Mensagem não lida
por Landrail » 24 Nov 2008, 12:53
QUAL É A VISÃO SOBRE O TRANSPORTE URBANO NAS CIDADES BRASILEIRAS?
A Série Perspectivas Metroferroviárias, nesta matéria de fechamento apresenta um retrato da situação atual e as perspectivas para o transporte nas nossas cidades com base nas mais de 170 perguntas respondidas ao longo das 27 entrevistas exclusivas para a CBTU.
Quem são os entrevistados?
São 3 mulheres e 24 homens, ocupando posições de destaque no cenário sócio-econômico-político brasileiro. Dos 27 entrevistados tivemos 6 diretores e dirigentes de Empresas Metroferroviárias, 10 professores universitários, 6 representantes de entidades e associações do transporte, 3 políticos, sendo 2 deputados federais e 1 senador, 3 gestores de políticas públicas do Ministério das Cidades, inclusive o próprio Ministro, além de diversos consultores, empresário e jornalista.Os engenheiros são maioria representando 63% do total das formações dos entrevistados, mas também tivemos advogados, administradores, economista, sociólogo, historiador e jornalista, sendo que 30% dos entrevistados possuem doutorado.
Qual a conclusão da visão?
O conjunto de opiniões e declarações das personalidades entrevistadas propiciam uma visão bastante abrangente do transporte e as cidades, com análises, criticas, sugestões e soluções para o transporte urbano brasileiro. Para tanto as conclusões foram organizadas em treze temas principais, nos quais selecionamos as principais opiniões e declarações dos entrevistados.
Os treze temas
1. O transporte e as cidades...
2. A opção pelo rodoviarismo...
3. O transporte individual ... o carro...
4. O transporte urbano na agenda política...
5. A necessidade da organização e do planejamento...
6. A necessária integração dos transportes...
7. O transporte urbano e a inclusão social...
8. Os mecanismos de financiamento do setor...
9. O transporte sobre trilhos como solução...
10. Os desafios para o setor metroferroviário...
11. O futuro do transporte de passageiros sobre trilhos...
12. A vontade política pró transporte metroferroviário...
13. A necessidade da reorganização institucional...
A seguir veja as principais opiniões e seus autores para cada um dos treze temas selecionados.
O transporte e as cidades...
... somos a nação que mais urbanizou-se no mundo no século 20... as cidades brasileiras, as grandes, as regiões metropolitanas, são ineficientes, elas gastam todo o petróleo que o Brasil produz.
Plínio Assmann
...o processo de se reverter o caos está muito lento porque já aconteceu o grande processo de urbanização brasileiro, que inchou todas as cidades.
Eduardo Vasconcelos
...as cidades cresceram de uma maneira extremamente desordenada, de uma maneira explosiva, que não foi acompanhada da infra-estrutura necessária para dar a correspondente qualidade de vida a essas cidades.
Peter Alouche
...as nossas cidades, principalmente as nossas cidades grandes, são hoje as principais ilhas de ineficiência do país.
Plínio Assmann
...as redes que desenhamos nos anos 70, que objetivavam trazer as pessoas da periferia para o centro, de maneira rápida e mais barata, já não servem mais. As cidades se tornaram multipolares, o que faz com que tenhamos que repensar essas redes...
Rômulo Dante Orrico Filho
...o transporte urbano de passageiros nas cidades brasileiras, com raras exceções, sofre as conseqüências dos seguintes fatores: crescimento desordenado das cidades, principalmente nas periferias; mais de 80% da população brasileira está nas cidades; construção da cidade baseada no uso diário do automóvel; não priorização dos modos não motorizados e coletivos; aumento do número de veículos, principalmente as motocicletas; falta de integração entre os sistemas, os modos e os órgãos gestores de transporte e trânsito; falta de projetos integrados e que possibilitem a construção de um sistema de longa duração; redes que não atendem às necessidades dos usuários; cidades médias e pequenas reproduzem o modelo das grandes cidades como se este fosse um fator de desenvolvimento...
Luiz Carlos Bertotto
... houve uma época em que se dizia que a informática, ou a internet, as telecomunicações iriam diminuir a necessidade de deslocamento, isso não é verdade, não aconteceu, pessoas tem disponibilidade e precisam se movimentar seja para o trabalho, seja para o lazer.
Peter Alouche
...um dos maiores desafios que hoje estão colocados, sob o ponto de vista do planejamento urbano é a questão da mobilidade... O trânsito está ficando insuportável, isso não acontece mais só nas grandes cidades, isso está chegando às cidades médias... Desde o desconforto, da falta de segurança e do prejuízo na produção do trabalho...
Fátima Bezerra
As cidades estão ficando cada vez mais ineficientes, porque o trânsito é cada vez mais entupido pela oferta de novos veículos...as cidades são instrumentos nacionais, não são instrumentos apenas locais e isso a área de transportes não está enxergando.
Plínio Asmann
...as cidades grandes, por exemplo, devem ter sistemas estruturais, seja sobre trilhos ou sobre pneus, dependendo do porte e da capacidade, mas é a mistura inteligente deles que vai indicar o que é mais econômico...
Rômulo Dante Orrico Filho
... sabemos muito pouco para encontrar a saída desse conjunto de problemas que envolve a mobilidade urbana... não existe uma única solução, temos opções... A solução é a composição de várias alternativas existentes... Não existe modalidade de transporte que, isoladamente, resolva todos os problemas.
Oskar Coester
...a realidade das cidades brasileiras exige soluções capazes de atender a demanda crescente, com forte pressão sobre a infra-estrutura urbana de transportes. Os ,espaços urbanos que já estão definidos devem conviver com o fluxo cada vez maior de pessoas, temos que ser criativos na solução deste problema.
Marcio Fortes
A opção pelo rodoviarismo...
...o transporte urbano de passageiros nas cidades brasileiras é extremamente deficiente. Até porque, parte-se da premissa de que o ônibus é um transporte de massa.
Fritz Utzeri
...pagamos um preço alto pela opção feita no passado pelo transporte rodoviário. A qualidade de vida da população é bastante comprometida em razão das precárias condições do transporte nas grandes cidades.
Álvaro Dias
...lamentavelmente, vejo uma situação caótica nesse setor, visto que não há planejamento sistêmico e integrado dos transportes públicos e, cada vez mais, o rodoviarismo prevalece de forma desordenada, paliativa e empírica...
Marcus Quintella
O transporte individual ... o carro...
...o transporte urbano nas cidades brasileiras está passando por uma fase semelhante a que ocorreu em outros países e que continua ocorrendo, caracterizada pelo aumento do uso do transporte individual em detrimento do transporte coletivo. Nesse tipo de modelo, o resultado em geral é muito ruim, porque gera externalidades negativas como poluição, acidentes no trânsito, congestionamento e o rompimento das relações sociais que transformam a sociedade num ambiente muito mais agressivo e muito menos adequado para a população.
Eduardo Vasconcelos
... na medida em que o transporte projetado é sempre um transporte sem conforto, a ambição e os ganhos com o crescimento econômico do país são para que cada um tenha o seu automóvel particular. E isso está sendo alcançado... o financiamento de um automóvel hoje dura mais do que o automóvel. Sem ter em conta que a indústria de automóvel produz cada vez veículos melhores, mais confortáveis, e mais baratos.
Plínio Assmann
...como não há um sistema de transporte público confiável, todo mundo começa a comprar o seu carro. Surge então o aumento da demanda por novos espaços para estacionar e utilizam locais proibidos como, por exemplo, as faixas de rolamento das vias, reduzindo a área de circulação de veículos, incrementando ainda mais os engarrafamentos...Quem paga a conta hoje, pelo desserviço, é a comunidade como um todo.
José Gaspar
...Dificilmente algum modo vai concorrer com o automóvel, no sentido de se embarcar dentro da sua casa e se desembarcar dentro do seu escritório. Mas, se todo mundo andar de automóvel, torna-se inviável...
Oskar Coester
...é necessário resolver o conflito com os automóveis, porque o transporte coletivo foi reduzido, justamente para não atrapalhar os automóveis...É preciso priorizar o transporte coletivo frente ao transporte individual. Criar, não digo restrições, mas tornar difícil o tráfego de automóveis onde a prioridade é o transporte coletivo, ou seja, pedágio urbano, estacionamentos mais caros, dentre outras medidas. Não se pode proibir o indivíduo de sair com automóvel de casa, é um direito que ele tem. O que é preciso fazer é criar um mecanismo que dificulte o uso do mesmo...
Hostílio Ratton
...o trabalho que deveria estar sendo feito há muito tempo é o desincentivo ao uso do veículo privado. Como se sabe que os proprietários têm uma enorme resistência a largar seus carros, tem que haver uma alternativa com características mínimas para atraí-los. Tem que ficar mais caro sair de carro do que usar o transporte público...
Marilita Braga
...futuro imediato é começar a alterar a carrocracia, a idéia e o mito do transporte individual e avançar não para o transporte coletivo, mas para o transporte de massa ...
Chico Alencar
O transporte urbano na agenda política...
...é de fundamental importância a retomada da prioridade do transporte público nas cidades brasileiras acima de 300 mil habitantes... É preciso prover estas Regiões Metropolitanas com um transporte de alta capacidade e diminuir o impacto no meio ambiente...
Amin Alves Murad
...a primeira questão é colocar o transporte urbano na agenda política dos governantes. Em geral, ele só entra na agenda política quando é visto como algo que está atrapalhando o tráfego dos automóveis ou quando representa um ótimo lugar para cortar fitas de inauguração.
Rômulo Dante Orrico Filho
...é uma questão de definição de política e uma questão de organização da região metropolitana. A integração não é circunstancial...
Joubert Flores
...o transporte público precisa ser alçado ao patamar de necessidade humana básica, sendo equiparado à habitação, saneamento, segurança, entre outras políticas públicas. Essa mudança de mentalidade é vital e representa um dos grandes desafios do gestor público...
Álvaro Dias
...a primeira decisão é de natureza política. Nós precisamos que o espaço viário seja prioridade para o transporte público, através de corredores de ônibus, da construção e ampliação das linhas de metrô, de um sistema integrado de transporte público...
Anísio Brasileiro
...a cidade não se move só pelos diagnósticos e pelas generosas conclusões voltadas para o interesse coletivo, público. Ela se move também por interesses econômicos, pela força de determinados grupos sociais....
Chico Alencar
...a atitude, de desmanchar o caos que hoje se instalou no transporte das cidades, eu creio que virá por parte da sociedade, uma vez que a correlação de forças, atualmente, continua muito desigual, o que é característico de um país com a democracia muito recente, além de muito frágil e com baixíssimo grau de educação da população e em geral com ausência total de cidadania.
Eduardo Vasconcelos
A necessidade da organização e do planejamento...
...hoje a macroeconomia brasileira é muito centrada no que o consenso de Washington recomendou. ...nós perdemos uma coisa essencial, vital, que era o nosso projeto de desenvolvimento do país... o Brasil é um dos raros países no mundo que pôde ter uma estratégia de desenvolvimento autárquico, por ter uma população e um mercado interno suficientemente grande para o seu desenvolvimento e riquezas naturais imensas...só faltava uma coisa para o Brasil, que era o petróleo, que agora teremos com a reserva da área de Tupi ...a partir de agora a autarquia brasileira está praticamente completa, mas não temos mais o plano de desenvolvimento, que explore todas as potencialidades da nação...
Plínio Assmann
...os espaços a serem ocupados carecem de muita atenção no planejamento urbano, de forma a não permitir a repetição dos erros que ocasionaram os atuais gargalos enfrentados pelas pessoas que necessitam se deslocar diariamente para o exercício de suas atividades...
Marcio Fortes
...necessidade do estabelecimento de uma boa e contínua base de planejamento – precisamos que essas cidades tenham planos diretores consistentes, particularmente em se tratando de grandes aglomerações urbanas e regiões metropolitanas – precisamos igualmente, nesses mesmos casos, de arcabouço institucional que seja compatível com o objetivo de melhorar a atuação dos transportes no conjunto dos municípios neles compreendidos e de novas bases para o financiamento dos serviços de transporte coletivo urbano, garantindo condições de sustentabilidade aos mesmos. Trata-se de questões que exigem decisão política firme...
Raul de Bonis
...a área de transportes trata setorialmente o seu planejamento, o transporte não enxerga a cidade como um instrumento vivo.
Plínio Assmann
...o nosso principal desafio nas cidades brasileiras, em se falando de transporte urbano, eu considero que seja o gerenciamento... Nossas cidades hoje estão pouco preparadas para gerenciar o transporte urbano como um todo... O ideal é ter um órgão ou uma política federal, estadual e municipal trabalhando.
José Gaspar
...o problema urbano é delegado aos municípios e eles não têm poder nenhum para atuar. Faltam lideranças e nós não temos um conceito do que sejam as nossas cidades e para onde elas vão...o principal problema é exatamente a conceituação do que sejam as regiões metropolitanas e do que é preciso fazer para elas.
Plínio Assmann
...no Brasil não há previsão legal para as Regiões Metropolitanas de gestão compartilhada. Agora, existe a figura do consórcio público que pode suprir essa lacuna. Mas, mesmo assim, ainda depende muito da vontade política e o que vemos são partidos diferentes no estado e na prefeitura e a disputa política em coisas que não tem que haver. Tem que haver integração institucional. Os projetos de transporte precisam ter convergência de apoio para poderem acontecer. A cultura pouco Republicana no estado brasileiro acaba emperrando o projeto, dificultando o planejamento...
Marco Arildo
...é uma falta de política de governo, você tem o estado e existem as políticas que os diferentes governos estabelecem para atingir seus objetivos econômicos, sociais, financeiros, dentre outras. Dependerá da prioridade que cada grupo político que assume o governo dará, se não estiver no grupo de prioridade, não vai acontecer... Existem muitos projetos e idéias. O que falta é coordenação entre eles...
Hostílio Ratton
A necessária integração dos transportes...
...para que se tenha um transporte integrado na cidade é necessário que o projeto de transporte esteja dentro do projeto de uma cidade, que seja uma cidade inclusiva, territorialmente acessível à população e parcialmente e temporalmente através de uma oferta de transporte que combine tecnologias diferentes, mas integrados do ponto de vista físico, tarifário, operacional e institucional, que talvez seja o mais difícil...
Anísio Brasileiro
...o que precisa ser feito é, em primeiro lugar, implementar a integração que deve haver no sistema de transportes, ou seja, implantar o denominado transporte intermodal...
Fátima Bezerra
...o grande problema das integrações do transporte urbano nas metrópoles brasileiras é um projeto integrado e único de transporte entre as diversas cidades componentes das regiões metropolitanas, com os Estados e a União, quando esta é responsável pela operação de trens urbanos, fazendo com que tenhamos sistemas sobrepostos e com custos maiores devido à baixa produtividade...
Luiz Carlos Bertotto
...a integração entre os modos de transporte somente existirá a partir de planejamentos sérios e apolíticos, baseados em estudos e simulações científicas, com a participação abnegada dos poderes públicos envolvidos e de profissionais confiáveis...
Marcus Quintella
...precisamos que cada modo em separado seja dimensionado corretamente. O nó da questão, no entanto, são as estações de integração. Elas precisam ser previstas e, principalmente, projetadas de modo que todo e qualquer tipo de usuário possa utilizá-las.
Marilita Braga
...o primeiro passo para se conseguir a integração, é ter as diversas instâncias também integradas, visto que tem cidades que têm desde a administração federal até a municipal. As esferas administrativas devem ser envolvidas não só com o planejamento, mas também com a própria gestão e operação dos sistemas...
Hostílio Ratton
...a falta de melhores níveis e integração entre diferentes segmentos compreendidos pelo sistema de transporte em cada metrópole brasileira é sem dúvida, um dos pontos importantes do quadro de dificuldades.
Raul de Bonis
O transporte urbano e a inclusão social...
...existe um alto grau de imobilidade das pessoas que é uma função de um conjunto de fatores, dentre eles o custo e a dificuldade de acessar o transporte público.
Eduardo Vasconcelos
...a exclusão de muitas pessoas da prestação desses serviços vejo como uma decorrência do atual modelo de financiamento da prestação desses serviços, modelo esse encontrado em quase todas as cidades brasileiras...
Raul de Bonis
...é errado pensar que a iniciativa privada ou as pessoas individualmente gostam de substituir as ações que deveriam ser do estado. Eu vejo com muito sacrifício todas as iniciativas de transferir para a iniciativa privada muitas das aquisições que deveriam ser efetivamente do estado, no que diz respeito à infra-estrutura e à inclusão social...
Hostílio Ratton
...a inclusão social significa pelo menos três atuações. A primeira é repensar a rede de transporte... considerando que existem pessoas que não têm acesso a ele, mas que cabe ao poder público permitir esse acesso. A segunda é uma leitura extremamente dura, no sentido de compreender que o transporte público gera benefícios para mais pessoas... A terceira atuação é produzir uma nova rede, repensada em função dos novos conceitos das cidades.
Rômulo Dante Orrico Filho
...pela lógica atual, onde a tarifa é grande ou a exclusiva fonte de remuneração, é assim que se dá a busca do equilíbrio econômico-financeiro desses contratos. E, então na medida em que temos no País uma distribuição de renda muito ruim, não é possível elevar o valor das tarifas de modo a ser garantido tal equilíbrio econômico-financeiro. São, nessas condições, oferecidos serviços em quantidade e qualidade inadequadas e insuficientes, não garantindo especialmente aos mais pobres usufruir desses serviços. Temos aí o pior dos mundos.
Raul de Bonis
...o que a população quer não é tanto pagar uma tarifa menor, mas sim ter rapidez, no deslocamento, na mobilidade, tanto no ônibus, quanto no metrô, que já é um transporte consagrado...
Francisco Petrini
Os mecanismos de financiamento do setor...
... falta mais do que um conceito do que fazer nas cidades. A organização estrutural que temos nas cidades basicamente são as prefeituras e elas fazem o que podem, com as receitas que tem. Então elas não conseguem fazer muito mais do que estão fazendo, e nós não estamos enxergando efetivamente o que são as nossas cidades.
Plínio Assmann
...o problema da carestia das tarifas do transporte público é decorrente da falta de integração... bem como dos irrisórios investimentos e dos restritos subsídios e incentivos oferecidos ao setor...
Marcus Quintella
Há que se construir uma outra base, um outro modelo para o financiamento dos serviços, onde a qualidade e a universalização do acesso aos mesmos sejam os objetivos maiores a conquistar...
Raul de Bonis
...temos que, como na maioria dos países do mundo, fazer com que o sistema seja subsidiado, para que as pessoas de menor condição possam utilizar os serviços
Luiz Carlos Bertotto
...subsídio sempre vem associado à idéia negativa, porque a teoria liberal econômica considera o subsídio um erro. Mas não tem que trocar a palavra subsídio por palavra do tipo inversão, inclusão... Ou seja, são investimentos que a sociedade faz decididos num ambiente democrático, controlados pela sociedade, para você investir na própria sociedade que não cria condições de fazer sozinha.
Eduardo Vasconcelos
...subsídio só poderá ser aplicado se fatores como a melhoria dos sistemas, sua integração, cumprimento de horários, investimentos em infra-estrutura e gestão ocorram juntos, pois, caso contrário, estes subsídios não terão efeito para os usuários...
Luiz Carlos Bertotto
...os automobilistas que se beneficiam dos investimentos públicos nas vias, devem pagar taxas para estacionar nas áreas centrais das cidades...O pedágio urbano é uma possibilidade para automobilistas acessarem as áreas centrais das cidades pagando uma taxa para ser reinvestida na construção de vias e terminais para o transporte público...
Anísio Brasileiro
...claramente, em bom português, fazer com que os automobilistas que se beneficiam das ruas mais vazias, contribuam também para o transporte público e, com isso, facilitando a vida daqueles que não podem pagar pelo transporte público.
Rômulo Dante Orrico Filho
...o governo tomou consciência, e se não foi por planejamento, foi quase que por uma necessidade. As coisas se acumularam de tal forma que a própria iniciativa privada já falava no apagão de transporte... Uma das principais é a necessidade de um fluxo contínuo de recursos de financiamento...
Francisco Petrini
...não se pode exigir da cidade o dinheiro que ela não tem, o dinheiro tá lá na outra ponta. O dinheiro precisa ser tirado do petróleo, pode ser a alavanca de desenvolvimento do Brasil.
Plínio Assmann
O transporte sobre trilhos como solução...
...só o transporte de massa resolve o problema da circulação das pessoas nos centros urbanos...
Chico Alencar
... se em um período curto não for investido, e muito, em transporte de alta capacidade as grandes cidades brasileiras vão pagar um preço muito alto.
José Gaspar
...as redes metroviárias de inúmeras metrópoles do mundo constituem, de longa data, a base dos seus respectivos sistemas de transporte público. Nesse contexto, se faz necessário dotar nossas cidades de maior mobilidade e oferecer à sociedade brasileira os benefícios advindos a partir da adoção das referidas redes...
Alvaro Dias
...a solução, sem dúvida, nas grandes cidades, São Paulo e Rio principalmente, é o metrô. Sem o metrô, essas cidades não vão ter sustentabilidade, estarão comprometidas...
Francisco Petrini
... em São Paulo temos que ter 10 linhas de metrô, no Rio de Janeiro, sete, e nos outros lugares também. Esse projeto tem que ter em vista o futuro urbano, não apenas o mercado de pessoas transportadas.
Plínio Assmann
...você não terá mais a geração de grandes áreas com alta densidade populacional nas quais você faria novos sistemas metroferroviários. Isso não vai mais acontecer, não podemos nos esquecer disso. É um fenômeno histórico, geográfico, demográfico, então a tendência do sistema metroferroviário é se consolidar, se soubermos usar bem o dinheiro. O próximo passo será consolidá-lo nas grandes cidades brasileiras que realmente precisam dele.
Eduardo Vasconcelos
...acredito que privilegiar o transporte sobre trilhos seja uma medida urgente e necessária. É inconcebível continuarmos atrelados ao transporte sobre pneus nas regiões metropolitanas...
Álvaro Dias
Os desafios para o setor metroferroviário...
...um problema crítico a ser resolvido é o alto custo das tarifas de energia elétrica, que termina por onerar um transporte cuja principal característica é ser um transporte de massa no horário de pico...
Amin Alves Murad
...sistemas metroferroviários não são solução de curto prazo. A decisão sobre sua implantação precisa começar a ser decidida em curto prazo, mas como solução em médio prazo. Não se constrói uma linha de metrô em dois anos...
Rômulo Dante Orrico Filho
...para sua implantação e ampliação, deve passar, como qualquer outro sistema, por estudos de demanda, oferta, capacidade, custos de implantação, manutenção e operação para que cada local decida se este é o melhor sistema para sua cidade ou região...
Luiz Carlos Bertotto
...a visão que a área tem do seu futuro é de utilização máxima das capacidades instaladas. Então, os projetos só são considerados viáveis se tiverem uma superlotação de utilização. Esse é o conceito vigente, ou seja, o principal está feito e agora se precisa fazer o acessório, projetos mais leves são projetos menos importantes. Essa visão é perversa com a cidade e com o seu usuário.
Plínio Assmann
...o projeto muitas vezes não está nem definido e isso faz com que depois seja abandonado. Não existe nada mais caro do que uma obra iniciada e modificada.
Luis Cesário Amaro da Silveira
...é preciso custar mais barato para o poder público, ser muito mais eficiente e ter redes integradas e articuladas com o sistema de transporte da região...
Marco Arildo
...é um transporte que exige grandes investimentos, as cidades não tem como realizar tipo de investimento. Eu acho que o desafio são os recursos.
Peter Alouche
...a perspectiva é de crescimento, não há alternativa racional para as grandes cidades, mas precisa vencer os seguintes desafios: redução das tarifas de energia elétrica; definição de uma política de financiamento para implantação e constante atualização tecnológica dos sistemas; alteração da legislação das municipalidades de modo a permitir o uso do espaço aéreo das estações para a realização de empreendimentos comerciais; e permitir que as empresas concessionárias de transporte sobre trilhos também possam, por concessão, operar sistemas sobre pneus alimentadores sob sua gestão...
Amin Alves Murad
...está faltando a geração e o fornecimento de recursos...
Francisco Petrini
...é lógico que estão faltando investimentos, mas há alguns anos atrás nenhum deles estava investindo, ou investindo a quantia mínima perto da necessidade.
Joubert Flores
...o nosso grande desafio é “cutucar” a vontade política, para que essa vontade política, de fato, se traduza em ação. E essa ação é representada através da disponibilização de recursos...
Fátima Bezerra
...eu acho que de um lado, independente da quantidade de recursos a ser demandada pelo setor metroferroviáio, a questão está no fato da elaboração de uma política de desenvolvimento urbano pelo Governo Federal.
Inês Magalhães
...duas coisas fundamentais: que haja, por parte do administrador, a escolha efetiva do metrô, e o metrô custar menos do que custa hoje, tanto para implantação, quanto manutenção...
Marco Arildo
...temos uma relação com as operadoras metroferroviárias muito mais através dos comitês de operação e de manutenção, mas não há um comitê gerencial no âmbito empresarial. Como vou buscar financiamento? Hoje não temos uma política metroferroviária brasileira. Cada um, dentro das suas limitações, tenta buscar esse suporte lá fora.
José Gaspar
O futuro do transporte sobre trilhos de passageiros...
...não tenho nenhuma dúvida de que os próximos anos serão de muito trabalho para os metrôs: construção, ampliação, modernização...
Marco Arildo
...os Sistemas metroferroviários são pesados... Sua expansão física poderá acontecer com o VLT que trará grande benefício também, que é diferente, dos sistemas grandes e muito caros que temos atualmente na ferrovia...A tendência atual não só na Europa, mas como também na Ásia, é a adoção do conceito VLT para o transporte de média capacidade, ofertando um serviço de qualidade e confiabilidade...Isso eu acho que tem futuro no Brasil.
Eduardo Vasconcelos
...a implantação das linhas de VLT constitui-se numa grande oportunidade tanto para os gestores quanto para a indústria brasileira e esta é uma perspectiva que se apresenta no momento...
Marcio Fortes
A vontade política pró transporte metroferroviário...
...os políticos são eleitos por 4 anos, o sistema de transporte sobre trilhos para ser construído leva mais, então às vezes não entusiasma muito aos políticos, investir em sistemas que não dão retorno imediato.
Peter Alouche
...falta a chamada vontade política e maior interesse do setor privado...
Marcus Quintela
...falta fazer parte da pauta política, e só estará na pauta política quando isso for também uma preocupação da população...É preciso ficar claro que o trem e o metrô não existem para formar uma rede de trilhos, mas sim para formar uma rede de transporte...
Rogério Belda
...o principal problema é político, não é econômico nem de investimento, pois a cultura que temos no país é uma cultura rodoviarista e principalmente uma cultura do transporte individual que teve sua origem na década de 60.
Wagner Fajardo
...não é só uma questão de vontade política. Antecede a isso uma questão de concepção, ou seja, que entendimento o governo tem do ponto de vista dos modelos ou dos arranjos institucionais mais adequados para responder ao problema do transporte. O governo anterior adotou uma postura muito clara, no sentido de achar que o fortalecimento do sistema ferroviário não era necessário e, tanto é assim, que esse setor passou por um processo de sucateamento jamais visto...
Fátima Bezerra
...falta determinação política, planos e projetos que sejam feitos com cuidado, com urbanistas de primeira e que sejam adotados pelos eleitos, pelos vereadores, pelos deputados.
Peter Alouche
...o Brasil só vai realmente ter um bom transporte público, só vai ter boa segurança política enfim, no dia em que realmente houver a vontade política.
Fritz Utzeri
A necessidade da reorganização institucional...
...a Constituição de 88 não previu o que já existia na época, não tratou do capítulo organização brasileira. Criou regiões metropolitanas que são um belíssimo substantivo abstrato, elas não tem receita própria, elas não são poder, enfim, o fato é que elas não são instrumento prático para desenvolvimento urbano. E o poder central retirou-se dos transportes públicos, e na reforma fiscal apresentada na Constituição, os municípios brasileiros ficam paupérrimos, todos não têm a menor condição de investirem eles próprios na mobilidade. Então realmente as cidades são pobres, não têm condições de aumentar as suas receitas e o problema está aí.
Plínio Assmann
...devemos ter uma política nacional de apoio aos estados e municípios. A União não pode manter-se à margem do processo...
Marcio Fortes
...a estrutura de mobilidade do Ministério está muito aquém das necessidades das cidades brasileiras, por ter uma máquina muito pesada. Não tem a cultura de uma empresa ou autarquia, onde é criado todo o processo de planejamento e desenvolvimento. Seria necessário um órgão pensante para o Sistema de Transporte como um todo. Por mais que o Ministério das Cidades se esforce, sente-se a necessidade de um braço que possa auxiliar no pensar do transporte urbano.
José Gaspar
...agora a realidade, por conta de uma série de fatores, empurrou o Ministério das Cidades para uma posição aquém do que queríamos que fosse. Primeiro porque não se pode negar que existe uma disputa interna entre a área de transportes e a grande carência social nas áreas de habitação e saneamento. Então há uma disputa de recursos e há uma disputa de poder evidentemente.
Eduardo Vasconcelos
...o Governo Federal esteve ausente dessa discussão durante décadas e principalmente a partir da Constituição de 1988, quando se aprovou um artigo que diz que a gestão do transporte público é de responsabilidade do município e aí fez-se uma inversão absolutamente equivocada, de que o Governo Federal e o Estadual não têm responsabilidade sobre o transporte público...
Wagner Fajardo
...o Governo Federal parou com o subsídio do transporte urbano, responsabilizando o município pelo transporte público, gerando um vazio no que se diz respeito ao gerenciamento do Transporte Público.
José Gaspar
... está faltando realmente a participação do governo, porque na Europa o transporte coletivo é de responsabilidade do governo...
Luis Cesário Amaro da Silveira
... ou o Governo Federal compreende o papel que tem, não só do ponto de vista econômico e financeiro, mas principalmente na indução de políticas de transporte público ou não vamos conseguir...
Wagner Fajardo
...o Governo Federal já delegou à empresa (CBTU) a gestão de todos os projetos urbanos sobre trilhos que possuam aporte de recursos da União, além de ter reforçado as suas atribuições atuais de operadora de metrôs e trens urbanos...
Marcus Quintella
...existia no Governo Federal toda uma escola de formação, preocupação de criar grandes planejamentos, o que hoje não existe mais. Não existe mais no governo o conceito de capacitar os órgãos locais para gerenciar e talvez tenha sido o grande mote para acabar com a EBTU.
José Gaspar
...estou preocupado com o futuro da CBTU, porque a empresa perdeu boa parte de seu corpo técnico, detentor de grande parte da memória ferroviária do país e, oferece salários pouco atrativos, que não permitem uma renovação de seu quadro...
Marcus Quintella
...a CBTU opera metrôs e trens urbanos em cinco capitais estaduais. Ela tem aptidão tanto para operar transporte sobre trilhos quanto para formular soluções para o setor...
Marcio Fortes