Atualmente das 4 SD40M originais, somente a 5201 e a 5202 ainda permanecem como as SD40M-2 modernizadas pela Villares em 1989 (5203 foi modernizada pela MRS para SD40M-3). Assim como as SD38M, essas locomotivas também foram construídas com estrado de SD35 resultando nessa aparência sem os ''varandões'' como nas SD40-2.
É muito fácil confundi-las com as SD38M devido ao mesmo projeto, mas existem diferenças e são até fáceis de se ver. A primeira vista o que mais as diferencia das SD38M é o ronco inconfundível das GM turbo-alimentadas com as GM sopradas, outra maneira é pela numeração série 5100 (SD38M) e série 5201 a 5203 (SD40M-2/3).
Na estética atualmente são 3 coisas simples de se observar:
1°= O freio dinâmico das SD40M-2 é maior do que o das SD38M devido elas terem maior potência e serem mais modernas
2°= As SD40M-2 possuem 3 ventiladores para os radiadores de água do motor-diesel, inclusive a grade lateral desses radiadores são maiores, enquanto que as SD38M possuem 2
3°= Ainda no teto, observando o escapamento do MD, se observa o típico ''quadradão'' divido das GM turbo-alimentadas, nas SD38M a típica dupla de escape com tampinha móvel (movida a pressão do escape) das GM sopradas.
A 5202 foi a ultima delas a ser pintada com o padrão da MRS, por volta de 08/07/2005 em sua RG na oficina do EHF. Nenhuma delas recebeu o 2° padrão de pintura RFFSA.
Vistas deste ângulo comparando com a SD38M 5126 são minímas as diferenças, a principal delas é caixa do jumper das SD40M-2 fixada acima do passadiço, nas SD38M ela fica abaixo do nível do passadiço, o que pode ser observado na SD38M 5144.
Atualmente com a volta de toda a frota GM para Barra do Piraí, as locomotivas que possuíam as orelhas de elefante estão tendo o dispositivo retirado.
Vistas de cima as diferenças são bastante visíveis, SD40M-2 e SD38M 5143 respectivamente:
Quando juntas com as SD40-2 é fácil notar a grande diferença do projeto.
Nas fotos abaixo pode-se observar a diferença do tamanho do banco resistor e também de outros sistemas. Nota-se também a diferença do tamanho das grades dos radiadores devido a maior quantidade de colméias e o maior número de ventiladores. Locomotivas SD40M-2 5202 e SD38M 5109 respectivamente.









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