Material Rodante da CPTM - comentários

Moderador: Lipe Andreense


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 05 Jul 2008, 20:39

Antes eu gostava muito dos 3000.
Mas agora, depois da reforma, o 4400 e 5550, estão melhores que ele.
Só não peça pra eu escoleher entre o 5550 ou 4400... :)
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 06 Jul 2008, 00:54

Reforma de Trens
A CPTM possui três programas de manutenção de seu material rodante, chamados de PQMR (Programa Quinquenal de Material Rodante) I, PQMR II, e Boa Viagem. O PQMR I, já concluído, comtemplou a reforma de 36 TUEs. Os programas Boa Viagem e PQMR II ainda não foram concluídos, e preveem a reforma, remobilização, modernização e/ou revisão de 122 e 294 TUEs, respectivamente. A frota total da CPTM é composta de 12 modelos de trens, totalizando 361 TUEs e 1160 carros, dos quais 291 operacionais (944 carros).
====================================================
PQMR I
Vigência: 1999-2004
Séries comtempladas:

1700
21 unidades: 02-06; 10-18; 22; 26-40; 44-50
Empresas: Alstom (10), ADTranz (3), Inepar (3), IESA (3), Bombardier (2)

4400
3 unidades: 05; 07; 25
Empresas: ???

5000
12 unidades: 17; 21; 36-37; 41; 54; 56; 63; 66; 72; 91-92
Empresas: ADTranz (6), Gevisa (4), CCC (2)
====================================================
Boa Viagem
Vigência: 2005-2009

O Programa Boa Viagem, iniciado em 2005 tem como objetivo principal a modernização de 122 trens de todas as linhas da empresa, em especial aqueles que rodam na linha 12, atualmente alvo de obras de recapacitação. Fazem parte desse projeto:

10 TUEs Série 5000 (Reincorporação e Modernização) - Linha 8
14 TUEs Série 1400 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
07 TUEs Série 1600 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
28 TUEs Série 5500 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
12 TUEs Série 5500 (Remobilização e Modernização) - Linha 9 (1) - Tornaram-se 5550
10 TUEs Série 4400 (Recuperação e Modernização) - Linha 11 (2)
03 TUEs Série 1400 (Modernização Total) - Linha 11
02 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 11
10 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 12
02 TUEs Série 1100 (Revisão Geral) - Linha 7
02 TUEs Série 1700 (Revisão Geral) - Linha 7
22 TUEs Série 4400 (Revisão Geral) - Linha 11 (2)

Os serviços já foram completados em 56 TUEs:
12 TUEs Série 5500 - Empresa: Alstom
04 TUEs Série 1400 - Empresa: IESA
02 TUEs Série 1700 - Empresa: Alstom
02 TUEs Série 1100 - Empresa: Alstom
24 TUEs Série 4400 - Empresas: T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem
12 TUEs Série 5500 (Spectro/5550) - Empresa: Bombardier e Tejofran

Restam 66 TUEs a serem entregues. Vale ressaltar que o programa inclui intervenções em toda a frota das séries 1400, 1600 e 4400.

Os serviços realizados até agora foram feitos pelas seguintes empresas: Alstom, Bombardier/Tejofran, IESA, T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem (Siemens/MGE)

Todos os trens entregues estão sendo adesivados. Esses 56 TUEs formam 22 composições:

Código: Selecionar todos

#    Série  Unidades
01º  5500   39/40/47/48
02º  5500   22/34/41/42
03º  4400   01/23
04º  4400   27/28
05º  4400   30/31
06º  5500   26/27/28/46
07º  4400   04/24
08º  5550   51/52/53/54
09º  4400   11/35
10º  1400   01/02
11º  5550   55/56/57/58
12º  4400   03/20
13º  4400   12/13
14º  4400   17/18
15º  5550   59/60/61/62
16º  1700   26/32
17º  1100   08/12
18º  1400   05/14
19º  4400   15/22
20º  4400   26/29
21º  4400   14/21
22º  4400   06/16
23º  4400   02/19
24º  5550   63/64/65/66
====================================================
PQMR II
Vigência: 2005-2009 (?)
O PQMR II, assim como seu precessor, prevê algum tipo de intervenção em 294 trens da empresa. No entanto, a CPTM não divulga muitas informações a respeito, portanto, não posso afirmar quais as séries sofrerão mudanças e as intervenções a serem feitas. Mas quase todo o Programa Boa Viagem faz parte do PQMR II.
___________________________________________________

(1) Foram deslocados para a linha 12, e não chegaram a rodar na linha 9. Em seu lugar nessa linha estão os trens da Série 2070/2000 Fase II.
(2) Apesar de serem da frota da linha 11, a frota é compartilhada com a linha 12.

Atualização: 25/11/2008
Editado pela última vez por Anonymous em 26 Nov 2008, 02:17, em um total de 2 vezes.


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 14 Jul 2008, 20:24

Esse 6006 ta em todo lugar.... Domingo Vi na L D/10.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Jul 2008, 15:13

Contraditório 5550, ei-lo aqui:


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Francis
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Mensagem não lida por Francis » 29 Jul 2008, 18:23

lipe_andreense escreveu:Contraditório 5550, ei-lo aqui:


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Vox populi, vox Dei :mrgreen:

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 29 Jul 2008, 18:27

lipe_andreense escreveu:Eu não disse que é proibido, disse que eu não acho interessante, pois são veículos de serviço.
Isso aqui não é uma ditadura e eu não sou o único responsável pelo subforum.

AEEEEEEEEE!!!!! Mandou bem, Felipe!!! :wink:

É assim que se fala!

Creio que aquele ditado "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra" se aplica bem a este caso. :wink:

E segue o post!

[]´s!


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Ago 2008, 01:52

Francis escreveu:
lipe_andreense escreveu:Contraditório 5550, ei-lo aqui:


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Vox populi, vox Dei :mrgreen:
Fiquei puto, deletei :twisted: :twisted:
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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 02 Ago 2008, 10:33

lipe_andreense escreveu:
Francis escreveu:
lipe_andreense escreveu:Contraditório 5550, ei-lo aqui:


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Vox populi, vox Dei :mrgreen:
Fiquei puto, deletei :twisted: :twisted:

Trem da discórdia...... :o :o :o :o :o :o


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 03 Ago 2008, 23:38

^^ a máscara mais tosca da história.


GospelRafa
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Mensagem não lida por GospelRafa » 15 Ago 2008, 18:38

Quais os melhores trens da CPTM???


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 15 Ago 2008, 21:10

As séries 1700 e 1100 são as que apresentam o maior MKBF (Mean Kilometer Between Failure - distância percorrida entre falhas)
CONFIABILIDADE DOS TRENS AUMENTA EM 2006

Os trens da CPTM apresentaram um desempenho 11,3% melhor, em 2006, comparado ao ano passado. Composta por 11 séries diferentes, a frota da empresa registrou, de janeiro a novembro, um índice médio de 4.191,2km percorridos a cada problema técnico operacional, contra 3.765,4km, no mesmo período de 2005.

O parâmetro internacional que mede a confiabilidade das composições ferroviárias é o MKBF [Mean Kilometer Between Failure], sigla em inglês equivalente à quilometragem rodada entre falhas. Os maiores índices foram registrados nos meses de maio [4.633km / falha] e junho [4.742km / falha].

A frota das Linhas A e D atingiu a melhor marca: 6.210,4km a cada avaria, nos últimos 11 meses, contra 4.990,1km, no mesmo período, performance 24,5% superior. A média dos trens das Linhas B e C também foram positivas: 5.779km rodados a cada problema técnico.

O trem que apresentou o desempenho mais alto no ano foi o da série 1.700, que circula na Linha A. Em novembro, por exemplo, seu MKBF ficou em 8.911 km entre avarias. Na segunda posição, estão as composições da série 1.100, também da Linha A, com média de 6.789 km entre falhas, no mês passado.

Vale ressaltar que mesmo com a execução do maior programa de modernização de trens do Brasil, o chamado "Boa Viagem", que envolve a recuperação gradativa de mais de 120 composições, as equipes da Gerência de Manutenção de Material Rodante [GOR] da CPTM não pouparam esforços para elevar a confiabilidade das composições. Com a chegada dos trens modernizados, a tendência é que a frota se torne ainda mais confiável.

Para obter esses resultados, a companhia realiza o programa "Trem Disponível e Confiável", com 20 ações focadas na manutenção da frota. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão por Processos da GOR, que busca a melhoria dos serviços aos usuários.

Em 2006, a área de material rodante também promoveu o Programa 5S, no abrigo de trens de Eng° São Paulo, responsável pela manutenção da frota das Linhas E e F. A ação melhorou o ambiente de trabalho, tornando-o mais limpo e organizado, proporcionando mais qualidade de vida e conseqüente ganho de produtividade, redução de custos e desperdícios.


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 15 Ago 2008, 22:33

Colegas
estive hoje na barra funda, pegando a linha 8 pra descer na estação lapa

dúvida: vi um trem, carregando uns 14 vagoes cheios de areia, alguem ja tinha visto ? será que e' areia das obras da linha 4?...passou pelos trilhos da linha 7


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 16 Ago 2008, 00:09

arqpaulo escreveu:Colegas
estive hoje na barra funda, pegando a linha 8 pra descer na estação lapa

dúvida: vi um trem, carregando uns 14 vagoes cheios de areia, alguem ja tinha visto ? será que e' areia das obras da linha 4?...passou pelos trilhos da linha 7
Você conseguiu ver a locomotiva comandante? A que horas foi?

Voltando para casa no 1709/30, a CPTM estava formando um cargueiro no pátio de Pirituba, provavelmente para a manutenção de via permanente.

Mas há a possibilidade de ser um cargueiro da MRS, embora estes costumem usar mais vagões (geralmente entre 30 e 35) nesses horários.

Tenho quase certeza (para não generalizar :D ) que o causo nada tem a ver com a linha 4.


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 16 Ago 2008, 03:05

Uma coisa...
Vamos documentar todas as unidades da CPTM, incluindo unidades inativas e modernizadas.
Isso é para facilitar algumas pesquisas para todos do fórum e até de quem não é...

Modelo -
Série 0000 - 00 ativas - 00 inativas - total 00

-------------------------------------------------------------------------------------
Editado pela última vez por Lopes em 16 Ago 2008, 03:09, em um total de 1 vez.
Rodrigo Lopes


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 16 Ago 2008, 03:08

Série 1700 - 21 unidades ativas - 4 inativas - ?? Modernizadas
Série 4400 - 26 unidades ativas - 6 inativas - ?? Modernizadas
-----------------------------------------------------
As outras deixo por conta de vocês... ;)
Até pq não tenho toooodddoo esse conhecimento. :ph34r:
Ao final, eu faço uma lista com todas as composições da CPTM
Rodrigo Lopes


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 16 Ago 2008, 09:41

Ola Sérgio
foi la pelas 14:00 !!!

abração


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 16 Ago 2008, 10:49

arqpaulo escreveu:Ola Sérgio
foi la pelas 14:00 !!!

abração
Aí eu já não posso falar nada. Esse carga da CPTM estava sendo formado por volta das 23:00. Esse carga que você viu provavelmente era um cargueiro da MRS carregado com bauxita.

abraços.


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 16 Ago 2008, 11:06

Lopes escreveu:Uma coisa...
Vamos documentar todas as unidades da CPTM, incluindo unidades inativas e modernizadas.
Isso é para facilitar algumas pesquisas para todos do fórum e até de quem não é...

Modelo -
Série 0000 - 00 ativas - 00 inativas - total 00

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Lopes escreveu:Série 1700 - 21 unidades ativas - 4 inativas - ?? Modernizadas
Série 4400 - 26 unidades ativas - 6 inativas - ?? Modernizadas
-----------------------------------------------------
As outras deixo por conta de vocês... ;)
Até pq não tenho toooodddoo esse conhecimento. :ph34r:
Ao final, eu faço uma lista com todas as composições da CPTM
Cara, não é tão fácil quanto parece. Isso é feito por meio de anotações pessoais, nada oficial. Se aparece mais um trem na ativa, beleza, mas se um sai, você vai demorar uma semana, por exemplo, até perceber que ele saiu, porque pode ser que ele não rode naquele dia, mas no dia seguinte rode. Ou então, pode ter rodado o dia inteiro, mas acabou não vendo ele.
_____________________________

No mais, a quantidade inativas de 4400 aumentou em duas unidades, pois o 4408/25 está no pátio de Presidente Altino, e será desmontado e mandado para a T'Trans, no RJ.

Essas listas eu também faço. Em algumas linhas, algumas composições permanecem por meses iguais. Mas tem uma linha (8) que todo santo dia os caram mexem nas composições. Já cheguei a mesma unidade em três composições diferentes em duas semanas. Ou seja, desisti de anotar as composições da linha 8/B.


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 16 Ago 2008, 16:01

Mas eu não digo a numeração da composição e sim a quantidade.
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Ago 2008, 17:33

isso tem no relatorio da Revista ferroviara, além de em varios outros lugares (incluindo a Wikipedia)
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