Inauguração: 1871
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Ferro-Carril Niteroiense (1871-1887)
. Estrada de Ferro Leopoldina - Linha do Litoral (1887-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA

. Flumitrens

. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

Plataformas: 2
Uso Atual: Desativada
A Estação Maruí (ou Santana do Maruí) é uma estação desativada da CENTRAL, ou seja, mesmo desativada, a estação ainda é de responsabilidade da companhia, que inclusive mantém seguranças protegendo o patrimônio da estação. Na região, a estação é popularmente conhecida como Estação Niterói ou ainda como "Central da Flumitrens".
O que conhecemos hoje como Ramal de Itaboraí da CENTRAL foi uma parte da Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina. Em 1930, com a construção da Estação General Dutra, Maruí deixou de ser a estação terminal da Linha do Litoral em Niterói. Com as obras de construção da ponte Rio-Niterói em 1973, General Dutra foi desativada e Maruí voltou a ser a estação terminal, poucos anos antes da federalização. O Ramal de Itaboraí teve sua estação terminal em Maruí até alguns anos após a extinção da Flumitrens e o ramal passou a operar a partir da Estação Barreto, a próxima do trecho.
Em 1998 houve o processo de privatização das estradas de ferro do Rio de Janeiro. Alguns ramais foram desativados (Itaguaí e Barra do Piraí, por exemplo), outros de fato foram privatizados e hoje são de operação da Supervia. Apenas os ramais de Itaboraí e Guapimirim passaram a ser operados pela então recém criada Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL).
Fui informado que a Estação Maruí serviu de cenário para uma novela da Rede Globo.
Foi a maior estação que eu encontrei no meu percurso até Alcântara e também uma das mais bem conservadas.
Foto 1:

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Foto 3: Lateral

Foto 4: Fachada

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Foto 6:

Foto 7: Placa

Foto 8: No interior da gare existem as plataformas

Foto 9: Mais algumas da fachada

Foto 10:

Foto 11: Caixa d'água ao fundo. Nota-se os trilhos na foto, o início do Ramal de Itaboraí

Foto 12: A gare, de dentro do terreno da estação

Foto 13:

Foto 14: Bitola métrica. O Ramal de Itaboraí nunca foi eletrificado

Foto 15: Km 0

Foto 16: A partir daqui eu segui a linha. Poucos trechos estão completamente tomados por mato tanto em Niterói quanto em São Gonçalo, por isso é bem difícil se perder

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19: Eu segui pelos trilhos do ramal e a Estação Maruí ficou pra trás

Foto 20: Esta antiga edificação fica a aproximadamente 200 metros da Estação Maruí. Fui informado que aqui funcionava uma oficina de trens

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Foto 29: Foi dai que eu vim, seguindo estes trilhos está a Estação Maruí. Dá pra notar como as casas são perto da via férrea mas provavelmente elas foram construidas após a desativação desse trecho

Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-29 por Renan Souza
Contribuições: Marcus Vinicius