Há algumas semanas o forista Bruno Araújo me mandou fotos da Estrada de Ferro Corcovado, tiradas em Outubro de 2009. Eu fiquei de postar por ele porque ele teve problemas com o computador mas resolvi esperar para postar tudo junto porque neste carnaval eu estava combinado de ir visitar o Cristo Redentor com a minha noiva. Desta forma, as fotos deste thread e também dos demais da EF Corcovado levam o meu nome e o nome do Bruno Araújo nos créditos.
Eu sou um desses cariocas de 20 e tantos anos que nunca havia ido visitar o Cristo Redentor. Me arrependo de não ter ido antes. O passeio é fantástico... Espero voltar mais vezes.
O trajeto Cosme Velho x Cristo Redentor demora pouco menos de 20 minutos. Existem duas estações intermediárias no caminho onde o trem faz parada e alguns passageiros embarcam e outros desembarcam: Morro do Inglês e Paineiras. Existia também a Estação Silvestre, bimodal da EF Corcovado e dos Bondes de Santa Teresa, contudo ela se encontra desativada conforme o registro feito por mim e Guilherme Pinho em Fevereiro de 2009.
A Estrada de Ferro Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Sua viagem inaugural em 1884 (primeiro trecho: Cosme Velho x Paineiras) contou com a presença do Imperador Dom Pedro II. A ferrovia é, portanto, anterior ao próprio Cristo Redentor e foi pela ferrovia que foram transportados trabalhadores e materiais para que se construisse o monumento.
Com o passar dos anos diversos passageiros ilustres utilizaram a ferrovia para visitar o Cristo Redentor. Dentre eles: Albert Einstein, Princesa Diana, Santos Dumont, Getúlio Vargas e muitas outras celebridades. A estação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) desde 1985 (processo E-03/31.272/83 [1]).
Foto 1: Fachada da bela Estação Cosme Velho

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Foto 4: Pessoas aguardam na fila para comprar o bilhete. As passagens possuem um horário e só servem para aquele horário. Eu e minha noiva compramos o bilhete às 11:30 para o primeiro horário disponível - 14:20. Como fomos em pleno carnaval, a demanda era alta. A passagem custou 36 reais e dá direito a ida e volta

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Foto 6: Mola, na Estação Cosme Velho. Notem a cremalheira no meio

Foto 7: Fila

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Foto 9: Estes displays mostram informações diversas como o horário da próxima composição subindo rumo à Estação Cristo Redentor

Foto 10: Anexo à Estação Cosme Velho há uma pequena oficina

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Foto 16: Existe também este pequeno refeitório em forma de bonde. As pessoas compram o lanche e sentam neste local para comer

Foto 17: Composição descendo para a Estação Cosme Velho

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Foto 19: No interior do galpão anexo, bandeiras de vários países

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Foto 23: Um painel conta um pouco da história da ferrovia

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Foto 25: Passageiros embarcam na composição

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Foto 28: E lá se foi a composição

Foto 29: Fotos diversas do Rio de Janeiro nas paredes da estação

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Foto 31: Pessoas se aglomeram na fila

Foto 32: Sino

Foto 33: Roletas

Foto 34: Imagem do Cristo feito com lâmpadas

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Foto 36: Lixeira

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Referências Bibliográficas
. Processo E-03/31.272/83, disponível no site do INEPAC <http://www.inepac.rj.gov.br/>, acessado em 25/02/2010
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-38 por Renan Souza em 14/02/2010 e 39-43 por Bruno Araújo em 10/2009