Estação Jaraguá - Linha 7

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Jun 2008, 00:41

ImagemImagem
Imagem
Imagem


Imagem

A estação de Jaraguá foi inaugurada em 1891, com o nome de Taipas, que ficou conhecido como "Parada de Taipas", que hoje também é o nome do bairro próximo e da estrada que leva até lá (Estrada de Taipas).
O nome foi alterado para Jaraguá nos anos 40.

Essa estação possui uma peculiaridade: as plataformas não são frente a frente, cada uma fica de um lado da passagem em nível, que corta a estação ao meio

Ainda mantém o prédio original da São Paulo Railway.


01 - Plataforma e via destino Luz
Imagem


02 - Prédio da plataforma destino Luz
Imagem


03 - Plataforma destino Francisco Morato
Imagem


04 -
Imagem


05 - Ao fundo, obras do complexo viario que eliminará a passagem em nível
Imagem


06 - Predio de acesso da platafroma destino Francisco Morato
Imagem


07 -
Imagem


08 - O Pico do Jaraguá, visto alguns quilômetros após a estação
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 24 Dez 2008, 01:46, em um total de 2 vezes.
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Jun 2008, 22:34

Pra mim, pelo que vi, há espaço para fazer uma plataforma frente a outra...
Só não sei se eu gostaria que mudassem...
Mas, se dessem uma modernizada...
Ficaria 10!
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Jun 2008, 22:37

Lopes escreveu:Pra mim, pelo que vi, há espaço para fazer uma plataforma frente a outra...
Só não sei se eu gostaria que mudassem...
Mas, se dessem uma modernizada...
Ficaria 10!
Ela vai ser reconstruída (mantendo uma das plataformas antigas, claro, pois são patrimônio histórico)

Tem até o render no site da CPTM
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Jun 2008, 22:40

Acabei de ver o Render no site da CPTM;
Porcaria! A plataforma vai ser central! Mas parece que vai ficar bonita!
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 04 Jul 2008, 03:57

lipe_andreense escreveu:
Lopes escreveu:Pra mim, pelo que vi, há espaço para fazer uma plataforma frente a outra...
Só não sei se eu gostaria que mudassem...
Mas, se dessem uma modernizada...
Ficaria 10!
Ela vai ser reconstruída (mantendo uma das plataformas antigas, claro, pois são patrimônio histórico)

Tem até o render no site da CPTM
A estação será completamente fechada. Tanto que a nova estação terá apenas uma plataforma central.

A estação não será tombada (no sentido de ser destruída) porque é tombada (pelo patrimônio histórico). :mrgreen:


Igor
USUÁRIO JR
Mensagens: 117
Registrado em: 01 Fev 2009, 08:12

Posto da Estação

Mensagem não lida por Igor » 01 Jun 2009, 09:20

Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Tiago Costa » 01 Jun 2009, 11:04

Igor, sua foto está ótima, mas está muito grande. Na hora de mandar para o ImageShack, utilize a opção "resize image?" e escolha 800x600 ou 1024x768, para que possamos ver a imagem inteira na nossa tela :D.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Pranda » 02 Jun 2009, 01:15

^^
Os prédios e equipamentos históricos da SPR são maravilhosos, mercem um tratamento especial, muito melhor do que tem tido.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por AGV » 16 Jun 2009, 12:28

lipe_andreense escreveu:

05 - Ao fundo, obras do complexo viario que eliminará a passagem em nível
Imagem
Este viaduto (aliás, parte do novo complexo viário local) acaba de ter uma das vias liberadas, se não me engano, sentido "centro", permitindo a passagem de todos os pedestres, não obrigando mais a passagem deles pela passagem de nível.

A outra via, sentido Jaraguá ainda está em obras, portanto continua a passagem de nível.




okk.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Pranda » 16 Jun 2009, 16:27

^^

Quando li a respeito achei que era um viaduto pequeno normal, mas pelo jeito é um "complexo viário" mesmo.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Ramos » 17 Jun 2009, 16:40

16 de Junho de 2009 - 17:35

Prefeito entrega parte do Complexo Viário Jaraguá e libera trânsito no primeiro viaduto

Há quase 40 anos a população da Zona Norte esperava pela interligação da estrada de Taipas com a avenida Dr. Felipe PInel, no Jaraguá. A primeira parte desta obra foi entregue nesta terça-feira (16/06).

Imagem

João Luiz G. Silva/Secom

Foram investidos R$ 7,5 milhões nessa parte da obra

A entrega à população do primeiro de dois viadutos que interligam a estrada de Taipas com a avenida Dr. Felipe Pinel, no Jaraguá (Zona Norte), marca o fim de uma longa espera da comunidade local.

Há quase 40 anos ela pedia por essas obras, para poder fazer a travessia dos trilhos da CPTM sem passar por uma longa parada na cancela que se fecha a cada passagem do trem.

O viaduto foi liberado ao trânsito nesta terça-feira (16/06), pouco depois das 12h. O prefeito de São Paulo e o Governador José Serra tocaram buzinas, sinalizando a abertura do viário para a passagem de veículos.

"A obra é um sonho que se realiza. A primeira parte está pronta, e nos próximos meses estará toda concluída. Era um compromisso nosso; do então prefeito José Serra, e meu, como vice. Tivemos enormes dificuldades para realizá-la, mas hoje, felizmente, inauguramos parte dela", disse o prefeito, acrescentando que o viaduto era a maior aspiração da população de Pirituba e Jaraguá.

Ele explicou que o trânsito no viaduto terá sentido único por questões de segurança, até que seja entregue a segunda parte.

Para o governador, a obra tem um valor imenso para melhorar a vida das pessoas. "Poucas obras, pelo que custam, têm um valor tão grande para as pessoas. Eu vi o suplício que essa porteira representava para a população", disse Serra.

"Esta obra começou há 10 anos, e nós a pegamos encalacrada, tinha problemas no projeto, que foi refeito, e com a empreiteira, que teve de ser substituída", destacou o governador.

A obra, executada pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras, vai beneficiar cerca de 160 mil pessoas que vivem na região. O primeiro viaduto tem 240 metros de comprimento (154 metros de estrutura e 86 metros de rampas) apoiados em dois pilares, com vão (distância entre pilares) de 46 metros, 61,5 metros na área central.

No horário de pico, o trânsito é interrompido a cada cinco minutos, em média, para a passagem dos trens, provocando grandes congestionamentos nas vias que atravessam o bairro de um lado a outro.

A espera para cruzar a linha férrea chega a até uma hora. De acordo com a Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá cerca de 3.700 pedestres passam por este local todos os dias, e aproximadamente 2.500 veículos.

Esse primeiro viaduto terá trânsito apenas em um sentido - Parque das Nações/Jaraguá. Durante mais alguns meses, até a entrega do segundo viaduto, que continua em obras, quem transitar no sentido Pirituba ainda terá de fazer a travessia sobre os trilhos da CPTM. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar a liberação ao tráfego de veículos do primeiro viaduto (ver detalhes abaixo).

Complexo em obras

O sistema viário liberado agora com o primeiro viaduto recebeu 3.026 metros quadrados de pavimentação. Ele abrange as ruas Jerimanduba; Lavrinha; Turvânia; Vicente Amato Sobrinho; Carlos Pallavicino; João Batista; Ala; Apédia e Tomás Ribeiro Colaço; a estrada de Taipas; e a avenida Dr. Felipe Pinel.

Para a construção do viaduto e do sistema viário de apoio, foram desapropriados 32 imóveis, que estão pagos e com imissão na posse.

O novo viaduto consumiu 1.467 metros cúbicos de concreto; 1.083 metros quadrados de pavimentação; 245.239,50 quilos de aço. Foram removidos para a execução do complexo 3 mil m³ de terra.

O Departamento de Iluminação (Ilume) instalou sobre o novo viaduto 10 postes de 7,5 metros de altura com luminárias de vapor de sódio de 150 Watts. Cerca de 500 veículos no horário pico da manhã e 400 no horário pico da tarde devem circular pelo viaduto, conforme dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Dentre as obras de apoio destacam-se os muros de arrimo de proteção ao novo sistema viário e a drenagem com execução de bocas de lobo, e a canalização de 103 metros do córrego sob o viaduto, em seção retangular de 2 m x 1,5 m.

O que falta
Imagem

O segundo viaduto, em construção, está em fase de concretagem do vão central, execução de lajes, instalação de gradis, construção de calçadas e pavimento. Cerca de 70% das obras do complexo estão concluídas.

Nesta fase, a obra gera 90 empregos diretos. O valor total da obra é de R$ 14,6 milhões; sendo R$ 7,5 milhões gastos no primeiro viaduto.

Mudanças no trânsito

Serão feitas as seguintes alterações no tráfego local: A rua Camocim de São Félix passará a ter mão única no sentido Parque das Nações; a avenida Jerimanduba passará a ter mão única, entre as ruas Juinamirim e Lavrinha, no sentido Parque das Nações.

Os veículos que utilizarem o eixo Estrada de Taipas-Rua Camocim de São Félix, passarão a circular da seguinte forma: no sentido Jaraguá, utilizarão o viaduto 1 e a pista nova, paralela à rua Camocim de São Félix.

Os veículos que trafegam no sentido Parque das Nações utilizarão a rua Camocim de São Félix (pista antiga), cruzando com a linha da CPTM, atingindo a pista nova da estrada de Taipas. Os veículos que trafegam no sentido Jaraguá, oriundos da Estrada de Taipas, deverão trafegar pela pista direita (junto à rua Vicente Amato Sobrinho), atingindo o bairro do Jardim Bandeirantes.

Os veículos que trafegam no sentido Parque das Nações, oriundos da rua Camocim de São Félix, deverão seguir pela Estrada de Taipas, entrar à direita na rua Tomás Ribeiro, à esquerda na rua Joaquim Ferrer, à esquerda na rua Elvira Hidalgo e à esquerda na Estrada de Taipas para acessar a rua Vicente Amato Sobrinho.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/ ... hp?p=30266

Ter, 16/06/09 - 09h54
Serra participa de inauguração de obra viária na capital

Novo viaduto, na zona Norte de São Paulo, beneficiará 160 mil pessoas

O governador José Serra participou, na manhã desta terça-feira, 16, da cerimônia de inauguração do primeiro viaduto Jaraguá no sentido Pirituba a Perus, na zona norte da capital.

A obra beneficiará cerca de 160 mil pessoas que moram na região.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticia ... 202016&c=6
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Avatar do usuário

olhaotrem!
USUÁRIO JR
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por olhaotrem! » 18 Jun 2009, 19:24

Depois que todo o complexo viário ficar pronto, eles vão dar um "banho de loja" na estação?
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jun 2009, 20:18

^^
Não... ela é tombada pelo patrimônio histórico, como o Francis disse.
Será feita uma nova estação Jaraguá.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Francis » 18 Jun 2009, 21:30

Vicente A.O.Junior escreveu:^^
Não... ela é tombada pelo patrimônio histórico, como o Francis disse.
Será feita uma nova estação Jaraguá.
:lol: Eu não disse nada não, foi o lipe :lol:
Mas é isso mesmo, ali não tem nada a fazer a não ser construir outra estação. A parte tombada é só a original da SPR, a outra não. Aliás, destas estações da SPR, as únicas que ainda não se pretende mudar de lugar são as da extensão, pois nada acontecerá lá (a curto prazo). De Morato para cá, nenhuma mais será usada.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jun 2009, 21:37

o0
Tô com a cabeça zoada... Tava lendo a sua explicação pros projetos de VLT no outro tópico!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Francis » 18 Jun 2009, 21:37

Pranda escreveu:^^
Os prédios e equipamentos históricos da SPR são maravilhosos, mercem um tratamento especial, muito melhor do que tem tido.
Também acho Pranda, é tudo muito bonito. Mas também acho que deveria ter algum órgão que co-assumisse a manutenção destes patrimônios, porque cuidar destas edificações dá muito mais despesa e trabalho do que cuidar de uma edificação nova. Enquanto a CPTM estiver usando estas edificações, elas serão mantidas, mas quando forem desativadas...

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Pranda » 19 Jun 2009, 01:49

^^

Sem dúvida, isto não deveria ficar só a cargo da CPTM, mesmo hoje ainda sendo usadas como estações, deveria haver uma colaboração direta de outras areas de governo, e quanto mais quando deixarem de ser utilizadas.

Mas pouco importa o quanto custem, são um patrimônio histórico muito importante, e São Paulo de um modo geral já permitiu destruição demais. Então nós enquanto sociedade temos uma dívida com nossa história que precisamos pagar para não prejudicar as próximas gerações.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Jorge Luis » 19 Jun 2009, 22:13

Pra que serve a secretaria de turismo. :HH:
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Estação Jaraguá - Linha 7

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 19 Mar 2010, 12:36

E ontem o segundo viaduto do Complexo Jaraguá foi entregue, aliviando o trânsito na região. Mas engana-se quem acha que a passagem de nível foi fechada. Ela continua aberta e sendo usada por pedestres para atravessar da Jerimanduba para a Estrada de Taipas sem usar a passarela, considerada insegura pelos pedestres.

O prefeito Kassab já solicitou que a CPTM feche a passagem de nível. A CPTM disse que irá fazer uma passagem para fechar a passagem de nível mas não há previsão para o início das obras!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante