O Expresso ABC consiste numa linha paralela à Linha 10 - Turquesa, com paradas apenas nas estações Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Pref. Celso Daniel - Santo André e Mauá. Para isso, todas as estações da Linha 10 entre Mooca e Mauá terão de ser reconstruídas e haverá a colocação de mais uma via nos trechos em que há apenas três.
Por enquanto, a única coisa que temos de concreto é a reconstrução da Estação Tamanduateí, que deve começar agora no segundo semestre de 2009, uma vez que as obras da estação do metrô anexa e homônima já estão adiantadas.
Minha opinião: a faixa de domínio da L10 deveria ter, no mínimo, cinco vias (duas para a L10, duas para o expresso e uma para a MRS) no trecho até Mauá e três vias (duas para a L10 e uma para MRS) de Mauá em diante, apenas assim haveria uma circulação sem atrasos provocados por trens de carga.
As estações São Caetano, Santo André e Mauá são grandes e têm número suficiente de plataformas para o Expresso, assim, acredito que não serão necessárias grandes intervenções nessas estações (apesar de o plano ser reconstruí-las completamente).
Por outro lado, há o trecho crítico, entre Mooca e Luz, onde não há mais espaço para colocação de novas vias ou plataformas, assim, acredito que o compartilhamento de vias e plataformas e a confusão gerada por esse fato são inevitáveis.
Além disso, acredito que outro problema será a Estação Capuava, antiga demais (quase 90 anos) para ser simplesmente demolida, acredito que será construída uma nova estação em outro lugar.
Realmente esse projeto todo, se for levado adiante, dará um trabalhão pra ficar pronto

Bom, o que vocês acham sobre isso?