[EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella
Enviado: 25 Jul 2010, 11:13
No dia 23 de maio de 2010, saímos eu e Julio em busca de algum vestígio da antiga linha da EF Rio do Ouro em seu percurso original, que era saindo da Estação Caju, no bairro homônimo. Infelizmente, ao desembarcarmos do ônibus integração com o metrô Estácio (210 A), me confundi com a localização do ponto inicial da ferrovia e achei que precisaríamos entrar na favela Nossa Senhora da Penha para chegarmos até o local onde ficava (ou fica ?) a estação. Optamos por não entrar na favela (ainda bem) e começamos nossa caminhada pelo antigo leito, hoje a rua Carlos Seidl, umas das principas do bairro. Somente ao chegar em casa é que fui constatar o erro em relação ao trajeto para chegar à Estação Caju. Assim que puder vou dar um pulo lá.
Começando nossa caminhada, passamos embaixo do viaduto da extinta RFFSA destinado ao tráfego de trens cargueiros vindos do Cais do Porto. Esta linha foi inaugurada em 1940, e o viaduto exibe o ano de 1939 como sendo o ano de sua construção:

A data de inauguração em destaque:

Notem o tráfego de caminhões pesados em direção à Usina de Lixo do bairro ... devido a isso a via é muito esburacada e o ambiente insalubre e fétido, quase insuportável continuar por muito tempo sem proteger o nariz.

Hoje, este viaduto ferroviário é utilizado pelos trens de carga da MRS Logística.
Continuando pela R.Carlos Seidl, chegamos ao local onde ficaria a Parada Rua Bella. Como o nome sugere, esta estação ficava próxima à Rua Bela. De acordo com a quilometragem medida por mim, a parada Rua Bella ficava neste local, hoje cercado por uma grande empresa:

Mas andando uns 100 metros a frente, encontramos esta área, que poderia ser onde ficava a parada também. Ficou a dúvida:

Continuamos em direção à Parada Benfica
(continua)
Começando nossa caminhada, passamos embaixo do viaduto da extinta RFFSA destinado ao tráfego de trens cargueiros vindos do Cais do Porto. Esta linha foi inaugurada em 1940, e o viaduto exibe o ano de 1939 como sendo o ano de sua construção:

A data de inauguração em destaque:

Notem o tráfego de caminhões pesados em direção à Usina de Lixo do bairro ... devido a isso a via é muito esburacada e o ambiente insalubre e fétido, quase insuportável continuar por muito tempo sem proteger o nariz.

Hoje, este viaduto ferroviário é utilizado pelos trens de carga da MRS Logística.
Continuando pela R.Carlos Seidl, chegamos ao local onde ficaria a Parada Rua Bella. Como o nome sugere, esta estação ficava próxima à Rua Bela. De acordo com a quilometragem medida por mim, a parada Rua Bella ficava neste local, hoje cercado por uma grande empresa:

Mas andando uns 100 metros a frente, encontramos esta área, que poderia ser onde ficava a parada também. Ficou a dúvida:

Continuamos em direção à Parada Benfica
(continua)