O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores (localizados na Estação 3 e na Estação 5) puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de uma corda e uma roldana. O sistema conta com duas vias singelas na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele chegou junto. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho.
Os carros tem capacidade para 25 passageiros (1875 Kg) cada, mais um compartimento para cargas. O veículo foi fabricado pela Elevadores Alpha, companhia baseada em Bonsucesso, Rio de Janeiro/RJ.
Foto 1: Detalhe do engate dos cabos de aço no veículo

Foto 2: Frontal

Foto 3: Plano inclinado estacionado na Estação 3

Foto 4: Plano inclinado descendo para a Estação 3

Foto 5: Um plano inclinado subindo para a Estação 4, com um outro estacionado na Estação 3. Nota-se o compartimento de carga com bastante coisas

Foto 6: Interior

Foto 7: Cobertura

Foto 8: Lotação

Foto 9: Vista de dentro do plano inclinado em movimento

Foto 10: Uma senhora recolhe suas compras do compartimento de carga

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13: Bancos acolchoados:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16: O condutor do plano inclinado apenas aperta os botões para a estação desejada, como um elevador

Foto 17: Vistas de dentro do veículo

Foto 18:

Vídeo 1: O plano inclinado descendo da Estação 3 para a Estação 2
Vídeo 2: Percurso da Estação 2 até o desembarque na Estação 1, de dentro do plano inclinado
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009
Vídeos: 1-2 por Renan Souza em 25/04/2009