ErickSato escreveu:por que tem o nome de Pullman sendo que tem cara de Budd-Mafersa/Pioneer com as janelas ovais e tudo ??
Caro "xará" (afinal, sou Erick também

) ele se chama
Pullman, pois era a classe mais confortável oferecida pelas ferrovias paulistas.
A denominação Pullman surgiu no Brasil com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, pois quando a CP adquiriu os carros ACF (American Car & Foundry, nos anos 20) os carros salão (que eram os mais confortáveis da frota) vieram com a denominação "Pullman" (denominação essa utilizada nos Estados Unidos). Não confundir com a marca
Pullman Standard, fabricante dos carros de passageiros adquiridos pela Paulista na década de 50.
As ferrovias que ofereciam essa classe eram:
- Companhia Paulista (desde a década de 20, com os carros ACF, mantendo essa classe com o PS);
- E.F. Sorocabana (essa classe surgiu na década de 60, com a entrada em operação dos Budd 800);
- E.F. Araraquara (na EFA, os carros Pullman eram conhecidos como "Carro Salão").
Porém, na década de 70 (mais precisamente por volta de 1977), a
#FEPASA realizou algumas modificações nos seus trens de longo percurso. E uma dessas modificações foram as seguintes:
- eliminação da classe "Pullman", com a readequação dos interiores dos carros Budd-Mafersa EFA (1 transformado em carro Primeira Classe, e 2 transformados em carro Segunda Classe); baixa patrimonial dos carros Budd-Mafersa EFS e dos carros Pullman Standard da CPEF;
- retirada dos equipamentos de ar condicionado dos carros Budd-Mafersa EFA e EFS, mantendo o ar condicionado apenas nos carros Pullman Standard (configuraçào restaurante).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).