Saindo da Parada Saudade estávamos esperando encontrar a Estação Jaceruba após cinco quilômetros. Fomos caminhando apesar da dor de já termos andado mais de 20 quilômetros embaixo do sol desde manhã cedo. Aparentemente existe transporte público até Jaceruba, entretanto com a chuvas daquela semana uma ribanceira cedeu próximo à Parada Saudade desviando o curso de um rio, o que trouxe imensos prejuizos para a região. Por isso o transporte público não estava passando e a estrada estava cheia de máquinas da Prefeitura de Japeri.
A estrada estava totalmente deserta. Após mais ou menos meia hora de caminhada eis que apareceu um caminhão da Lico Gás (empresa de bujões de gás da região). Pedimos carona e por sorte o motorista parou. Eu, Guilherme e Vinicius fomos na caçamba do caminhão, sacolejando pela estrada mais acidentada que eu já vi. Em determinado momento o motorista parou o caminhão e pediu a nossa ajuda para levantar um pedaço de tubulação. Ele disse que era pra fazer uma coluna para a casa dele. Enfim, não vem ao caso...
Finalmente, após aproximadamente 40 minutos de caminhão chegamos a Jaceruba finalmente. Isso mostra que a quilometragem era muito maior do que pensávamos. Foram pelo menos uns 15 quilômetros no lugar dos cinco que esperávamos. Ainda bem que o caminhão da Lico Gás apareceu, do contrário teríamos chegado em Jaceruba com as pernas num estado ainda pior do que chegamos.
A Estação Jaceruba é tombada pelo INEPAC pelo processo E-12/0.117/89 (12.06.1989) [1]. Ela se localiza na Praça Boldão Paes Leme, número 03, Jaceruba (Nova Iguaçu). Pela quilometragem original da EF Rio do Ouro, Jaceruba encontra-se no Km 60.272 [2] (contando a partir da Estação Francisco Sá). O nome original da estação era São Pedro.
Foto 1: Eu esperei muito tempo pelo dia em que finalmente eu chegasse até esta estação. Foi incrível

Foto 2:

Foto 3: Algumas gerais da linda e emblemática Estação Jaceruba

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25: A simpática estação

Foto 26: Infelizmente, ela encontra-se em péssimo estado de conservação. Segundo uma moradora do local, existem planos de restaurar a mesma e transformá-la em um museu. Eu só não sei se ele seria ferroviário

Foto 27: A plataforma

Foto 28: Eu acredito que aqui estava escrito São Pedro, antigo nome do local e do próprio ramal

Foto 29: Nós não conseguimos entrar na estação, pois a mesma encontra-se cercada com arame farpado

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32: Eu acredito que essa construção fazia parte do complexo da estação

Foto 33:

Foto 34:

Foto 35: Aqui da para ler claramente "São Pedro"

Foto 36: E mais uma vez, ironicamente, um ponto de ônibus em frente a uma antiga estação ferroviária

Foto 37:

Comemos um pastel no bar ao lado da estação. Foi o melhor pastel da minha vida, a fome é o melhor tempero, é o que dizem. Guilherme colocou dois reais no jukebox do bar e ouvimos AC/DC e Raul Seixas. Aguardamos até 16:00 quando apareceu um ônibus para a Estação Engenheiro Pedreira (Ramal de Japeri). Voltamos de Supervia.
Fotos do forista Eduardo Moreira, em expedição feita em 31/05/2009
Foto 38: A Estação Jaceruba (São Pedro), vista lateral

Foto 39: A estação e o precário modo de se chegar a ela, via transporte público (o ônibus Engenheiro Pedreira x Jaceruba só circulava de duas em duas horas)

Foto 40: Com um pouco de esforço dá pra ler o dístico "São Pedro"

Foto 41:

Foto 42: Novamente, o dístico

Foto 43: Fachada da estação

Foto 44: Eduardo e a estação

Foto 45: Casa do agente, nos fundos da estação

Foto 46: A estação e o antigo leito em direção à represa de São Pedro (à esquerda)

Locais interessantes nas proximidades
. EF Rio do Ouro - Ramal de Jaceruba - Ponte Ferroviária em Jaceruba
Referências Bibliográficas
[1] Relacao de Bens Culturais Tombados pelo INEPAC, página 25. Disponível no Portal do INEPAC: <http://www.inepac.rj.gov.br/>
[2] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro
Créditos
Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho, Marcus Vinicius e Eduardo Moreira
Fotos: 1-7 por Renan Souza, 8-24 por Guilherme Pinho e 25-37 por Marcus Vinicius, todos em 22/05/2010. Fotos 38-46 por Eduardo Moreira, em 31/05/2009