De todas as estações da Linha Auxiliar a que eu pessoalmente tinha mais curiosidade era a Estação Ambaí, onde havia o entroncamento para a Estação São Bento.
Logo que a SD-38M parou na Estação Ambaí (o maquinista sabia exatamente onde era e a quilometragem relativa batia perfeitamente) descemos correndo para fotografá-la a fim de não atrasar a locomotiva.
Foto 1: A velha Ambaí hoje é uma residência. Foi bom tê-la visto de pé. Em frente a esta cobertura do lado esquerdo da foto provavelmente passavam os trilhos rumo à Estação São Bento, visto que o ajudante do maquinista nos informou que naquela direção existem antigas pontes ferroviárias

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5: Geral

Foto 6: A antiga estação, hoje uma residência

Foto 7:

Foto 8: Uma dúvida que me surgiu depois: será que a construção das fotos é mesmo a antiga estação ou ela foi construída sobre o que restou da mesma?

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11: A fundação da casa, que lembra muito a estrutura de uma plataforma

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14: Não sei se passou despercebidos por todos, mas fiquei intrigado com este poste também

Foto 15: Minha tentativa de fazer uma imagem mais ampla possivel de toda a casa

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Seguimos rumo à Estação Santa Rita.
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-3 por Renan Souza, 4-12 por Marcus Vinicius, 13-15 por Bruno Araujo e 16-22 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010