Mensagem não lida
por DadoDJ » 16 Set 2010, 00:10
Vamos lá:
Hoje visitei o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que fica na Rua Amoroso Lima, ao lado da Prefeitura. É a primeira vez que vou ao local, e ao mesmo tempo que me surpreendi, me decepcionei com algumas coisas ... pra começar, o esquema de segurança é fortíssimo ! Não pode subir com caneta, caderno, câmera, celular, bolsa, mochila, nada, só com a roupa do corpo. Seus pertences ficam num armário com cadeado e você leva a chave. Fui ao segundo andar, na seção de iconografia onde ficam imagens e mapas do acervo.
Chegando lá fui muito bem atendido pelos funcionários, que me ofereceram luvas para folhear um livro que se encontrava na mesa, sobre Petrópolis. Nada que me interessasse, parti para a pesquisa de imagens. Eis minha decepção: pesquisando por tudo quanto era palavra chave no sistema local (tentei nomes de ruas e avenidas, nomes de ferrovias, estações, bairros, muita coisa !), não me aparecia nenhuma foto inédita ! E fiquei mais decepcionado ainda que quando encontrei algo, não estava disponível ! Por exemplo: uma coleção de fotos feitas com o então na época deputado Chagas Freitas que mostra uma reunião dele com moradores das estações da E.F.Rio do Ouro (isso que eu não entendi: será que as estações desativadas viraram moradias ?) em 11-07-1962. A informação da foto diz que a Estação de Engenho da Rainha pode ser vista a direita, mas a imagem não aparece (não foi digitalizada ainda) ! ! !
Engraçado foi quando eu notei uma impressora ao meu lado, e resolvi perguntar, mesmo sabendo a resposta, se era possível imprimir alguma coisa. Com a óbvia pergunta negativa, perguntei como fazer para adqürir uma cópia de algum dado. A funcionária me explicou que só há duas maneiras: para fins acadêmicos e para exposição. No primeiro caso, um instituição tem que requerer a imagem e, caso seja aprovada, a imagem é copiada e fornecida (custa R$ 10,00), e no segundo caso, cada cópia custa R$ 200,00 se aprovada a cópia ! ! !
Insisti e perguntei o que eu teria que fazer para ter algum dado, e ela pensou, pensou e disse que não se recordava se alguém pessoa física tinha conseguido alguma cópia de imagem ! Mas 95% do que está no acervo é encontrado na internet ! ! ! Evitar copiar pra quê ? ? ?
Continuando na pesquisa por palavras chave, tentei Caju e apareceram várias fotos mostrando linhas de bonde do lado direito da R.Carlos Seidl e do seu lado esquerdo um buraco sendo pavimentado. Suspeito que seja o leito recém erradicado da EF Rio do Ouro. As fotos são de 1930.
Pesquisando por Praia Pequena, só apareceram as fotos da ponte que já conhecemos.
Pesquisando por Inhaúma, surgiu uma imagem do Prefeito Paulo de Frontin com um grupo de pessoas em frente ao que pode ser a estação, mas o ângulo está muito fechado, só dá pra ver uma parede e um pouco do telhado !
(continua ...)