Página 1 de 1

Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 08 Ago 2009, 00:17
por Inconfidente
Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.

Imagem
Trecho

Imagem
Centro

Imagem
Prédio bonito no Santa Efigênia

Imagem
Idem

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 13 Ago 2009, 10:42
por Renanfsouza
Interessante conhecer também os trechos. Legal Fred okk

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 14 Ago 2009, 16:12
por Inconfidente
Eu tirei foto somente deste trecho mesmo. Mas seria legal tirar fotos de vários trechos para o pessoal ter uma noção de onde passa a linha.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 14 Ago 2009, 17:31
por Landrail
Um bom trecho (pelo menos é o que mais gosto) primeiro de maio > Waldomiro lobo.

Enviado: 31 Ago 2009, 14:09
por Inconfidente
Na última sexta-feira estive atravessando o viaduto da Avenida Francisco Sales entre os bairros Santa Efigênia e Floresta, na Área Central. Acabei flagrando um momento em que o TUE passava por baixo e com o skyline do Centro ao fundo.

Imagem

A luz do dia não estava muito boa, então me desculpem.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 01 Set 2009, 17:28
por HGP
A via do lado pertence a quem, é o que ??? tnk

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 01 Set 2009, 20:01
por Inconfidente
HGPFILHO escreveu:A via do lado pertence a quem, é o que ??? tnk
Não sei de quem é, mas a composição de passageiros da Vitória Minas passa nela. Provavelmente várias outras empresas devem usar para transporte de carga também.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 02 Set 2009, 11:56
por Tiago Costa
Creio que seja da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) esse trecho. Como BH é um entroncamento da FCA, Vale e MRS, as três empresas têm muito tráfego de trens de uma empresa nas linhas de outra.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 02 Set 2009, 14:14
por HGP
como a nossa linha 3, o Metrô de BH também aproveitou parte da faixa de domínio?

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 02 Set 2009, 14:40
por Tiago Costa
Sim. O Metrô-BH foi concebido para utilizar somente a faixa ferroviária (não as vias, que são inteiramente novas e construídas para o Metrô-BH). O trecho implantado com essa concepção é o trecho entre as estações Eldorado e Horto. Mas houve mudanças significativas desde sua concepção, especialmente em 1991, quando houve uma reformulação de alguns conceitos. A partir daí, foi definido que ele seguiria até a Estação São Gabriel, e posteriormente até Vilarinho (não sei se isso já estava definido nessa época). O que se sente claramente dessa reformulação é uma mudança bastante significativa na arquitetura das estações (veja a Estação Santa Inês, a próxima depois da Estação Horto, e compare as duas).

Até a Estação São Gabriel, é utilizada uma faixa ferroviária de um ramal abandonado, cujos trilhos já não existiam mais. Mas foi quase como implantar uma linha inteiramente nova, pois várias obras tiveram que ser feitas antes da implantação da via permanente, inclusive a construção de um túnel, próximo do túnel da ferrovia abandonada (veja as fotos da Estação José Cândido da Silveira).

Da Estação São Gabriel em diante, a faixa é inteiramente nova, e corresponde ao trecho mais interessante do Metrô-BH, na minha opinião, onde ele passa por viadutos, trincheiras, túneis, trechos centrais de avenidas, etc.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 02 Set 2009, 15:52
por HGP
Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 02 Set 2009, 18:53
por Inconfidente
HGPFILHO escreveu:Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??
Na sua porção mais central sim. Mas na altura do bairro Gameleira passa a aproveitar o traçado de um ramal que era usado décadas atrás pelo trem suburbano e hoje em dia só cargas.

Já a linha 3, a mais importante para a Copa, não aproveitaria ramal algum. Passaria por trajetos de bastante desnível onde nunca foi tentada a construção de uma via férrea.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 03 Set 2009, 07:20
por Tiago Costa
Demorou, mas aí está o vídeo que eu fiz, que mostra esse trecho :D:



Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 03 Set 2009, 13:16
por Landrail
Exato, o trecho alí tem um headway de 50 minutos em média, quando está ná época da safra pode chegar até a 30 minutos.
Tiago, no aguardo de suas fotos.

Enviado: 03 Set 2009, 20:19
por Inconfidente
Tiago Costa escreveu:Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.
Sabe que eu acho que tem...
Se você reparar, vai ver nesta ordem, a atual estação ferroviária, o Viaduto Santa Tereza que é um marco arquitetônico/atração turística, boa parte dos prédios do centro e dois prédios interessantes, aquele redondo e um outro com partes metálicas.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 03 Set 2009, 20:53
por Tiago Costa
Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 03 Set 2009, 21:12
por Inconfidente
Tiago Costa escreveu:Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.
Ah sim. Eu acho até bem típico de vias férreas em trechos de grandes cidades terem estes imóveis industriais meio degradados beirando-as. É um clima bem de "caminho ferroviário". :lol:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 03 Set 2009, 21:20
por Tiago Costa
Isso é o que tende a acontecer mesmo. Mas as cidades estão "redescobrindo" o potencial que essas áreas degradadas têm, e fazendo uma grande renovação dos tecidos urbanos. Espero que façam isso em BH um dia, assim como precisam fazer a mesma coisa no entorno da Linha 10 da CPTM, que se encontra em situação bem pior que essa em BH.

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Enviado: 06 Set 2009, 09:00
por HGP
Talvez uma operação urbana em que essa area abandonada seja revitalizada.... Há muitas opções do que se fazer de uma maneira bem legal

Lembra muito a Linha 7 - Rubi da CPTM

Enviado: 05 Mai 2017, 13:43
por rodineisilveira
Inconfidente escreveu:
08 Ago 2009, 00:17
Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.

Imagem
Trecho

Imagem
Centro

Imagem
Prédio bonito no Santa Efigênia

Imagem
Idem


Este trecho lembra muito a Linha 7 - Rubi (linha norte da Santos-Jundiaí) da CPTM, mais precisamente no trecho entre a Estação da Luz e a Barra Funda.