Saindo da Parada Santo Antônio após alguns quilômetros de caminhada na dura estrada de terra, enfim chegamos à localidade conhecida como Saudade, no coração da Reserva do Tinguá. Assim como a Parada Santo Antônio apenas a torre ainda está de pé. Se ainda existe alguma plataforma, provavelmente está enterrada embaixo do barranco.
Foto 1: Geral da torre

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: Pode não parecer, mas esta construção é mais recente do que todas as estações entre Belford Roxo e Rio do Ouro

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20: Interessante corte na pedra que encontramos um pouco antes da parada

Foto 21: Apesar de estar muito isolada, a construção da CEDAE da Parada Saudade encontra-se até bem conservada

Foto 22: Eu acredito que o nome da parada ficava registrado nesse espaço

Foto 23: Eu até mesmo confundi essa casa de marimbondo com um "D" de Saudade. Que bom que o Guilherme me alertou do meu erro

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29: Nada restou da antiga plataforma

Foto 30:

Foto 31: Eu não sei o porque, mas adorei o local dessa parada, isolado de tudo

Finalmente só faltava uma estação para cobrirmos todo o ramal: Estação Jaceruba. Mal sabíamos que ela ainda estaria muitos, muitos quilômetros à frente. Acho que posso falar em nome de Vinicius e Guilherme também... Estávamos completamente exaustos. Começamos a caminhada aproximadamente às 7:00 e a esta altura já tinha passado das 14:30. A sorte foi que tínhamos reabastacido as garrafas com água lá na CEDAE, quando estávamos na Parada Represa porque de Saudade até Jaceruba não existe o menor sinal de civilização. O mapa com a quilometragem relativa das estações que tínhamos estava completamente errado - marcava cinco quilômetros de Saudade até Jaceruba. Na verdade eram uns 15.
Em 2009 o forista Eduardo Moreira fez o caminho inverso: Jaceruba x Adrianópolis a pé. Abaixo seguem as fotos do trecho em Saudade.
Foto 32: Logo na saída de Jaceruba, uma placa nos indica o caminho

Foto 33: Antiga ponte ferroviária

Foto 34: A adutora seguindo paralela ao leito da ferrovia

Foto 35:

Foto 36: A adutora segue junto

Foto 37: Penso como vivem estas pessoas... Isoladas de tudo! Mas deve ter o seu lado bom, com certeza...

Créditos
Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho, Marcus Vinicius e Eduardo Moreira
Fotos: 1-4 por Renan Souza, 5-19 por Guilherme Pinho e 20-31 por Marcus Vinicius, todos em 22/05/2010. Fotos 32-37 por Eduardo Moreira