Dado e Pessoal,
Chegou a hora da minha explanação.
Estou no trabalho e não posso usar o photobucket para fazer marcações nas fotos, mas seria uma maldade esperar até a noite e portanto terei que repostar algumas imagens para vocês me entenderem.
1) O Dado estava meio na dúvida sobre a posição da frente da estação no croqui abaixo.
Para mim, o nome Maria da Graça está voltado para a Rua Domingos de Magalhães.
Outra coisa é que o croqui está em 2 dimensões e não temos noção de profundidade, mas há também a forte possibilidade da plataforma não estar alinhada com a casinha da estação, mais ou menos como fiz o croqui de Inhaúma.
Isso eliminaria a possibilidade de cada trilho do total de 2, abraçar a estação, ou seja, passar um de cada lado.
Caso a casinha fosse alinhada, e houvesse um trilho de cada lado, a pessoa teria que passar por cima de um trilho para subir os degrauzinhos do croqui abaixo.
Agora observem abaixo o prédio da estação de Maria da Graça de acordo com a foto de 1937 indicado pelas setas verde limão e lilás. Isso seria a metade do predio e a outra estaria fora da foto.
Como o fotógrafo está do lado oposto ao do croqui acima, isso explicaria as janelas diferentes, ou seja, a fachada voltada para a Domingos de Magalhães tinha uma janela por módulo de parede e a da foto abaixo duas. Reparem!
Peguem o croqui acima e dividam ao meio verticalmente onde no portal aparece o nome Maria da Graça. Na foto acima de 1934 aparece apenas a metade direita, pois o fotógrafo que bateu a foto acima estaria atrás do croqui. Entenderam?
Agora olhem a foto abaixo postada pelo Dado ontem.
Quando o Dado disse que as janelas do tal galpão são parecidas com a do croqui, discordaria dele.
Porém do lado inverso, como abaixo, a questão muda.
Olhem um poste e atrás dele o galpão onde há uma descontinuidade na alvenaria e duas janelinhas verdes. Elas são IGUAIZINHAS as do croqui.
Sempre defendi a teoria que o galpão era muito maior que o que parecia no croqui. Caso fossem do mesmo tamanho, o banco da estação teria uns 4 metros de largura e a pessoa ao sentar ficaria com as perninhas balançando
Baseado no comentário acima, acho que o Galpão englobou o prediozinho original, mas na fachada voltada para a Domigos de Magalhães devido a questão das janelas.
O vão onde ficaria o portaozinho da estação original teria sido preenchido com alvenaria.
Olhem a foto abaixo.
Vejam abaixo na foto postada pelo Melekh.
Existe um "dente" ou descontinuidade na alvenaria para fora do galpão.
Juntando todas as fotos, aquele puxadinho seria ou foi a estação original do croqui e da foto de 1934.
Entenderam a explicação?