
Estava fazendo a minha caminhada matinal perto do Centro Administrativo Operacional do Metrô (CAO) e do Pátio Águas Claras, e aproveitei para tirar umas fotos externas. Infelizmente o dia estava nublado e muito chuvoso, o que acabou prejudicando a qualidade e a variedade das fotos. As imagens foram tirados em um domingo de manhã.
Enfim... Sei que vai ficar um gostinho de quero mais, principalmente de fotos internas, mas por enquanto vamos aproveitando essas imagens externas.
Segue abaixo algumas informações sobre o Complexo Administrativo e o Pátio de Águas Claras.
Sede
O Complexo Administrativo e Operacional do METRÔ-DF está sediado em Águas Claras. Abrange uma área de 600 mil metros quadrados, com aproximadamente 12,4 km de vias operacionais. Reúne as unidades administrativas da Companhia, o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Pátio Águas Claras, com oficinas e edificações destinadas às atividades de conservação e de manutenção da frota.
Manutenção
A manutenção preventiva e corretiva dos trens do METRÔ-DF é realizada no Pátio Águas Claras, onde fica localizado o Complexo de Manutenção, anexo ao Complexo Administrativo e Operacional (CAO). Há também a mobilização de equipes reservas de técnicos em regime de plantão para o atendimento exclusivo em caso de ocorrência de algum problema nos trens em operação comercial e em qualquer outro sistema.
Pátio Águas Claras
O Pátio Águas Claras conta com 12,4 km de vias operacionais, incluindo a via de testes. Possui três acessos à via principal: Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. A localização estratégica, na bifurcação das linhas Verde e Laranja, permitem uma distribuição eficiente dos trens, antes do início da operação comercial assim como seu recolhimento quando necessário.
Pátio Asa Sul (não faz parte do complexo)
Localizado próximo à Estação Shopping, o Pátio Asa Sul tem como função servir de base para o recolhimento de trens a pequenos serviços, apoio às equipes de manutenção, linhas de estacionamento de trens, instalações para pessoal de operação e limpeza, e torre de controle de tráfego.
Controle operacional
A supervisão e o controle da operação, que inclui subsistemas de tráfego, energia, telecomunicações, são centralizados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), considerado o cérebro do Metrô-DF.
O controle é totalmente informatizado. Profissionais qualificados acompanham, em tempo integral, toda a atividade dos trens. Tudo isso é feito com ajuda de sensores instalados ao longo dos trilhos e um sistema de comunicação em fibra ótica.
Essa estrutura permite a recepção e a transmissão de informações entre o CCO e as demais unidades do sistema metroviário, como trens, estações e subestações. A central recebe, em tempo real, informações sobre a velocidade nas vias, o tempo de permanência nas estações, o fluxo de passageiros e o fornecimento de energia nas vias.
Fonte: site do Metrô-DF
Vamos ao que interessa! Em tempo: essas fotos serão uma exclusividade do TGV. Não vou divulgá-las em outros locais.
1 - Vista da linha laranja sentido Samambaia. Reparem o Complexo à direita, após os prédios em contrução.

2 - Uma imagem mais aproximada

3 - Foto da Sede

4 - Mais uma

5 - Visão geral com as oficinas à direita

6 - Olha umas composições estacionadas

7 - Mais uma destacando o Complexo e as composições

8 - Mais uma

9 - Vista geral do Pátio de Águas Claras e da entrada das oficinas. Olhem os meninos aí.

10 - Mais uma

11 - Outro ângulo. Reparem essa composição da direita

12 - Mais uma dela... Estava sendo lavada

13 - Ela por outro ângulo

14 - Hora do banho

15 - Mais uma

16 - Olha o faxinão

17 - Uma geral, com o Taguatinga Shopping ao fundo

18 - Eu estava naquele viaduto ali. Em baixo tem uma das entradas/saídas do Pátio.

19 - Por fim, a mesma saída por um outro ângulo. Essa saída desemboca na linha verde.

Apreciem sem moderação!

