Santos - Trens deixam de circular no perimetro urbano
Enviado: 06 Jun 2008, 09:52
Tópico original por HGP Filho
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Trens deixarão de trafegar no perímetro urbano
A partir da próxima sexta-feira, os motoristas de Santos não precisarão mais enfrentar o transtorno de esperar a passagem de trens de carga pelo perímetro urbano.
A promessa havia sido feita em agosto do ano passado e foi confirmada ontem pela assessoria de Imprensa da América Latina Logística (ALL).
A eliminação da passagem das locomotivas foi possível com a instalação de um terceiro trilho na linha férrea entre o Perequê (em Cubatão) e o Valongo (Santos). Hoje, existem duas linhas: a que serve o porto e a que liga o Samaritá (São Vicente) ao Estuário.
As obras do terceiro trilho, executadas pela MRS Logística, foram concluídas em setembro. Mas a ALL precisou de um prazo para retirar seus vagões da zona urbana devido à necessidade de adaptações em seus pátios ferroviários. São quatro pátios, dois em Vicente de Carvalho, um em Cubatão e outro em Santos. Esses locais são utilizados para manobra e estacionamento de vagões.
Além de acabar com os transtornos para os moradores, o terceiro trilho também torna mais rápido o transporte de cargas, já que as locomotivas poderão circular em velocidade maior, chamada de comercial (aproximadamente 40 quilômetros por hora).
Inicialmente, a quantidade de mercadorias no terceiro trilho permanecerá a mesma, entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas de cargas por ano, o mesmo em circulação na malha urbana. Este volume representa de 15% a 20% da movimentação anual de produtos que circulam no porto por ferrovias. Com a saída da ALL da zona urbana, os trilhos da Cidade serão devolvidos à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (antiga Fepasa).
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Trens deixarão de trafegar no perímetro urbano
A partir da próxima sexta-feira, os motoristas de Santos não precisarão mais enfrentar o transtorno de esperar a passagem de trens de carga pelo perímetro urbano.
A promessa havia sido feita em agosto do ano passado e foi confirmada ontem pela assessoria de Imprensa da América Latina Logística (ALL).
A eliminação da passagem das locomotivas foi possível com a instalação de um terceiro trilho na linha férrea entre o Perequê (em Cubatão) e o Valongo (Santos). Hoje, existem duas linhas: a que serve o porto e a que liga o Samaritá (São Vicente) ao Estuário.
As obras do terceiro trilho, executadas pela MRS Logística, foram concluídas em setembro. Mas a ALL precisou de um prazo para retirar seus vagões da zona urbana devido à necessidade de adaptações em seus pátios ferroviários. São quatro pátios, dois em Vicente de Carvalho, um em Cubatão e outro em Santos. Esses locais são utilizados para manobra e estacionamento de vagões.
Além de acabar com os transtornos para os moradores, o terceiro trilho também torna mais rápido o transporte de cargas, já que as locomotivas poderão circular em velocidade maior, chamada de comercial (aproximadamente 40 quilômetros por hora).
Inicialmente, a quantidade de mercadorias no terceiro trilho permanecerá a mesma, entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas de cargas por ano, o mesmo em circulação na malha urbana. Este volume representa de 15% a 20% da movimentação anual de produtos que circulam no porto por ferrovias. Com a saída da ALL da zona urbana, os trilhos da Cidade serão devolvidos à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (antiga Fepasa).