Antes de tudo devo dizer que adorei Campinas. É uma cidade limpa, rica e com pessoas muito educadas pelo que pude observar. Fiquei hospedado no bairro Barão Geraldo, que é o bairro da Unicamp. Não sei se é lei por lá, mas aconteceu cinco vezes comigo de eu estar parado na calçada esperando o sinal abrir e os motoristas pararem o carro pra eu passar mesmo com sinal verde para os carros. Impressionante. Gostei muito, espero voltar um dia.
Bem, mas é claro que eu não poderia visitar Campinas sem ao menos tentar fotografar pelo menos algumas de suas muitas estações desativadas. E o resultado foi bem positivo: fotografei oito estações desativadas sendo sete do antigo VLT.
Sei que vocês provavelmente devem estar ansiosos pra ver as fotos das estações do VLT, mas eu postarei aqui na ordem em que eu visitei as estações, e a estação Campinas foi a primeira.
A estação Campinas localiza-se no centro da cidade, próxima à rodoviária. Ela é lindíssima. Muito bem conservada... É um prédio histórico, de 1887 pelo que fui informado.
Visitei essa estação na quarta-feira, no horário de almoço do congresso. A estação está desativada e hoje funciona como centro cultural, mas a linha está em plena atividade com os trens da Ferroban pelo que me informaram no local. Ou seja, os trens passam pela estação, mas não fazem paradas.
Vamos às fotos:
É como eu sempre digo: toda cidade tem a sua Central do Brasil:

Fachada, belíssima:

Mais algumas externas:



Notem o belo relógio:




Uma das poucas coisas turísticas que vi em Campinas. Este informativo mostra a história da estação:

Mais uma exterior:

Interior. Este é o saguão da estação Campinas:


Foi incrível entrar nas plataformas. Todas as fotos foram tiradas da plataforma 1 (a plataforma 2 estava inacessível):

Tudo muito bem cuidado. Parabéns à prefeitura de Campinas:

Acesso subterrâneo entre as plataformas (estava bloqueado):

Quilometragem:

Antigo guichê:

É praticamente uma viagem ao passado:

Material rodante na plataforma 2:




Geral do fim da plataforma 1:





Cobertura:

Existe muito material rodante dos mais diversos:







Estranhos carrinhos de pesagem:

PS: é bom estar de volta.