Página 1 de 3

E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 11 Out 2011, 11:35
por Melekh
E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

HISTÓRICO DAS LINHAS:

LINHA AUXILIAR: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada.
Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina.
A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.


Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm
Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, que requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica

Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:

Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri
Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.

Em tempo: alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar. Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.

Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.

Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.

Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.




DadoDJ escreveu:Pessoal, segue abaixo algumas páginas do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, gentilmente cedidas pelo pesquisador Hugo Caramuru.
Esta edição fala especificamente e detalhadamente sobre a Linha Auxiliar. Leiam com atenção e divirtam-se:

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem


Material postado por DadoDJ

wll






Indice da Estações.

A primeira estação da Linha Auxiliar foi a Estação Mangueira, também conhecida como Fructeiras, tendo esta sido substituida pela Ilha das Moças e posteriormente por alfredo Maia.





Estação Mangueira/Fructeiras – km 2.639


Local exato.

Imagem


Imagem


Estação Ilha das Moças - Km 0.000

No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, onde podemos ter duas possibilidades, são elas:




Ilha das Moças seria a estação inicial depois de Mangueira ou então seria um sub-ramal que partia da Estação Mangueira.
Ilha das Moças, antes do aterro:

Imagem

Mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:

Imagem


Imagem

Localização de Ilha das Moças que era uma parada antes de Alfredo Maia.

Imagem

Material utilizado by DADO





Alfredo Maia – km 0.000 - 7-1-1902

Imagem

Imagem

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:36
por Melekh
Estação São Cristovão – km 1.320

São Cristovão - ainda com a Bitola Mista da Rio D'Ouro e Auxiliar

Imagem

Imagem

Imagem

Renanfsouza escreveu:Nome: São Cristóvão

Inauguração: 1858
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Dom Pedro II (1858-1889)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) (1889-1957)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) Imagem (1957-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramais: Campo Grande, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.
Plataformas: 4
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos, Lanchonete.
Integração: Estação São Cristóvão (Metrô Rio Imagem)

A Estação São Cristóvão foi inaugurada com a construção do primeiro trecho da então Estrada de Ferro Dom Pedro II, a Linha do Centro, que ligava a Estação Dom Pedro II (Central do Brasil) até a localidade então conhecida como Belém (atual Japeri).

Com diversas extensões em mais de 150 anos de operação, hoje a estação conta com quatro plataformas e é uma das mais importantes estações do sistema Supervia, atendendo a todos os ramais que partem da Central do Brasil: Campo Grande, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna. Apesar de haver um trecho em elevado no sentido Central do Brasil, a Estação São Cristóvão é em superfície e se localiza na Avenida Bartolomeu de Gusmão, sem número - CEP: 20.941-160 [1].

A estação encontra-se exatamente ao lado de outra estação ferroviária inaugurada em 1858: a Estação Quinta, que era privativa para a família imperial. A Estação São Cristóvão da Supervia é também integrada à Estação São Cristóvão do Metrô Rio. O nome da estação e do bairro homenageiam São Cristóvão, santo da Igreja Católica, padroeiro dos viajantes.

Foto 1: A plataforma em foco é a número 2
Imagem

Foto 2: As escadas da estação
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Série 8000 no Ramal de Campo Grande, plataforma 1
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Série 400 na plataforma 2
Imagem

Foto 7: Trilhos
Imagem

Foto 8: Série 2005 com destino a Bangu, no Ramal de Campo Grande, plataforma 1
Imagem

Foto 9: Plataformas 2 e 3
Imagem

Foto 10: Foco na plataforma 3
Imagem

Foto 11: Plataforma 1, a plataforma dos ramais de Campo Grande e Santa Cruz
Imagem

Foto 12: Por baixo das escadas
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Trilhos. A sombra da foto é da passarela de acesso
Imagem

Foto 15: Plataforma 2
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17: Série 400 com destino a Belford Roxo
Imagem

Foto 18: Extremidade da plataforma, com um Série 900 chegando no Ramal de Campo Grande rumo à Central do Brasil
Imagem

Foto 19:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-19 por Renan Souza

Referências Bibliográficas

[1] Site da Supervia, <http://www.supervia.com.br>, acessado em 28/08/2009.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:41
por Melekh
Estação/Parada Silva e Souza - Km 3.825

Imagem

Imagem


Vale ressaltar que esta estação, embora esteja constando como nome primitivo da Estação Triagem, não pode ser a mesma, pois ela não consta como pertencente a E.F. do Norte e posteriormente E. F. Leopoldina.

Também o local em que a referida parada se localiza, não é o mesmo da Estação Triagem.


Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios da antiga estação, de acordo com o Mapa e informação de antigos moradores.



Foto de Frente.


Imagem


Foto Lateral.

Imagem

Imagem

Imagem


Foto de Cima.

Imagem

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:41
por Melekh
Parada Jockey Club – Km x.xxx


Imagem


Imagem


Mapa.


Imagem


continua..

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:42
por Melekh
Estação Triagem - Km 4.380


Imagem


Imagem

Renanfsouza escreveu:Nome: Triagem

Inauguração: 1910
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1910-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo e Saracuruna.
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Integração: Estação Triagem (Metrô Rio Imagem - Linha 2)

Triagem é um bairro próximo a São Cristóvão. Ele é conhecido pela favela do Jacarezinho e pelo enorme prédio dos Correios, que é a central que faz a triagem da correspondência para as agências mais próximas das nossas casas. Pelo que me disseram, o bairro possui este nome por isso.

A estação possui integração com a Estação Triagem do Metrô Rio e é integrante dos ramais de Belford Roxo e Saracuruna.

A Estação Triagem possui duas plataformas, cada uma com duas linhas. Linha 1A, 1B, 2C e 2D: Central do Brasil x Belford Roxo, Belford Roxo x Central do Brasil, Central do Brasil x Saracuruna e Saracuruna x Central do Brasil, respectivamente.

Foto 1: Plataforma 1, sentido Belford Roxo
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Plataforma 2, trilhos no sentido Central do Brasil
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Composição sentido Saracuruna
Imagem

Foto 6: Foto tirada da passarela da estação. Todas as linhas no sentido Central do Brasil
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Fachada da Estação Triagem do Metrô Rio. A integração é feita pela passarela de onde foi tirada essa foto (a passarela possui acesso para ambos os sistemas)
Imagem

Foto 9: Saída da Estação Triagem (Supervia)
Imagem

Foto 10: Mais uma foto das linha no sentido Central do Brasil
Imagem

Foto 11: Por baixo da passarela
Imagem

Foto 12: Composição sentido Belford Roxo chegando à estação
Imagem

Foto 13: Mais uma geral com foco na plataforma 1
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-13 por Renan Souza

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:42
por Melekh
Estação Triagem – Cargas - Km 4.380 - 30-9-1910


À frente o Cruzamento da Linha do Norte com a E.F. Rio D’Ouro.

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:44
por Melekh
Estação Herédia de Sá (PE) - Km 5.708 -- 15-2-1908

Veja o mapa:


Imagem

Imagem

Imagem



Desta estação, saia um ramal para o Cais do Porto onde ficava a Estação Arará, vide abaixo:
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Ramal do Cais do Porto (Bitola mista)

Estação Arará - Km 10.738 -- 1942

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:44
por Melekh
Vieira Fazenda (P) (Jacarezinho) - km 6.280 - 15-2-1908

Imagem

Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Jacarézinho Antiga Vieira Fazenda

Inauguração: 15.02.1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Bom tirei poucas fotos da estação,e de dentro de trens de AC.Isso pq os arredores e a própria estação não são seguros obviamente e por isso ngm daqui do forum se arriscará a descer na estação e sair tirando fotos a rodo.Para complementar,muitas pessoas ficam na via para usar drogas,desde a parte na qual a linha da MRS vinda do Cajú se junta ao ramal de B.Roxo até um pouquinho depois da passagem de nível que existe cruzando a linha.

A passagem de nível é no local onde está o AS,além dos postes onde ficam os sinais luminosos:
Imagem

Nesse lado da passagem de nível você entra na comunidade do Jacaré:
Imagem

Entrada da plataforma 2:
Imagem

Imagem

Entrada da plataforma 1,desculpe mas as janelas do 703 são sujas pra cassete:
Imagem

Plataforma 1:
Imagem

Plataforma 2:
Imagem

Essa estrutura de concreto faz parte da RA,pra mim é um dos digamos símbolos da estação:
Imagem

Por enquanto é só. :UH:

P.S.:As duas fotos da plat.1A foram no 703,as restantes foram no TUE 953.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:45
por Melekh
Estação Cesario Machado (P) - km x.xxx -



Área em destaque abaixo:
Imagem

Imagem de satélite:
Imagem

Imagem

Imagem

Do Lado Direto, próximo a GE - Local da Estação ou Parada Cesário Machado.

Imagem

Antigo local da Cancela, rua Miguel Angelo próximo Estação ou Parada Cesário Machado.

Imagem


Local Exato da Estação ou Parada Cesário Machado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Provavel Estação ou Parada (Edificação)

Imagem

Imagem

Imagem pela linha.

Imagem

Imagem


Imagem


Na região, ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que, em 1934, fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho.


A antiga Fábrica Cruzeiro de fósforos, deu lugar à “General Electric - GE”, de equipamentos elétricos. A área faz limite com a favela do Jacarezinho.


A estação Dr. Cesário Machado, depois Maria da Graça, na Linha Auxiliar foi inaugurada em 1928, e está desativada. Com a construção da linha 2 do Metrô, Maria da Graça ganhou uma estação.


Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985 e pela Lei Complementar Nº 17 de 29 de julho de 1992 que cria a R.A. do Jacarezinho
.


Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenz ... p?area=052

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:46
por Melekh
Estação Maria da Graça - km 7.128 -- 13-6-1929


Foto feita do interior da Linha Férrea.

Imagem

Imagem


Foto feita do exterior da Linha Férrea.

Imagem

Imagem

A estação nos anos 1950. Acervo G. Ermakoff.
Imagem


Imagem


Estação com o o distico:


Imagem


A Plataforma:

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:46
por Melekh
Estação Engenheiro Del Castillo (P) - km 7.966 -- 28-3-1898

A estação de Del Castilho, inaugurada em 1898, foi uma das originais da E. F. Melhoramentos. Hoje é uma estação de trens metropolitanos. Havia outra estação com o mesmo nome que anteriormente se chamava Liberdade, da E. F. Rio D'Ouro, muito próxima a esta, e que hoje tem no seu lugar a estação de Del Castilho da linha 2 do metrô. Assim como esta outra estação, ficava junto à fábrica de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado para um shopping center. Hoje e já há muito tempo a estação de Del Castilho da antiga linha auxiliar transformou-se numa estação de trens metropolitanos, hoje operada pela Supervia.
Com a extinção da saída do Cajú, inicial da E.F. Rio D’ouro e a trnasferencia para Francisco Sá, esta passou a circular pelo ramal da Auxiliar em Bitola Mista, passando a usar a Estação Del Castilho da Auxiliar e desativando a Estação Liberdade. Vide o Mapa abaixo.

Imagem


Abaixo, a E.F. Rio D’ouro e Melhoramentos com as duas estações distintas.
Imagem


Imagem



Imagem



Imagem


Note a Direita, o local exato da saída para a E.F. Rio D’ouro.
Imagem

Renanfsouza escreveu:A estação Del Castilho é integrante do ramal de Belford Roxo. Ela possui apenas uma plataforma que possui duas linhas: 1A e 1B. Uma, no sentido Central e outra no sentido Belford Roxo.

Essa estação é bem próxima da estação do metrô do mesmo nome, mas infelizmente não há integração.

Todas as fotos foram tiradas de fora da estação. O muro era baixo e acho que deu para retratar bem.

Vamos às fotos.

Placa da estação, no final da plataforma:
Imagem

Algumas gerais:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A cabine dos seguranças, e acima, a passarela de acesso onde há a bilheteria e as roletas:
Imagem

Imagem

Imagem

A passarela de acesso, pelo lado do shopping Nova América:
Imagem

Imagem

Trilhos. A foto aponta para Belford Roxo:
Imagem

Imagem

Cobertura da estação, pela passarela:
Imagem

Imagem

Imagem

Escadas de acesso à plataforma:
Imagem

Abraços e axé a todos !

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:47
por Melekh
Estação Monhangaba (Wall Mart) (P) - km 9.225 -- 28-3-1898

Imagem


De Monhangaba, havia a ligação com o Ramal da Fabrica (Klabin).
Vide o Mapa abaixo:

Imagem

No site do Ralph, estações ferroviarias, conta que dai saia o Ramal das oficinas, acredito que esteja errada a informação, apesar de na foto eu ter colocado isso, baseando no Site http://www.estacoesferroviarias.com.br; vide as fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Este local é a Favela Fernão Cardim, feita encima do leito da ferrovia e atualmente ocupado por Milicianos.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:47
por Melekh
Estação Ziese (P) - km 9.400 -- 28-3-1898

O Ramal da Oficinas saia de Chave Zieze, após a extinção da ligação da E.F. Rio D’ouro que saia de Inhaúma.

Imagem

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:48
por Melekh
Cintra Vidal (P) (Pilares) - km 10.732 -- 25-3-1898



Imagem

Imagem

Imagem



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Pilares Antiga Cintra Vidal

Inauguração: 1898
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. E. F. Melhoramentos (1898-1903)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1903-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Imagem
Após Del Castilho,vem a estação Pilares.A estação já foi chamada de Cintra Vidal e hoje é Pilares por,entre outros motivos,ter próximo a esta estação a quadra da escola de samba Caprichosos de Pilares.Tirei fotos neste sábado(08/05),estava no TUE 901,q agora roda solto...Mas enfim as fotos:

Mezanino(Qualquer semelhança com os mezaninos das outras estações do ramal não é uma mera coincidência :D
Imagem

Placas e lixeiras:
Imagem

A estação conta somente com uma cobertura bem distante deste mezanino,contando também com bancos,a qual não consegui tirar uma foto.A tentativa deu nessa foto da extensa plataforma
Imagem

E o 901 segue rumo a Tomás Coelho,mas fui tirar fotos novamente só em Cavalcanti:
Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:48
por Melekh
Terra Nova (P) - km 10.906 -- 20-11-1905


A posição dessa casa que aparece na foto antiga e está de pé até hoje realmente não deixa dúvidas sobre a posição da estação Terra Nova. Inclusive sempre fiquei intrigado com a foto antiga dessa estação com toda essa gente. Parece ser um dia religioso, pois acho que é uma procissão...[/i]

Desta forma, procurei investigar e fui ao local no Dia de São Jorge, e fotografei, vejam comparando a foto antiga com a nova do Trecho da L. Auxiliar, Estação Terra Nova --- entre Tomas Coelho e Cintra Vidal (Pilares) --- que também tinha 04 linhas:

Foto Antiga: site - http://www.estacoesferroviarias.com.br

Imagem

Imagem

Fotos Novas - Resquício da Estação Terra Nova.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:49
por Melekh
Estação Tomaz Coelho - km 12.340 -- 15-2-1908




Imagem


Imagem



Imagem


Ao fundo, estação de Thomas Coelho, 03/2007. Foto Anderson.


Imagem

[D.S.R] David SR escreveu:Também coberta no dia 23 de dezembro no segundo encontro da galera do Rio, após nos despedimos do Renan na Central no início da tarde, eu e Guilherme partimos para o ramal 75 Belford Roxo no Trem 725, o 700 do Prezunic, desembarcamos na estação Tomaz Coelho, uma curiosidade desta estação é que a grafia do nome do bairro é Tomaz Coelho mesmo, mas na estação do Metrô que fica próxima a ela geograficamente mas não pode ser vista do local se escreve "Thomáz Coelho" =o , segue-se as fotos da estação, espero que gostem:



1- Assim que desembarcamos tiramos essa foto, o Trem que nos levou até a estação, 725, a plataforma é do sentido Belford Roxo e a foto também aponta para o mesmo sentido
Imagem

2- Alguns segundos depois da partida do 725, eis que chega no sentido Central um 700 AC (com Ar Condicionado) envelopado com publicidade do jornal Meia Hora de Noticias:
Imagem

3- Placa com o nome da estação e o 700 AC ao fundo:
Imagem

4- Foco na plataforma sentido Central, plataforma 2 via B:
Imagem

5- Foto feita abaixo do mezanino da estação da mesma plataforma:
Imagem

6- Final da plataforma sentido Belford Roxo, lado sul da estação, as vias seguem para a Central:
Imagem

7- Geral da estação feita decima do mezanino:
Imagem

8- Mais uma, desta vez com a sombra de uma nuvem que encobriu o sol por alguns segundos, ajudou na foto. :rl: :
Imagem

9- Série 900 AC também com publicidade do jornal Meia Hora no sentido Central:
Imagem

10- Mezanino:
Imagem

11- Mesmo 900 AC da foto 9 chegando na estação, tentativa mal sucedida de angulo máscara frontal x lateral + plataforma:
Imagem

12 Ao centro a saída da estação e a cobertura da plataforma sentido Belford Roxo:
Imagem


Tem mais algumas fotos a serem postadas desta estação, por enquanto é só, espero que tenha dado pra quem é de fora a real imagem que tivemos desta estação que como as demais do ramal passaram por reformas nos últimos 2 anos, e eu e Guilherme seguimos para a estação Cavalcante no 700 AC que pelo intervalo do ramal pode ir até a Central e retornar no sentido Belford Roxo, o0, horário de menor movimento também... o Trem nem chegou tão cheio. ;)

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:49
por Melekh
Estação Cruvello Cavalcanti (P) - km 13.716 -- 15-2-1908


Imagem
A estação de Cavalcanti, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

Imagem

Imagem


Imagem



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Cavalcante

Inauguração: 1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Depois de passar a bordo do 901 por Pilares,tirei 4 fotos da estação de Cavalcante,que antecede Magno/Merc.de Madureira.

A estação é em plataforma única.A mesma segue um certo padrão aplicado nas estações do Belford Roxo.
Imagem

Imagem

Se forem reparar bm,se assemelha muito ao mezanino de outras estações já relatadas como Rocha Miranda por exemplo:
Imagem

E o trem segue rumo a Magno:
Imagem

Por enquanto é somente isso ;)

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:51
por Melekh
Estação Engº Leal (P) - km 14.332 -- 15-2-1908



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



Imagem


Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:52
por Melekh
Estação Eduardo Araujo (P) - km 15.458 -- 15.02.1908



Imagem


Imagem


Imagem



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



Imagem


Imagem


Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Enviado: 11 Out 2011, 11:53
por Melekh
Estação Inharajá (P) (Magno - Mercadão Madureira) - km 16.117 -- 28-3-1898




Imagem


Imagem


Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Mercadão de Madureira (Antiga Magno)

Inauguração: 15.02.1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:1
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

A pedido do David SR,estou postando as fotos de autoria dele da estação Mercadão de Madureira,ou para alguns(como eu :lol: )Magno...

E essas fotos foram tiradas durante a greve dos ferroviários e enquanto o ramal de Belford Roxo esteve fechada:
Imagem
A via da direita é a da MRS,e naquele desvio dá pra aquele pequeno terreno onde ficam às vezes uns dois ou tres vagões com lixo retirado da via local...
Imagem
Os acessos apertados a plataforma:
Imagem

Imagem

Se tiveram retratos dos transtornos dessa greve dos ferroviários são estas as fotos...

Relembrando: TUDO PELA SEGURANÇA DE NÓS USUÁRIOS...

Fotos por André Vasconcellos [*Adicionadas ao primeiro post]

Imagem

Roletas de entrada:
Imagem

Saída:
Imagem

Imagem

A foto aponta para o sentido Belford Roxo:
Imagem

Já esta aponta para a Central e a fechadíssima "'curva de Magno'" :rl: :
Imagem

Degraus,feitos devido a altura e o vão entre o trem e a plataforma q seria excessiva se não fossem eles,esse é na linha sentido Central...
Imagem

...já essa aqui é na linha sentido Belford:
Imagem

Nessas pequenas construções existe um refeitório,pequenas "'salas de estar'" e banheiros para os funcionários,além de almoxarifado para o pessoal da limpeza,etc.
Imagem