

Estive lá em setembro de 2000. Quando perguntei sobre os trens uma mulher me perguntou: "Voce não vai pegar trem?"haiser escreveu:Cresce número de usuários do trem em Salvador
17/11/2008 - Jornal da Mídia
A população do Subúrbio Ferroviário adotou, de vez, os trens suburbanos como o principal meio de transporte para chegar ao centro da cidade. Um levantamento realizado pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa vinculada à Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura (Setin) da Prefeitura do Salvador, que gerencia o sistema, indicou um crescimento de 11% no número de passageiros, entre janeiro e outubro deste ano, em relação a igual período do ano passado.
O incremento, baseado no número de bilhetes vendidos, chega a mais de 334 mil passageiros no período. Entre janeiro e outubro deste ano, o sistema registrou 3,301 milhões de usuários, enquanto no mesmo período de 2007, 2,966 milhões de passageiros utilizaram os trens suburbanos.
O diretor de Operação e Manutenção da CTS, Sérgio Coelho, aponta a regularidade e a maior oferta de trens como os principais fatores para o aumento da procura pelo transporte ferroviário de Salvador. Segundo ele, a operação do sistema com três trens possibilitou a redução do tempo de espera de 45 minutos para os atuais 27 a 30 minutos, melhorando a eficiência do sistema que transporta 15 mil pessoas por dia.
Atualmente, três trens amarelinhos, modernizados na atual gestão, sinalizados e com a presença de segurança nos vagões, operam na linha Calçada/Paripe. Para incorporar o terceiro trem à operação diária da ferrovia, a Prefeitura de Salvador recuperou vários trechos da via férrea nos bairros de Coutos, Itacaranha e Plataforma. As obras incluíram a substituição de 7.500 dormentes, assim como o nivelamento da via.
Outros três equipamentos, ainda não reformados, permanecem na reserva. Hoje, segundo Coelho, a linha férrea ainda não está completamente estruturada em toda a sua extensão para operar com mais de três trens simultaneamente. Ele calcula que até a modernização do quarto trem, o sistema ferroviário esteja pronto para receber mais um equipamento.
O tempo de espera deverá cair ainda mais no próximo ano, para 10 a 15 minutos, com a entrada em operação do quarto trem, que além da reforma e sinalização, também será climatizado. É que a CTS está aguardando o parecer da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) autorizando a licitação para reforma de mais três trens, cada um com três vagões. O diretor da CTS calcula que, se tudo correr bem, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em dezembro. Até o final do primeiro semestre de 2009, estima, pelo menos mais um trem poderá entrar em operação.
Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... 3&pagina=1
O que foi feito com estes TUE´s?metropolitano escreveu: O comboio ACF
flickr Patrícia Carmo
flickr Marina Palmeira
Nem tanto assim,os da EFS/Fepasa possuiam uma janela pequena e não possuiam essas escadinhas dos Pidners da CTS e tinham apenas três vagões.Rafael Lopes escreveu:Landrail escreveu:O comboio ACF
ACF 1962
flickr Patrícia Carmo
flickr Patrícia Carmo
flickr Valéria Simões 2005
flickr arte.Salvador
flickr arte.Salvador
flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]
Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa!![]()
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes