Estação Júlio Prestes

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Jun 2008, 14:25

ImagemImagem
Imagem
Imagem


Ponto final da Linha 8 - Diamante.


Imagem


A estação atual foi construída no final da década de 1930 pela Estrada de Ferro Sorocabana e originalmente chamava-se Estação São Paulo. Antes da administração da FEPASA-DRM os trens do ramal Jurubatuba (hoje linha 9) partiam dessa estação, além de trens de passageiros com destino ao interior a ao litoral.
Grande parte da estação foi transformada em sala de concertos, a Sala São Paulo.



1 - A imponente fachada da estação e um pedaço da antiga estação.
Imagem


2 - Essa parte hoje é a Sala São Paulo.
Imagem


3 -
Imagem


4 - O relógio
Imagem


5 - Inscrições da Estrada de Ferro Sorocabana preservadas
Imagem


6 - Aqui sim é a estação propriamente dita.
Imagem


7 - Plataformas. São seis (três vias), mas só uma é usada.
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 - Antiga cabine de supervisão
Imagem


11 - As plataformas vão se estreitando
Imagem


12 - O Fepasão chegando
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 - A partir daqui são fotos tiradas de dentro do trem
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 - Trem partindo da estação
Imagem


20 -
Imagem


Mais algumas fotos tiradas hoje (03/02/2008):

21 - Passarela
Imagem


22 - Geral da estação vista da passarela
Imagem


23 -
Imagem


24 - Fim da plataforma
Imagem


25 - Coisas que só a linha B te oferece :lol:
Imagem


26 - Todas as vias se afunilam em apenas duas
Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Vicente » 24 Mai 2009, 00:12

Fepasão chegando junto à cabine...
Imagem

E de dentro dele, dá pra ver o Pátio da Luz. Dá pra ver, pequenininhas, a Alco do Expresso Turístico, e duas V-8. Atrás dessas V-8, tem duas Enlgish Eletric.
Imagem

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Pranda » 24 Mai 2009, 23:55

Um belo tópico que não tinha visto ainda.
Parabéns ao Lipe e ao Vicente pela recente contribuição, tudo nota 10 app app app
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Gustavodc » 30 Mai 2009, 23:32

Muito bom.

O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Haiser » 01 Jun 2009, 01:37

Sensacional!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Vicente » 01 Jun 2009, 11:06

Gustavodc escreveu:Muito bom.

O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.
Tem também o relógio da parte interna, com a sigla E.F.S., e os bancos com o logotipo da Mogiana (o CM entelaçado). Do banco, eu tenho foto, vou ver se posto à noite... okk


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Gustavodc » 10 Ago 2009, 17:19

Cadê sua imagem Vicente?

hehehehehehe

Pessoal (principalmente o senhor Tiado de Costas), recentemente colocaram ali em JPR uma placa falando do traçado geométrico da estação.
O que será feito ali?

Vão finalmente derrubar aqueles prédios-favelas?

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Vicente » 10 Ago 2009, 21:09

Caramba!!! Tinha me esquecido!!! :WK:
E não tô achando essa foto... :(


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Gustavodc » 11 Ago 2009, 07:56

Vicente A.O.Junior escreveu:Caramba!!! Tinha me esquecido!!! :WK:
E não tô achando essa foto... :(
E o senhor acha bonito? :P

Não tem problema, tenho certeza de que o tal relógio ainda está lá.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Vicente » 11 Ago 2009, 16:03

E está. Bem na cara das plataformas!
Os bancos da Mogiana, com o CM em ferro nos braços, também.
Que droga, não tô achando as fotos... wll

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Ramos » 13 Ago 2009, 20:22

Antes Júlio Prestes era uma das estações mais movimentadas da ferrovia. . .

1982
Imagem

1991
Imagem

anos 90
Imagem
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por R E N F E » 13 Ago 2009, 20:50

Em 2001 durante a feira "Negocios nos Trilhos" colocaram uma vaporosa na plataforma 6, e na plataforma 5 nada mais, nada menos que uma Dash-9 da Ferronorte, as duas locos focaram lado, a lado, sendo essa cena capa da RF falando sobre o evento. Pena nao ter a revista aqui em maos para escanear e postar a foto. :(

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Lopes » 13 Ago 2009, 23:20

Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:
Rodrigo Lopes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Gustavodc » 14 Ago 2009, 08:28

Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Vicente » 14 Ago 2009, 08:51

Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Francis » 14 Ago 2009, 16:53

Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.
Não só com o Metrô, mas também com o restante da rede (não esqueçamos que antes de ser CPTM as linhas não se conversavam, por isso Barra Funda é aquele labirinto horroroso).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Francis » 14 Ago 2009, 16:55

Vicente A.O.Junior escreveu:
Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.
Segundo simulações já feitas, vai bater lata. Esta idéia de virar a Linha 9 para o centro já é velha... mas com a linha 4, é inútil.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Jorge Luis » 15 Ago 2009, 10:49

Em São Paulo, tudo que é feito em materia de transporte, ja nasce saturado, parece que a linha 4 vai ser a salvação dos transportes, em breve nos veremos a linha 9 chegando no centro e os forista pedindo pelo amor de Deus para ser construida a linha Corifeu, e Linha 2 até Leopoldina,não se esqueça que enquanto a população cresce em ritimo de coelho, os investimento andam a passos de tartaruga. :gr:
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Ago 2009, 20:38

A população já não aumenta mais nesse ritmo alucinante. Isso aconteceu nas décadas de 1970 e 1980. Na década de 1990 a taxa de crescimento da população reduziu fortemente o ritmo (já vinha reduzindo o ritmo na década de 1980), e agora na década de 2000 já cresce a taxas bem baixas. Com isso, as projeções tornam-se mais precisas, já que o cenário não se altera radicalmente, como acontecia antigamente. Apesar disso, muitos bairros têm crescimento acelerado, enquanto outros têm crescimento negativo.


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: Estação Júlio Prestes

Mensagem não lida por R E N F E » 17 Ago 2009, 18:10

Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.

Nao acho quee ele bebeu, pois em algumas fotos notei que tinham acendido os farois da Dash e acendido a fornalha da vaporosa. O 3012 tambem esteve lá apenas com o primeiro carro na Plataforma 6, o resto do TUE ficou "atravessado" sobre aquele AMV que esta proximo ao fim da plataforma 5.

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 15 visitantes