Landrail escreveu:Eu concordo com o Quintela (em partes) CBTU é um orgão público, financiado por nós mesmos as custas de uma pesada carga tributária, que fornece um serviço social "Básico" garantido pela constituição.
Portanto quem deve garantir o equilíbrio financeiro é o governo.
Falando somente pela STU/BH (por ser a única que posso falar com mais propriedade) vejo como o meu sistema é organizado, limpo e eficiente, fico imprecionado com as barbaridades cometidas em outros sistemas que eram da CBTU (no Rio e em SP). Aqui em BH a CBTU sempre se mostrou uma empresa arrojada e eficiente, parte da arrecadação vem da mídia: outdoor, paineis, dentro e fora dos TUE´s; parece uma medida simplista mas tem a sua participação no montante.
Aí vem a pergunta: se não é dever do governo financiar o "TRANSPORTE PÚBLICO" quem deve financiar então? o pobre do trabalhador que tem parte da sua renda tomada pelo transporte?
A CBTU de Belo Horizonte é muito nova, não pode ser comparada com as do Rio e de São Paulo que a coompanhia herdou da RFFSA em condições lamentáveis.
O governo deve financiar o transporte da CBTU mas não está financiando, fora que cobrar R$ 0,50 de tarifa só piora a situação da companhia. O lucro financeiro deve ser obtido com subsídios do governo, exploração de publicidade, espaços comerciais nas estações, venda de terrenos da empresa,venda de passagens e esse lucro deve cobrir as despesas de operação e manutenção do sisitema, coisa que não acontece na maioria das superintendências da CBTU. . .