Princípios do 'MagLev' (em inglês)

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.
Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Princípios do 'MagLev' (em inglês)

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 14:55

Recebi de um dos amigos da Lista "HoM", no Yahoo Groups.

===============================

Principle of Maglev

--------------------------------------------------------------------------------
Maglev is a system in which the vehicle runs levitated from the guideway (corresponding to the rail tracks of conventional railways) by using electromagnetic forces between superconducting magnets on board the vehicle and coils on the ground. The following is a general explanation of the principle of Maglev.

Principle of magnetic levitation
The "8" figured levitation coils are installed on the sidewalls of the guideway. When the on-board superconducting magnets pass at a high speed about several centimeters below the center of these coils, an electric current is induced within the coils, which then act as electromagnets temporarily. As a result, there are forces which push the superconducting magnet upwards and ones which pull them upwards simultaneously, thereby levitating the Maglev vehicle.
Imagem


Principle of lateral guidance
The levitation coils facing each other are connected under the guideway, constituting a loop. When a running Maglev vehicle, that is a superconducting magnet, displaces laterally, an electric current is induced in the loop, resulting in a repulsive force acting on the levitation coils of the side near the car and an attractive force acting on the levitation coils of the side farther apart from the car. Thus, a running car is always located at the center of the guideway.
Imagem


Principle of propulsion
A repulsive force and an attractive force induced between the magnets are used to propel the vehicle (superconducting magnet). The propulsion coils located on the sidewalls on both sides of the guideway are energized by a three-phase alternating current from a substation, creating a shifting magnetic field on the guideway. The on-board superconducting magnets are attracted and pushed by the shifting field, propelling the Maglev vehicle.
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:08

will.dh escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=qevN7FqiVyA

:lol:

acho que a primeira vez que ouvi falar do maglev foi por causa desse video ai...
por causa da feira de ciencias da escola, um amigo me mostrou isso querendo fazer

mas o negocio era muito confuso de fazer ..e acabos optando por outra coisa :(

não li o texto ainda, depois do uma lida ...mas parece ser meio confuso isso :D


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:09

Eduardo escreveu:Já existe trens desse tipo funcionando comercialmente em algum lugar do mundo?


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:09

will.dh escreveu:acho que sim

se não me engano outro dia um forista do ssc que visitou xangai tirou fotos do maglev que liga a cidade com o aeroporto :o


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:09

Eduardo escreveu:^^ Realmente, somente Xangai tem um maglev comercial em funcionamento. Achei os seguintes artigos na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev

e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transrapid_de_Xangai

Esse trem chega a 400 km/h e faz uma extensão de 30 km em 8 minutos, ligando a cidade de Xangai ao aeroporto.

Dando uma lida nos artigos relacionados sugeridos pela Wikipédia descobri ainda que há 2 tipos diferentes de maglevs sendo testados na Alemanha e no Japão. O trem chinês que já está em operação usa o sistema alemão. O maior obstáculo para o novo sistema é o preço: o chinês custou 1,33 bilhões de dólares para o trecho de 30 km.

Li também um artigo (em inglês, desculpem se interpretei algo errado) que fala que há testes de maglevs em túneis especiais pressurizados onde o atrito com o ar é quase nulo, possibilitando velocidades de até 2000 mph, ou 3000 km/h! Isso possibilitaria ir de Nova Iorque a São Franisco ou Los Angeles em 1h30. Ou então, já pensou ir de São Paulo ao Rio em menos de 10 minutos?!?!

Mais informações em http://www.maglev2000.com/ (site de uma empresa americana que desenvolve pesquisas sobre o trem magnético).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante