, motivada pelo desgaste de todos os noticiários e acontecimentos que envolveram por anos a antiga penitenciária.” Em seguida, o texto traz o argumento de que o Parque da Juventude desenvolve várias atividades ligadas ao esporte e lazer, além de abrigar centros institucionais. Dessa forma, essa alteração viria “ressaltar as novas funções do parque, que vem atendendo todas as necessidades na área recreativa”.

A proposta consta do Projeto de Lei de nº 510 de 2007 que recebeu todos pareceres favoráveis e, segundo a assessoria de imprensa do deputado, está perto da aprovação. Além da Carandiru, a estação Jardim São Paulo também poderá ter seu nome alterado para estação Ayrton Senna-Jardim São Paulo. Este último tramitou em caráter de urgência e com pareceres favoráveis, depende apenas da sanção do Governador José Serra.

As primeiras notícias sobre as alterações dos nomes já causaram polêmica entre moradores da região. “Sou contrário a essa mudança. Acho uma demagogia barata”, afirma o morador do bairro Jd. São Paulo, Sylvio Dutra. “Até no setor turístico essas mudanças prejudicam. Eu, sinceramente, não vejo sentido, nós temos nossas raízes, tradições que precisam ser preservadas. Ayrton Senna tem muitas outras homenagens na cidade e poderá ter outras. Mas essas mudanças geram gastos inúteis”.

A preocupação com os custos dessa mudança aparece entre as principais dúvidas apresentadas pela comunidade. “Pelo que estamos vendo, essa homenagem tem base na localização do Instituto Ayrton Senna, que eu acho que não tem nada haver. O prédio (situado na Rua Olavo Egydio) está mais perto da Estação Santana”, observa Alda Medardoni, presidente da Associação Amigos do Mirante Jd. São Paulo “Falo em nome da associação, que já recebeu diversos contatos de moradores do bairro. Pelos custos previstos, acreditamos que a mudança de nome não se justifica”.

A tradição do bairro Jardim São Paulo também é lembrada por moradores da região. “A estação Jd. São Paulo tem que permanecer. Se tiver que fazer uma homenagem a Ayrton Senna, acredito que o melhor seria na Serra da Cantareira, onde ele nasceu. No caso da estação do Carandiru, eu realmente mudaria o nome para apagar a memória horrível daquilo ali. Mas o Jd. São Paulo é um bairro nobre e um nome tradicional”, afirma o morador da região e usuário do metrô Mário Augusto Campanholi.

Embora o custo estimado para a mudança de nome de uma estação de Metrô já divulgado anteriormente pela imprensa gire em torno de R$ 500 mil, a assessoria de imprensa do Metrô não confirma a informação.



Fonte : http://www.gazetazn.com.br/


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por ArqPaulo » 11 Jul 2009, 12:50

muito aspone da nisso

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por HGP » 12 Jul 2009, 08:52

O Bairro já era Carandiru antes da detenção, tinha estação da Cantareira com o nome Carandiru, há 35 anos o metrô nomeou a estação de Carandiru, o presídio foi demolido e agora vem com essa de mudar o nome para não lembrar do presídio??? Vão se lascar, não é mudando o nome que vão apagar da memória o presídio.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 12 Jul 2009, 12:15

Uma coisa me chamou muita atenção sobre a notícia do TAV.


''A ligação entre o Campo de Marte e o metrô ficará a cargo do governo do Estado e deve incluir uma passagem subterrânea até a estação Carandiru (linha 1-azul). ''




Claro que ainda tem muito chão pela frente e muita coisa pode mudar


A memória do presídio pode não ser apagada, mas a imagem suja do bairro sim. E esse TAV vai ajudar bastante.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por HGP » 12 Jul 2009, 19:46

Mas haiser, quanto é a distância que há entre Campo de Marte e Carandiru? é possivel que façam ou esteiras rolantes ou dependendo até um monotrilho para cobri a distância.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 12 Jul 2009, 20:14

HGPFILHO escreveu:Mas haiser, quanto é a distância que há entre Campo de Marte e Carandiru? é possivel que façam ou esteiras rolantes ou dependendo até um monotrilho para cobri a distância.
Se a Estação do TAV for mesmo subterrânea, nada impede que ela seja construída entre o Campo de Marte e a Estação Carandiru. Possivelmente com saídas nas pontas das plataformas, de um lado para a base aérea, de outro para o metrô.
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

Fabrício Moretti
USUÁRIO JR
Mensagens: 251
Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
Localização: Sâo Bernardo do Campo

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 13 Jul 2009, 00:33

Eu acho que o Burns veta essa também.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 13 Jul 2009, 01:14

Andei medindo... a distância entre o Campo de Marte e a Estação Carandiru é de ~400m, a plataforma da estação subterrânea poderia ter em torno de 250m, sendo assim, a distância da ponta das plataformas até o metrô seria de 150m... uma caminhada razoável, mas menor do que a necessária para se acessar o metrô no Brás ou na Luz.
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Mensagem não lida por HGP » 13 Jul 2009, 17:59

Só isso Edu??? Nossa, eu tinha que era mais de 1 km...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante