[SERVIÇO] Expresso Turístico

Moderador: Lipe Andreense


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Haiser » 16 Nov 2011, 01:10

tnk Como será que está o movimento do Expresso Turístico?

E as futuras novidades? Parece que estamos em um período de hiato.


Diego
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Out 2011, 19:09

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Diego » 16 Nov 2011, 19:05

Exatamente! Eu não quero que o Expresso Turístico seja extinto, ao contrario, quero que continue a funcionar e com todo o vapor que for possível.

É que na hora faltou um não naquele meio, mas sabe como é que...


Diego
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Out 2011, 19:09

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Diego » 16 Nov 2011, 19:14

Então, a última vez que vi para valer o movimento do Expresso Turístico, foi para os meados de maio, que me lembro, as viagens estavam travadas até Julho, mas agora, não sei como vai o Turístico, com a nova Litorina, e o resto, e eu, que nunca viajei nesse Expresso Turístico, a cada dia que passa, fico mais ansioso para o dia que irei viajar nisso!

Futuras novidades, bom, eu sei da ampliação lá para Campos do Jordão. Do resto, não sei de muita coisa.


< :X:

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Vicente » 16 Nov 2011, 20:38

Tem São Roque também. Mas calma, o pessoal tá trabalhando...
Gente, planejamento é assim. É muito legal, mas às vezes não se consegue fazer com que todas ideias se concretizem.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 17 Nov 2011, 00:07

Falando em São Roque, a mesma está sendo reformada. Aos pouquinhos.

Já tiraram o posto da GCM de lá, estão trocando os pisos e retocando a pintura.

Tenho fotos, mas devido a motivos pessoais, estão restritas.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Gustavodc » 17 Nov 2011, 00:19

Você aparece pelado na foto? HAHAHAHAHAHAHAHA! E outra, se tem foto e não pode postar, melhor a gente não saber.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 17 Nov 2011, 01:35

^^ quer dizer que não posso falar que tenho fotos e não posso posta-las? E ainda ri?

Eu só disse que não posso posta-las (aqui) por motivos pessoais Estão postadas em outro lugar. Talvez eu poste depois que ver se dá para postar. Só preciso separar as fotos certas. Só isso.


Diego
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Out 2011, 19:09

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Diego » 17 Nov 2011, 14:00

Então, de Turístico, eu fiquei sabendo que teremos dois trens, um para Santos e outro á Sorocaba. Agora, digam o que disserem mas eu aposto que pelo menos uma subdivisão turística nós teremos. Então, São Roque que eu saiba, está incluso no trem regional para Sorocaba. Mas eu penso assim: Temos vias de trens de carga, e vias sem utilização para todo o canto do interior Paulista. Basta colocar mais vias nesses meios, e moderniza-las. Ai se constroem estações, paradas, os novos trens de passageiros de viagem seriam comprados e tudo. E também, acho que a CPTM, poderia licitar as Marias-Fumaça, e moderniza-las, e então, elas operariam no Expresso Turístico, e em alguns trechos de viagem que não seriam turísticos.


Olha, planejamento é ótimo. Eu por exemplo, cheguei a planejar a principio duas linhas. Mas sem entrar em detalhes nela, só fazendo uma pesquisa de onde necessitaria, e fiz o destinatário das estações. Tudo bem, mas tem que ver o trajeto, os endereços das estações, as áreas que terão de ser desapropriadas e etc. Por tanto para se planejar tem que se ter ideias organizadas e tudo certo para colocar esse plano em prática. Sei que é difícil para a CPTM criar mais linhas, mas a Companhia precisa, e não há tempo a perder!

Então, sobre as fotos pessoais, não há por que se intrometer, a final, são pessoais!




:X:


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Jorge Luis » 17 Nov 2011, 20:45

Diego
podemos ter planos idéias mas sem dinheiro nada sai do papel e ainda tem o problema de alguns prefeitos que n
ao querem nem saber de falar em ferrovias em suas cidades
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Francis » 18 Nov 2011, 21:55

Diego escreveu:Então, de Turístico, eu fiquei sabendo que teremos dois trens, um para Santos e outro á Sorocaba.
Sorocaba e Santos são linhas regionais e comerciais, para ligar esses importantes pólos a capital. Não tem nada de turístico; são trens para andar a 160 km/h.
Então, São Roque que eu saiba, está incluso no trem regional para Sorocaba.
Não se sabe onde e se haverão paradas intermediárias. As vias para Sorocaba e Santos serão novas. O que existe não serve para nada, a não ser carga e turismo.
Olha, planejamento é ótimo.
Se não houvesse pitaco de governador e projetos políticos que não tem efeito prático nenhum, como pintar trens de vermelho e mudar padrão de placas de estações, além de fazer serviços que nada tem a ver com o papel da empresa, como operar trens não metropolitanos, seria ótimo...


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 19 Nov 2011, 13:29

Eu jurava que na minha mente, a idéia é retificar totalmente a antiga Sorocabana para se fazer uma nova linha SP-Sorocaba. Ao meu ver, a não ser que façam um sistema suspenso na Castelo Branco, não há outra forma de ligar SP e Sorocaba. E também, em mente, o Turístico rodaria na mesma linha do expresso. Bem, é um assunto a parte.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Francis » 19 Nov 2011, 14:49

visitante escreveu:Eu jurava que na minha mente, a idéia é retificar totalmente a antiga Sorocabana para se fazer uma nova linha SP-Sorocaba.
Seu pensamento está correto, só está "desordenado" :D Veja que você já sabe que é necessário fazer uma nova linha para ligar São Paulo a Sorocaba. Agora onde essa nova linha será feita - no leito da antiga Sorocabana ou em outro lugar - é a questão que estamos estudando. Obviamente, será construída onde houver menor custo, e isso ainda não sabemos. O que já é sabido é que o traçado da Sorocabana é horrível, e retificá-lo é uma obra grande, tanto por custo, quanto pelo impacto de passar em áreas adensadas. Enfim, até o início de 2012 teremos uma alternativa mais madura.
visitante escreveu:Ao meu ver, a não ser que façam um sistema suspenso na Castelo Branco, não há outra forma de ligar SP e Sorocaba. E também, em mente, o Turístico rodaria na mesma linha do expresso. Bem, é um assunto a parte.
Isso também é uma possibilidade. Mas quanto ao Turístico, isso não é levado em conta. Não é atividade-fim da empresa, a atividade fim é operação comercial. O Expresso Turístico é legal, lúdico, divertido, mas o planejamento não é feito em função disso, e sim em demanda de deslocamento de pessoas. Ele é e sempre será um acessório.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 19 Nov 2011, 23:16

^^ Entendido. Bem, eu penso que o Turístico foi uma boa tacada para pelo menos a cultura ferroviária voltar a cabeça das pessoas. Posso estar errado quanto a isso, e saber que este projeto pode ter dado mais prejuízos que lucros, mas as lotações provam que as pessoas curtem usar o trem como um meio de transporte de lazer.

Quanto ao SP - Sorocaba, sei que é um assunto a parte, mas já que está aqui, um off-topic rápido.

Se usar o leito da Sorocabana, muitos trechos entre Itapevi e Sorocaba não são tão adensados (tá, tem um adensamento médio, não sou bom nisso, admito), bastando as retificações necessárias. Claro, o porém da história é entre Itapevi e São Roque (e Mairinque também), que é uma serra e já é um trecho retificado, beirando morros, elevando e descendo.

Outros caminhos teriam o problema de que entre Itapevi e São Paulo não existem mais "áreas livres". Um mega túnel? Uma via suspensa?

Creio que vai ser difícil justamente aproveitar áreas úteis para novas linhas. E desapropriações, imagino, seria um pesadelo tremendo, além do fato que uma nova via ferroviária poderia cortar as cidades em novas partes de novo, tal como as antigas ferrovias dividiam as cidades em norte e sul, leste e oeste.

Imagino o quebra cabeça e a dificuldade de achar as peças certas. E quem me dera poder participar dos debates.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Francis » 21 Nov 2011, 22:27

visitante escreveu:^^ Entendido. Bem, eu penso que o Turístico foi uma boa tacada para pelo menos a cultura ferroviária voltar a cabeça das pessoas. Posso estar errado quanto a isso, e saber que este projeto pode ter dado mais prejuízos que lucros, mas as lotações provam que as pessoas curtem usar o trem como um meio de transporte de lazer.
Você tem toda a razão, visitante, e concordo com você. É um sucesso, todos gostam (eu também), e inclusive fui um dos responsáveis indiretos por sua viabilização. O ponto que estou ressaltando é que esse não é um papel que a CPTM tem que levar em conta em seu planejamento. Exemplificando, a CPTM é a CPTM e a ABPF é a ABPF. Cada um tem sua função. ;)
Quanto ao SP - Sorocaba, sei que é um assunto a parte, mas já que está aqui, um off-topic rápido.
Se usar o leito da Sorocabana, muitos trechos entre Itapevi e Sorocaba não são tão adensados (tá, tem um adensamento médio, não sou bom nisso, admito), bastando as retificações necessárias. Claro, o porém da história é entre Itapevi e São Roque (e Mairinque também), que é uma serra e já é um trecho retificado, beirando morros, elevando e descendo.
Um exemplo: Se fosse feita uma retificação simples da ferrovia, em nível, Mairinque e a fábrica da CBA seriam cortadas ao meio. Há a necessidade de muitas obras de arte (túneis, pontes e viadutos), além de vários cortes e aterros, devido à topografia. Mas, como já disse antes, os traçados ainda estão sendo analisados.
Outros caminhos teriam o problema de que entre Itapevi e São Paulo não existem mais "áreas livres". Um mega túnel? Uma via suspensa?
Isso é certo que acontecerá. Grande parte da linha será em túnel.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 21 Nov 2011, 23:58

^^ túnel? hum...

Bem, é esperar os engenheiros e projetistas fazer o trabalho no projeto então. :)

Nem vou perguntar mais pois sei que já estaria abusando (e como conheço bem o que anda acontecendo com informações divulgadas por aqui, muitos jornalistas vivem a espreitar os fóruns para especular notícias) ;)


Voltemos ao expresso. E falando nele, que eu me lembre, o trem a vapor de São Roque, acho que já divulgaram por aqui, vai ser operado pelo Serra Verde.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Francis » 22 Nov 2011, 09:49

visitante escreveu:^^ túnel? hum...Bem, é esperar os engenheiros e projetistas fazer o trabalho no projeto então. :)
Ainda não. Primeiro, escolher por onde ele passará e, consequentemente, parará (e se vai ter paradas). Resumindo, a fase agora é de estudos de Geografia, depois vem o de Engenharia. ;)


Igor
USUÁRIO JR
Mensagens: 117
Registrado em: 01 Fev 2009, 08:12

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Igor » 03 Dez 2011, 18:03

Algumas da linha Luz-Sabaúna

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Essa foto acima é a Tainá Felix, repórter da TV Mogi News
Imagem
Imagem
Imagem


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por visitante » 04 Dez 2011, 11:30

Eu queria ter ido, mas soube em cima da hora e não tinha dinheiro...


Diego
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Out 2011, 19:09

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Diego » 04 Dez 2011, 11:48

Pois é visitante, somos dois, como eu gostaria de viajar no turístico. Ironia é você visitante ter sido lentinho e só ver isso em cima da hora (Risos)....


<O> A CPTM deseja a todos uma boa viagem!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [SERVIÇO] Expresso Turístico

Mensagem não lida por Gustavodc » 05 Dez 2011, 23:58

Olha, não encare pelo lado ruim, mas tem umas fotos que é mais respeitoso não postar.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 1 visitante