Inauguração: 1913
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1913-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA)

. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens)

. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

Ramal: Itaboraí.
Plataformas: 1
Saindo da Estação Maruí, segui os trilhos e após alguns quilômetros encontrei a Estação Barreto, a primeira estação "ativa" do trecho.
Eu costumo falar "ativa" porque o Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística não opera desde novembro de 2007, apesar de ainda constar no site da empresa.
Acredito que o ramal, que já funcionava mal, acabou desativado para estudos da construção da Linha 3 do metrô, que irá operar por cima do leito ferroviário do que conhecemos hoje como Ramal de Itaboraí.
Foto 1: Geral da Estação Barreto

Foto 2: A plataforma

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5: Foi bem legal ficar uns minutos na plataforma da Estação Barreto, vendo os trilhos

Foto 6:

Foto 7: Geral

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10: Geral da plataforma

Foto 11:

Foto 12: Fachada

Resolvi seguir em frente, rumo à antiga Estação Neves, já desativada há muitos anos, onde hoje funciona uma delegacia de polícia.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza