Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)
Enviado: 03 Jul 2010, 20:38
Mapa antigo mostrando algumas linhas na região de Benfica e São Francisco Xavier:

Note que na época havia muito poucas ruas na região ...[/quote]
Muito interessante esse mapa, que deve ser da década de 10 ou 20. Digo isso, pois a Parada Silva e Souza foi aberta em 1910 e já existe no mapa que você achou. Essa parada mudou depois para triagem. SILVA E SOUZA=TRIAGEM.
A atualmente extinta estação Herédia de Sá existia também e está dentro da abrangência do mapa.
Apesar de poucas ruas dá para perceber alguma coisa. A parada Benfica (BEMFICA nessa época) era onde o viaduto de Benfica começa, junto ao ex prédio abandonado e favelizado da CCPL.
A estrada de ferro do Norte também está abrangida, mas o mapa não abrange ainda a estação de Manguinhos (que se chamou Amorim). Não sei se na época desse mapa já tinha mudado de nome. No cantinho inferior direito dá para ver o MA de Manguinhos.
Que estação inicial será aquela que não sem nome no mapa?
Ela era vicinal a atual Rua Senador Bernardo Monteiro.
Realmente no mapa dá para ver que a Rio D'ouro avançava ao longo da Suburbana (até então inexistente).
O Jockey Clube era onde hoje existe a unidade do exército no Rocha na Rua Doutor Garnier que já existia.
Eu nunca entendi o traçado maluco da Conselheiro Mayrink fazendo curvas tipo escada. Vendo esse mapa, entendi. Era para desviar do terreno do Jockey.
Abraços.
Note que na época havia muito poucas ruas na região ...[/quote]
Muito interessante esse mapa, que deve ser da década de 10 ou 20. Digo isso, pois a Parada Silva e Souza foi aberta em 1910 e já existe no mapa que você achou. Essa parada mudou depois para triagem. SILVA E SOUZA=TRIAGEM.
A atualmente extinta estação Herédia de Sá existia também e está dentro da abrangência do mapa.
Apesar de poucas ruas dá para perceber alguma coisa. A parada Benfica (BEMFICA nessa época) era onde o viaduto de Benfica começa, junto ao ex prédio abandonado e favelizado da CCPL.
A estrada de ferro do Norte também está abrangida, mas o mapa não abrange ainda a estação de Manguinhos (que se chamou Amorim). Não sei se na época desse mapa já tinha mudado de nome. No cantinho inferior direito dá para ver o MA de Manguinhos.
Que estação inicial será aquela que não sem nome no mapa?
Ela era vicinal a atual Rua Senador Bernardo Monteiro.
Realmente no mapa dá para ver que a Rio D'ouro avançava ao longo da Suburbana (até então inexistente).
O Jockey Clube era onde hoje existe a unidade do exército no Rocha na Rua Doutor Garnier que já existia.
Eu nunca entendi o traçado maluco da Conselheiro Mayrink fazendo curvas tipo escada. Vendo esse mapa, entendi. Era para desviar do terreno do Jockey.
Abraços.