Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.
Assim como na Estação 4, aguardei na Estação 2 o plano inclinado descer até a Estação 1, subir novamente até a Estação 3 e descer mais uma vez para que eu embarcasse até a Estação 1.
Foto 1: Frontal da Estação 2

Foto 2:

Foto 3: O plano inclinado rumo à Estação 1

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6: Trilhos

Foto 7: O contrapeso subindo. Isso indica que o plano inclinado ainda estava descendo até a Estação 1

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10: Mais uma vez ressalto que tudo encontra-se em perfeitas condições. Os moradores tem feito a sua parte na consevação deste importante sistema de plano inclinado. Vale lembrar também que todas as estações são equipadas com bancos de concreto e lixeiras

Foto 11: Este botão é similar ao de um elevador mas obviamente o plano inclinado não vem quando ele é pressionado. Eu apertei o botão mas nem a luz acendeu

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14: Belas vistas da Estação 2

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17: O plano inclinado sobe novamente. Como eu queria descer, aguardei até que ele subisse até a Estação 3 e retornasse

Foto 18:

Foto 19: Engate dos cabos de aço no plano inclinado

Foto 20: Estação 3, vista da Estação 2

Foto 21: O plano inclinado sobe rumo à Estação 3

Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-21 por Renan Souza em 25/04/2009
Referências Bibliográficas
[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008