[Notícia]Aprovada PPP para compra de trens da CPTM (Linha 8)

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[Notícia]Aprovada PPP para compra de trens da CPTM (Linha 8)

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Set 2008, 23:07

Aprovada PPP para compra de trens da CPTM
Terça-feira, 09 de Setembro de 2008 às 20h31

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (09/09) no Palácio dos Bandeirantes, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou a realização dessa modalidade de compra de trens para a Linha Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes na região central da capital.

Serão 288 vagões, que formam 36 composições, sendo 12 reformadas e 24 totalmente novas. Para o vice-governador Alberto Goldman, presidente do conselho, a compra de novos trens será importante para beneficiar os 334 mil usuários diários dessa linha. "O objetivo é transformar essa linha em um metrô de superfície em termos de rapidez e conforto", disse.

O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas.

Modernização

Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM inclui reformas das estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Eng° Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.

A estimativa da empresa é que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos, a oferta de lugares aumente de 20 mil para 34 mil por hora/sentido, e o número de usuários em dia útil suba dos atuais 334 mil para 422 mil.

Da Secretaria de Desenvolvimento

Fonte: São Paulo - Notícias
Link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenot ... p?id=98554
___________________________________________________________________________
Não entendi muito bem o que vai ser feito, mas eu, por enquanto, gostei da notícia :D :D :D!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 09 Set 2008, 23:29

No que se trata o PPP?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Set 2008, 23:31

é realmente necessário a compra de novos trens ?????

não dá pra reformar a frota atual ?

Ou a frota atual só poderá formar 12 composições de 8 carros (288/36=8)



"Transformar a linha em metro de superficie"
Isso a linha já é, mas ninguem quer aceitar... :rl:
Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Set 2008, 23:40

Eu acho que vão fazer trens "novos", isso é, vão aproveitar toda a frota existente, já que são justamente 288 carros da série 5000. Mas para fazer 36 composições de 8 carros, vários carros reboques têm que ser transformados em carros motores. De qualquer forma, como já vimos nos 2100, dá pra fazer uma super-reforma nos trens, não uma reforminha simples.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Set 2008, 23:57

Hum.... tendi.

Ainda bem, eu adoro o 5000 :D

(só espero que a Alstom passe longe deles)
Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Set 2008, 00:07

Eu também. Espero que seja uma reforma à altura deles (Alstom? Não, obrigado :lol:).


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 10 Set 2008, 00:21

lipe_andreense escreveu:é realmente necessário a compra de novos trens ?????

não dá pra reformar a frota atual ?
Foi exatamente nisso que pensei quando li pela primeira vez. Agora, com as devidas explicações, fiquei contente. Adoro a série 5000 também e acredito que, com uma reforma caprichada (acho que a Bombardier seria uma boa candidata) como feita nos TUEs da Linha 12 - Safira, podem muito bem virem a se tornar a série mais prestigiosa da CPTM.

A transformação de carros reboques em carros motores traria alguma alteração de performance para esta série?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Set 2008, 00:26

Vidal escreveu:A transformação de carros reboques em carros motores traria alguma alteração de performance para esta série?
Traria sim, para melhor.
Atualmente são 4 carros motor para 12 carros.

Com a reforma serão 4 carros motor para 8 carros, ou seja, 50% motorizada, atual,mente são 33% de motorização.




A motorização de reboques será para formar novas composições, pois não há motores suficientes para todos os carros na formação 8 carros
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 10 Set 2008, 00:50

mmm boa notícia :D


no começo não tava entendendo nada... falaram de 'compra' para a reforma

que bom que vão reformar eles :lol:


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Set 2008, 12:38

Que bom, alem dos trens, será bom ver as estações reformadas! Mas nao acredito que fique pronto em 2010, tem muita burocracia pela frente alem do inicio das obras de reforma dos trens e fabricação dos novos. Arrisco 2012. Mas e' uma otima noticia, a cptm nao para! :DD


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 10 Set 2008, 15:12

Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 10 Set 2008, 18:00

Aee! mas eu acho que devem fazer uma mega reforma nos 5000 tbm, alinha precisa!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 10 Set 2008, 18:06

Francis escreveu:Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).
A 8 sempre foi a preterida da CPTM....


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 10 Set 2008, 18:55

... A 8 Deveria ser a primeira reformada mesmo , ( é la que há uma importante centro administrativo, alem da DRM .


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Set 2008, 19:03

Francis escreveu:Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).
Pois é, esses dados são bem desatualizados! E é verdade, desde a época da Fepasa os intervalos eram de 7 minutos no pico (eu vi em um post do Ramos, no SSC, que eram 8 trens por hora, ou seja, 7m30s de intervalo). Ao invés de mostrar dados atualizados, utilizaram a MDU (média dos dias úteis) de 2007. De qualquer forma, fico muito contente com os investimentos que vão fazer nela. Finalmente :D!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Set 2008, 22:52

Luiz Fernandes escreveu:Aee! mas eu acho que devem fazer uma mega reforma nos 5000 tbm, alinha precisa!
Mas é exatamente isso que vão fazer :D
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 11 Set 2008, 09:33

Tiago Costa escreveu: (eu vi em um post do Ramos, no SSC, que eram 8 trens por hora, ou seja, 7m30s de intervalo)
Aliás, falando nsso, por onde anda o Ramos?

Ele não se cadastrou aqui desde que mudamos... :UH:


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 11 Set 2008, 12:59

Outra notícia, idêntica:

Compra de trens será feita por parceria
DCI | | 11/9/2008 - 09h55

Em reunião realizada na noite de terça-feira no Palácio dos Bandeirantes, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou a realização dessa modalidade de compra de trens para a Linha Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes, na região central da capital.

Serão 288 vagões, que formam 36 composições, sendo 12 reformadas e 24 totalmente novas. Para o vice-governador, Alberto Goldman, presidente do conselho, a compra de novos trens será importante para beneficiar os 334 mil usuários diários dessa linha. "O objetivo é transformar essa linha em um metrô de superfície em termos de rapidez e conforto", disse. O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas.

Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM inclui reformas das Estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Engenheiro Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.

A estimativa é de que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos e o número de usuários em dias úteis suba de 334 mil para 422 mil.

Fonte: Webtranspo - Clipping
Link: http://www.webtranspo.com.br/ferroviari ... istro=8110

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante