Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Enviado: 26 Mai 2009, 21:02
Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.
A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.
No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.
Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.
Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência, construída sobre o leito da Serra Velha. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982.
Hojé há um Museu Ferroviário mantido pela ABPF, onde é possível visitar as máquinas fixas do sistema funicular, além de diversos objetos de uso ferroviário
Texto retirado de Wikipedia
_________________
Essas fotos foram tiradas em 22/07/2007, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em um atípico dia de sol e sem nuvens, coisa muito rara de se ver no alto da serra do mar.
São 56 imagens e estão divididas em 2 tópicos para facilitar a visualização. Veja a Parte 2
01 - Vista do mirante na parte alta da cidade, lá embaixo fica Cubatão.

02 - Vista do corte dos morros para passagem da via

03 - Estação e pátio, hoje da MRS

04 - Torre do relógio, que tenta ser uma réplica do Big Ben

05 - Uma composição abandonada

06 - Antigo posto médico, hoje posto turístico

07 - Uma Maria- Fumaça que faz um trajeto turistico bem curto

08 -

09 -

10 -

11 - Placa indicando o embarque para o trem de suburbio, que fechou em 2001

12 -

13 - Um pouco da estação e um pedaço da locomotiva de descida/subida da serra

14 - Antigo posto de comando da estação

15 - Hoje é posto da PFF

16 - Placa antiga da CBTU. Tinha subúrbio pra Santos ???

17 - Uma foto no Museu Ferroviário

18 - Carro de passageiros da Fepasa

19 -

20 - Algumas fotos do interior que eu consegui (me pendurando na janela)

21 -

22 -

23 - A partir daqui são fotos tiradas em outro dia (24/02/2008), com a câmera do Evandro. Eu me aproveitei da neblina intensa e entrei no carro sem ninguém ver.

24 - Corredor

25 - Interior de um dormitório

26 -

27 -

28 -

29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico

30 -

31 - Início da descida da Serra

32 - Detalhe da cremalheira no centro da via

33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra

34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980

35 -

36 -

37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular

38 -

39 -

40 - Vagão funerário

41 - Locomotiva Luciana, da EFCB

42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II

43 -

44 -

45 -

46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38

47 -

48 -

49 - Cabos de tração

50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas

51 - Agora uma locomotiva subindo

52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe

53 -

54 -

55 - Quinta máquina da Serra Nova

56 - Quarta máquina da Serra Velha

Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.
A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.
No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.
Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.
Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência, construída sobre o leito da Serra Velha. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982.
Hojé há um Museu Ferroviário mantido pela ABPF, onde é possível visitar as máquinas fixas do sistema funicular, além de diversos objetos de uso ferroviário
Texto retirado de Wikipedia
_________________
Essas fotos foram tiradas em 22/07/2007, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em um atípico dia de sol e sem nuvens, coisa muito rara de se ver no alto da serra do mar.
São 56 imagens e estão divididas em 2 tópicos para facilitar a visualização. Veja a Parte 2
01 - Vista do mirante na parte alta da cidade, lá embaixo fica Cubatão.

02 - Vista do corte dos morros para passagem da via

03 - Estação e pátio, hoje da MRS

04 - Torre do relógio, que tenta ser uma réplica do Big Ben

05 - Uma composição abandonada

06 - Antigo posto médico, hoje posto turístico

07 - Uma Maria- Fumaça que faz um trajeto turistico bem curto

08 -

09 -

10 -

11 - Placa indicando o embarque para o trem de suburbio, que fechou em 2001

12 -

13 - Um pouco da estação e um pedaço da locomotiva de descida/subida da serra

14 - Antigo posto de comando da estação

15 - Hoje é posto da PFF

16 - Placa antiga da CBTU. Tinha subúrbio pra Santos ???


17 - Uma foto no Museu Ferroviário

18 - Carro de passageiros da Fepasa

19 -

20 - Algumas fotos do interior que eu consegui (me pendurando na janela)

21 -

22 -

23 - A partir daqui são fotos tiradas em outro dia (24/02/2008), com a câmera do Evandro. Eu me aproveitei da neblina intensa e entrei no carro sem ninguém ver.

24 - Corredor

25 - Interior de um dormitório

26 -

27 -

28 -

29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico

30 -

31 - Início da descida da Serra

32 - Detalhe da cremalheira no centro da via

33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra

34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980

35 -

36 -

37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular

38 -

39 -

40 - Vagão funerário

41 - Locomotiva Luciana, da EFCB

42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II

43 -

44 -

45 -

46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38

47 -

48 -

49 - Cabos de tração

50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas

51 - Agora uma locomotiva subindo

52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe

53 -

54 -

55 - Quinta máquina da Serra Nova

56 - Quarta máquina da Serra Velha
