Série 1600 - Budd/Mafersa

Moderador: Lipe Andreense


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Dez 2009, 13:03

Alguém me falou (acho que o Raphael) que houve trinca em um (ou mais) truques, e por isso ele está imobilizado. Acho que se não encontrarem truques substitutos vão baixá-lo definitivamente.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 07 Dez 2009, 13:09

VHarlamov escreveu:^^
Ôpa, claro que serve, valeu mesmo :beer:! Eles rodaram por quais linhas? E por quê não permaneceram aqui?
No final da década de 70, a então RFFSA - DES (Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio) encomendou a aquisição de 150 trens unidades elétricos, onde a encomenda foi dividida da seguinte forma:

- 30 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Mafersa / Hitachi / Toshiba (Série 700);
- 60 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Santa Matilde / MAN / GEC / Villares (Série 800);
- 60 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Francorail / MTE / JS / BBC / Cobrasma (Série 900).

Entretanto, junto à aquisição de todos esses carros, deveriam sofrer intervenções o sistema de sinalização, assim como a melhoria das estações e via permanente.

Porém, o que ocorreu nào foi exatamente o que estava previsto: muitas das melhorias nào foram implantadas, e devido a isso, a RFFSA - DES passou de falta a ter sobre de trens. Por causa disso a RFFSA congelou o contrato de fornecimento com o CCTU (consórcio Construtor de Trens Unidades, representado no Brasil pela Cobrasma).

Em 1984, uma nova empresa era criada para gerir os sistemas de trens urbanos na esfera federal: nascia assim a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Como o sistema gerido pela CBTU em São Paulo (STU-SP) estava apresentando um grave crise na oferta de transporte (subsistema Noroeste - Sudeste - antiga EFSJ), a CBTU tomou duas atitudes:

- adquiriu sem licitação um total de 25 trens junto ao consórcio Mafersa / Hitachi / Toshiba (o projeto desses trens seria semelhante ao dos 30 trens previamente fornecidos à RFFSA, entretanto sofreiam alterações para rodarem em São Paulo, como por exemplo o ATC);
- descongelou o contrato com o CCTU, alocando assim os últimos trens faltantes do contrato de fornecimento da série 900.

Assim, tinha início a saga dos TUE's da Série 900 em São Paulo.

Eles circularam prioritariamente no subsistema Noroeste - Sudeste (atuais linhas 7 & 10), fazendo a maior parte do tempo a linha entre as estações Pirituba e Mauá. (Naquela época, a CBTU manteve o sistema de operação com oera praticado pela EFSJ / RFFSA, ou seja, os trens não eram somente Luz - francisco Morato e Luz - Rio Grande da Serra como é hoje.)

No final da década de 80 a CBTU decidiu pelo envio definitivo dos trens da Série 900 para a Superintendência de Trens Urbanos do rio de Janeiro (STU-RJ).

Algumas pessoas afirmam que as unidades que circularam em São Paulo são as dez últimas (E950 - ER950 - ER1950 - E1950 até E960 - ER960 - ER1960 - E1960). Mãs não sei dizer se realmente só os dez últimos TUE's dessa série circularam na STU-SP.

Ufa, acho que assim expliquei um pouco da saga dos 900 em Sampa!!! :Y:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 07 Dez 2009, 13:12

Tiago Costa escreveu:Alguém me falou (acho que o Raphael) que houve trinca em um (ou mais) truques, e por isso ele está imobilizado. Acho que se não encontrarem truques substitutos vão baixá-lo definitivamente.
Tiago, que os TUE's da Série 1600 apresentam graves problemas de trincas nos truques motores é um fato conhecido wll brb nnoo (tanto que a maioria dos trens desta série apresentamnos carros motores truques fundidos Commomwealth oriundos dos trens da Série 1400).

Pode ser que esse seja realmente o problema do 1605/1606, mas creio que a CPTM não reteria um trem só por causa disso. A CPTM deve possuir alguns truques da série 1400, e poderia muito bem "pegar emprestado" alsguns desses truques enquanto se investiga os truques originais do 1605/1606.

Vamos aguardar pra ver o que aconteceu de fato!
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Dez 2009, 13:18

Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu :D.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 07 Dez 2009, 13:25

Tiago Costa escreveu:Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu :D.
Liga pro Avelleda então... Se ele nào souber, danou-se tudo!!!! :P
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Dez 2009, 14:02

Mais fácil ligar para algum técnico de manutenção do ISP, ehehe.


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 07 Dez 2009, 19:25

Tivessem visto isso antes de gastar dinheiro para pintá-lo! Mau uso do nosso rico dinheirinho! wll
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Felipe02 » 07 Dez 2009, 23:00

Bom tive sorte de andar nele então? kk

Nesses ultimos meses mesmo ele só vive parado em ISP... e nunca vi ele operar na L12...

Avatar do usuário

Raphael
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 16 Ago 2009, 22:43
Localização: Poá, Sp

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Raphael » 08 Dez 2009, 12:57

O Tang ficou em ISP na semana passada inteira, foi para o Abrigo de Brás na sexta e voltou operar com tudo no domingo!
Está firme e forte na extensão da Linha 11! <O>

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por DNER » 08 Dez 2009, 17:50

Erick_UT440R escreveu:
Tiago Costa escreveu:Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu :D.
Liga pro Avelleda então... Se ele nào souber, danou-se tudo!!!! :P

Ô louco cara, se nem o Avelleda souber, aí lascou tudo mesmo!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por AGV » 08 Dez 2009, 17:56

DNER escreveu: Ô louco cara, se nem o Avelleda souber, aí lascou tudo mesmo!

O problema não é ele não saber e sim o responsável direto, o que muito provavelmente, não deve ser o caso.........


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Will . » 08 Dez 2009, 18:28

Rafael Lopes escreveu:O Tang Sabor Tomate está rodando regularmente? Nunca o vi operando pessoalmente e só o vi semana passada no ISP.

eu usei ele no domingo a tarde, como já falou o Raphael, e vi ele hoje tambem



--
as minhas ferias estao chegando e finalmente virarei um usuario com tempo de comentar novamente e resolver tambem algumas pendencias ... :D

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Vicente » 08 Dez 2009, 19:00

^^
Concordo.
O presidente tem em mente as coisas "macro" da empresa (orçamento, metas), e não os detalhes da operação (desta parte, a diretoria normalmente conhece só o "geralzão") .
Numa empresa de milhares de funcionários, é impossível conhecer tudo. Detalhes só chegam à presidência se a coisa está totalmente incontrolável. Estamos falando de um problema de um trem. A CPTM tem centenas...

[Exagero] Não é como cuidar de um boteco, onde você limpa o chão, faz as compras e serve os fregueses. [/Exagero]


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 09 Dez 2009, 12:31

Erick.

Sobre os Série 900, um fato que me deixou intrigado por causa desse boato de terem sido os 10 últimos Trens do lote que foram enviados para SP, é que por coincidência ou mero acaso do destino, a maioria dos carros entre as numerações, E-950 e E-1960 foram baixados, o0
Um que ficou firme e forte e ainda foi reformado (este sem AC" foi o E-960/E-1960.
Pena não haver nenhum vestigio que possa comprovar se o mesmo foi realmente um dos que operaram em SP. :(
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 10 Dez 2009, 00:23

[D.S.R] David SR escreveu:Erick.

Sobre os Série 900, um fato que me deixou intrigado por causa desse boato de terem sido os 10 últimos Trens do lote que foram enviados para SP, é que por coincidência ou mero acaso do destino, a maioria dos carros entre as numerações, E-950 e E-1960 foram baixados, o0
Um que ficou firme e forte e ainda foi reformado (este sem AC" foi o E-960/E-1960.
Pena não haver nenhum vestigio que possa comprovar se o mesmo foi realmente um dos que operaram em SP. :(
David, posso afirmar com 99,999% de certeza que o E960 operou em São Paulo. Meu pai na época trabalhava na Cobrasma, e ele comenta que o contrato dos trens "RIO II e RIO IV" (como eram conhecidos os 900 internamente pelo pessoal da Cobrasma) foi congelado e depois reativado, sendo que os últimos rodariam em São Paulo.

A incerteza é a quantidade exata: alguns dizem que foram os dez últimos trens, outros falam que foram os últimos quinze trens.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Nick Sousa
USUÁRIO JR
Mensagens: 195
Registrado em: 10 Dez 2009, 15:47

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Nick Sousa » 17 Dez 2009, 14:35

Alguém tem informações de quando e em que linha o 1605 tem mais frequencia em operar, procuro ele pra filmar desde o ano passado...

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Felipe02 » 17 Dez 2009, 14:46

Nick Sousa escreveu:Alguém tem informações de quando e em que linha o 1605 tem mais frequencia em operar, procuro ele pra filmar desde o ano passado...
O tang roda praticamente só na 11, mas ele anda com problemas e fica mais é só em ISP


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Dez 2009, 15:51

Parece que o problema não foi nos truques (ufa :D!) mas sim no ATC do trem, que tem algum problema.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Dez 2009, 18:32

Hoje vi uma unidade do 1600, coberta com uma lona azul da IESA.


Se for um novo reformado, então a IESA ja mandou ele pintadinho de vremeio
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Série 1600 - Budd/Mafersa

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 17 Dez 2009, 20:03

lipe_andreense escreveu:[...] vremeio
"vremeio" fail.
Como engenheiro, grande poeta.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante