Entrevista com Julio Lopes (Secretário de Transportes do RJ)


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Renanfsouza
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Entrevista com Julio Lopes (Secretário de Transportes do RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Jun 2008, 12:54

16/04/2008 - SETRANS-RJ

Na viagem que fez à Ásia, em março, acompanhando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Transportes, Julio Lopes, aproveitou para conhecer o estado-da-arte do sistema de transportes do Japão, China e Coréia. O foco principal da missão do governo do Rio de Janeiro foi conhecer empresas com potencial tecnológico para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar o Rio a São Paulo.

Em entrevista ao Jornal dos Transportes, o secretário Julio Lopes se disse impressionado com as novas tecnologias adotadas por lá e falou das perspectivas de parcerias com as empresas asiáticas para consolidar o projeto do trem-bala, além do fornecimento de equipamentos para o metrô e trens urbanos. Veja a entrevista:

JT OnLine: Qual o resultado prático de sua viagem à Ásia? Foi firmado algum, convênio ou intenção de investimento para o setor de transportes de massa do RJ?

Julio Lopes: A viagem foi extraordinariamente proveitosa. No Japão - nossa primeira parada - pude constatar que Tóquio avançou muito do ponto de vista do transporte. Tinha estado lá há dez anos e é visível a melhora da capital e de todo o Japão, no sentido da administração do transporte, que mudou completamente aquela sociedade. Fizemos contatos extraordinários e focamos relativamente na questão do Trem de Alta Velocidade (TAV).

Na Coréia nós tivemos uma visão voltada para o TAV, mas discutimos muito também a questão dos trens suburbanos e do metrô do Rio de Janeiro e todas as possibilidades acerca deste assunto.

Finalmente, fomos para a China, onde participei de uma programação intensa no China Development Bank, equivalente ao nosso BNDES, e que é o grande financiador das obras de infra-estruturas da China. O responsável pelo banco, que também é vice-governador de Pequim, virá ao Brasil em abril. Espero que essas visitas sejam o início das negociações e que nós possamos materializar uma associação com eles, para compra de equipamentos para a Supervia e o Metrô. Nosso objetivo na viagem foi despertar o interesse da China no investimento do transporte sobre trilhos e para que nós tenhamos ganhos, com preços menores e qualidade maior.

JT OnLine: E sobre o Trem de Alta Velocidade, alguma novidade?

Julio Lopes: O projeto tem foco total do governo e, efetivamente, terá um avanço grande. Acho que estamos caminhando com uma perspectiva muito boa de que esse projeto se materialize.

JT OnLine: Que empresas o senhor teve oportunidade de conhecer e qual a expectativa sobre a participação delas em projetos de transportes para o Estado?

Julio Lopes: Nós avançamos muito no diálogo com as empresas, sobretudo a Mitsui, que é quem vai coordenar, pelo Japão, o projeto do TAV e, provavelmente, vai liderar o projeto no Brasil. O presidente da Mitsui nos recebeu e disse ao governador Sérgio Cabral que era a primeira vez que eles recebiam uma comitiva sul-americana. É uma empresa que tem um faturamento de U$ 240 bilhões de dólares/ano e capacidade de coordenar a gestão de projetos como esse. Nós mantivemos contato com representantes de todas as corporações que vão fazer parte desse projeto, como a Mitsubishi, Kawasaki, Toyota, entre outras.

JT OnLine: O governador Sérgio Cabral se disse impressionado com o planejamento das cidades coreanas, com a estratégia de construir cidades ao longo do percurso das linhas de trem-bala, para descentralizar núcleos urbanos e desenvolver regiões mais distantes. Este é um dos fatores que podem determinar a construção de estações em Resende, Volta Redonda, Taubaté e Campinas, por exemplo?

Julio Lopes: Foi muito interessante, pois eles nos mostraram uma cidade chamada Asan, que está sendo construída em torno do TAV. Eles constroem a linha, demarcam as áreas destinadas à infra-estrutura dos futuros núcleos urbanos - escolas, hospitais, setores comerciais etc -, e em seguida, começa a surgir uma nova cidade, com tudo planejado.

JT OnLine: Qual a sua avaliação sobre as tecnologias existentes na área de transportes por lá?

Julio Lopes: Conhecemos coisas surpreendentes. Ninguém pode imaginar que um trem com 40 metros de extensão, fabricado pela chinesa CNR, possa ser empurrado com a mão e um sistema de colchão de ar, comandado por computador, seja capaz de fazer o trem se mover. O metrô usa uma tecnologia própria deles, com motor linear, ao longo do trilho, que faz com que o metrô precise de um terço a menos de caverna. É uma tecnologia absolutamente extraordinária. Ou seja, eles podem contribuir muito para o avanço do nosso sistema de transportes, para que tenhamos novas perspectivas.

JT OnLine: O governador Sérgio Cabral confirmou, no Japão, que serão adquiridos mais 120 carros para o Metrô e 400 carros para Supervia. Essa aquisição pode ser considerada uma das mais importantes encomendas para o transporte de massa no Rio?

Julio Lopes: Certamente essa aquisição trará um avanço muito grande para o nosso sistema de transportes. Com a compra de novos trens, queremos reduzir o intervalo nos ramais do subúrbio para seis minutos e aumentar a oferta de viagens. Nossa intenção é dar ao sistema de trens características parecidas com as do metrô, fazer uma espécie de metrolização. Já fizemos um acordo com a concessionária Metrô-Rio para a compra de novos carros para o metrô. Quando estiverem operando, será possível reduzir, em alguns trechos, o intervalo em dois minutos, melhorando a fluidez. A melhora nesses dois sistemas de transporte de massa significará um salto de qualidade em relação ao serviço hoje prestado. Esta é a nossa meta.

Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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