Melekh. Na realidade a coisa não é bem assim. Eu acredito pouco nos resquícios em áreas que sofreram intensa mudança urbanística. A minha esperança é que algum prédio de estação tenha sido, pelo menos parcialmente aproveitado, mas agora vamos ao exemplo prático.
A estação Pilares original (Rio D'ouro) foi totalmente demolida e não resta nenhum sinal, assim como as paradas entre o Cajú e Del Castilho.
A esperança é que mais trilhos possam ser achados como foram na ex-Suburbana.
No caso da ligação Carlos Sampaio-Austin-S.Cruz, posso considerar área rural, assim como o ramal de Xerém e nesse caso, a minha opinião muda totalmente.
Tenho a esperança que ainda existam ruínas de plataforma, pelo menos, nesses ramais.
Outra coisa, você que “roda” próximo do Meyer e Todos os Santos, sugiro que se tiver passando por perto e com tempo (sei que são muitas tarefas), que procure nestas igrejas mais antigas por fotos ou documentos.
Geralmente os párocos ou pastores costumam promover eventos, passeios nos quais muitas das vezes vão de trem.
Excelente sugestão. Inclusive freqüento essa igreja. Ao ligar para a secretaria, me informaram que não existe nada, mas vou tentar averiguar pessoalmente.
Mudando o assunto, já estou desconfiando que morro é aquele que está ao fundo na misteriosa cancela. Analisando a distância e altura e a ausência de outros morros mais altos e mais ao fundo, desconfio que seja um dos morros que forma o Complexo do Alemão.
Só para não haver trabalho desnecessário, você realmente tem a confirmação que tal foto é do município do Rio?
Sei que você disse que o fornecedor da foto disse ser no Méier, mas as linhas métricas provam o contrário.
As pesquisas continuam!!