Página 1 de 1

[Notícia] Estação Brás ganha escadas rolantes inteligentes

Enviado: 20 Ago 2008, 18:32
por Tiago Costa
ESTAÇÃO BRÁS GANHA CINCO ESCADAS ROLANTES INTELIGENTES

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciou, nessa semana, a instalação de cinco novas escadas rolantes na Estação Brás, por onde circulam diariamente mais de 300 mil usuários. Os novos equipamentos têm alta capacidade de carregamento e possuem sistema inteligente de uso de energia. Após a conclusão da obra, prevista para outubro, os usuários do local terão, no total, 17 escadas rolantes e mais quatro fixas para acesso às plataformas e ao mezanino.

A Estação Brás atende às linhas 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], 11-Coral [Luz-Guaianazes-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e faz integração gratuita com o Metrô. As novas escadas estão capacitadas para atender ao número crescente de usuários que a estação vem recebendo. Medem, em média, 22 metros de comprimento por 1,70 metro de largura. Seu sistema inteligente de racionamento de energia faz com que a velocidade seja automaticamente reduzida quando estiver vazia e volte a aumentar, quando o sensor detectar usuários.

As intervenções começaram pela plataforma 1, onde chegam os trens da Linha 10 – Turquesa. Naquele local, uma escada fixa metálica foi desmontada e em seu lugar serão instaladas duas escadas rolantes.

Em seguida, outra escada fixa metálica será removida para a instalação de uma rolante. Desta vez, nas plataformas 4 e 5, de onde partem as composições do Expresso Leste, sentido Guaianazes, na Linha 11-Coral.

Nas plataformas 6 e 7, ponto de chegada e partida dos trens da linha 12–Coral, haverá substituição das escadas rolantes existentes pelas novas, com maior capacidade. Os equipamentos retirados serão instalados na plataforma 8, a única que ainda não possui escadas e a que apresenta menor movimentação de usuários.

Além das escadas rolantes, a estação também ganha mais duas escadas fixas metálicas. Uma para a plataforma 8 e outra nas plataformas 6 e 7. As escadas são metálicas e têm dimensões mais amplas do que as rolantes, para melhorar o controle do fluxo de usuários.

O gerente de Operação das Linhas 11–Coral e 12-Safira, José Augusto Bissacot, explicou que as intervenções foram necessárias por causa do constante aumento da demanda em todo o sistema e especialmente na estação Brás – que apresenta um dos maiores movimentos da rede. "Só para se ter uma idéia, em relação ao ano passado, a quantidade de usuários nas Linhas 11 e 12 aumentou cerca de 13%", exemplificou. "Com a redução dos intervalos entre os trens, que estamos implantando, a previsão é que o número de usuários aumente muito. Estamos pensando no futuro, por isso a instalação dessas escadas".

Ainda de acordo com gerente, a previsão é de que até o final de outubro, todas as escadas já estejam em pleno funcionamento. "Nós preparamos uma programação para a implantação desses equipamentos e à medida que eles forem sendo instalados, serão liberados ao público", afirmou.

Durante as obras, os usuários serão orientados através de avisos sonoros, com mensagens específicas e também com cartazes e banners, que foram preparados e afixados na estação. "Vamos informar ao nosso usuário que o transtorno que ele terá nesses meses, com as obras, será compensado com um melhor conforto depois da instalação das escadas", ressaltou Bissacot.

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4847

Enviado: 20 Ago 2008, 23:19
por Lipe Andreense
Muito bom !!!

Vi as obras nesse domingo, nas escadas mais próximas da entrada pela estação da SPR.
Aquelas escadas metálicas eram um pouco perigosas... molhadas eram mais ainda


Tratam-se dessas escadas:

Imagem






as próximas devem ser essas:
Imagem

Enviado: 21 Ago 2008, 11:45
por Lipe Andreense
Agora que reli a noticia vi que vão instalar escadas na plataforma 8, que não possui escadas (nem rolantes, nem fixas).
Mas essa plataforma quase não é utilizada. Será que ela vai passar a ser mais usada ??


é essa plataforma (à esquerda)
Imagem

Enviado: 21 Ago 2008, 14:20
por Sergio Silva
Será que já estão preparando a estação para a linha 13?

Enviado: 21 Ago 2008, 15:42
por Haiser
[Mode Ignorante ON ]

Antes as escadas eram Burras????

=p

[Mode Ignorante OFF ]

Enviado: 21 Ago 2008, 16:54
por HGP
Looshooo!!!

Enviado: 21 Ago 2008, 17:27
por Lipe Andreense
Sergio Silva escreveu:Será que já estão preparando a estação para a linha 13?
Acho que não...
Pelo edital, a empresa ganhadora vai construir as plataformas para o trem de Guarulhos no Brás também, então provavelmente será na região da plataforma desativada. (a curva a partir dali é bem fechada, será seguro ??)

Enviado: 22 Ago 2008, 00:11
por Sergio Silva
lipe_andreense escreveu:
Sergio Silva escreveu:Será que já estão preparando a estação para a linha 13?
Acho que não...
Pelo edital, a empresa ganhadora vai construir as plataformas para o trem de Guarulhos no Brás também, então provavelmente será na região da plataforma desativada. (a curva a partir dali é bem fechada, será seguro ??)
O bicho deve pegar uma restrição f***** naquele troço, se reaproveitarem as antigas plataformas da gare Roosevelt. Mas se já existiram plataformas lá, nada impede que existam novamente....

Mas, para mim, poderiam aproveitar as plataformas 6 e 7 para as duas linhas, utilizando painéis eletrônicos para informar o destino dos trens. O intervalo ficará em torno de 2 minutos no trecho Brás-Engenheiro Goulart, juntando as duas linhas (4 minutos para cada). O metrô trabalha com menos de 2 minutos (109 segundos), utilizando 2 plataformas em Tucuruvi, Jabaquara. E instalarão CBTC num futuro próximo.

Enfim, se for melhor construir novas plataformas para a linha 13, pode ser que seja melhor também, pelo menos para organizar o embarque.

Enviado: 22 Ago 2008, 00:14
por Sergio Silva
Em tempo: parte da plataforma 8 e do mezanino já está com tapumes para a instalação das escadas.