AGV escreveu:Francis, mas a Fepasa planejava construir e operar o que seria a L5 hoje ou somente um trecho?
Pois a L5 tem características de Metrô, e por isto o é.
Ou não....? :|
[]´s!
A Fepasa o denominava como "ramal de Campo Limpo", que seria um ramal da linha Sul (atual 9, que para o Metrô é 7, enfim), exatamente o trecho existente hoje (há algumas diferenças; a estação de transferência seria "João Dias", e não Largo Treze, que é a atual estação Santo Amaro), mas o traçado seria basicamente o mesmo, inclusive utilizando o que hoje é a av. Carlos Caldeira Filho, que não existia. Quanto à tecnologia, Athos, penso que isto é questão dos "tempos" e da seriedade dos governantes.
Antigamente, havia uma diferença clara entre trens de subúrbio, como eram chamados, e metrô. Esta diferença ainda existe, claro, no modus operandi. Mas os subúrbios e a cidade evoluíram, e o que já foi trem de subúrbio hoje, por necessidade, tem de ser convertido em metrô. Ou seja, qualquer linha ou estação que seja construída hoje, em 2008, na cidade, terá características próprias de metrô (headway, etc.), independente de quem a construa, como no caso foi a CPTM, "herdeira" da Fepasa. Veja o que a CPTM está fazendo hoje: todas as obras que estão sendo tocadas, tanto em estações como em sistemas, são tocados como metrô. E quanto aos governantes, acho que também depende muito de cada um. Entrei na cia. em 2002, o Covas era vivo e a visão era uma, entrou o Alckmin, tudo mudou, entrou o Serra, está mais ou menos como estava o Covas. Enfim, sem nenhuma discussão política, é só um fato que presenciei e sei: se todos os planos da época do Covas tivessem sido mantidos, o que se vê hoje (conversão da CPTM para metrô) já tinha acontecido há muito tempo, ele tinha esta idéia já em 2000 (conversão para metrô foi o principal motivo da reforma da linha C e do Expresso Leste), enquanto o Alckmin tratava a CPTM como "trem" e pronto.