Acervo da Biblioteca do Metrô

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
USUÁRIO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Biuick » 23 Abr 2009, 11:58

Bom dia pessoal!

Pensei em fazer aqui um tópico de referência.

A Biblioteca do Metrô-SP fica na Rua Augusta, 1626 - Térreo - São Paulo - SP, e funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 17h.
Telefones: (0xx11) 3371-7232 / 3371-7259
Fax: (0xx11) 3371-7099
E-mail: bibli@metrosp.com.br

Os temas de pesquisa genéricos são disponibilizados nesta página: http://www.metro.sp.gov.br/servicos/bib ... teca.shtml

E minhas 2 dúvidas em específico:

1) É possível encontrar cópia do Por Dentro da Operação lá?
2) É possível encontrar informações de engenharia e operacionais, como extensão de cada túnel/viaduto/faixa de superfície, taxa de rampa, raios de curva, inclinação de curvas, posição das sinalizações, programação de partida de trens, etc?

Abs,
Fábio

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por L Fernandes » 23 Abr 2009, 13:23

biuick escreveu:Bom dia pessoal!

Pensei em fazer aqui um tópico de referência.

A Biblioteca do Metrô-SP fica na Rua Augusta, 1626 - Térreo - São Paulo - SP, e funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 17h.
Telefones: (0xx11) 3371-7232 / 3371-7259
Fax: (0xx11) 3371-7099
E-mail: bibli@metrosp.com.br

Os temas de pesquisa genéricos são disponibilizados nesta página: http://www.metro.sp.gov.br/servicos/bib ... teca.shtml

E minhas 2 dúvidas em específico:

1) É possível encontrar cópia do Por Dentro da Operação lá?
2) É possível encontrar informações de engenharia e operacionais, como extensão de cada túnel/viaduto/faixa de superfície, taxa de rampa, raios de curva, inclinação de curvas, posição das sinalizações, programação de partida de trens, etc?

Abs,
Fábio
1)É possivel sim, não sei se do mais atual, mas sempre tem copia do livrinho lá!
2)Acho que sim, tem bastaaaante material de engenharia lá, não só do Metro, mas como também da CPTM e outros sistemas, é so procurar que acha!

Bom, o pessoal lá é muito legal, vale a pena ir, quem ainda não foi!

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por DNER » 23 Abr 2009, 16:58

Mas sera que pode pegar emprestado, ou tipo pegar so para tirar xerox, escanear, etc.Me desculpe pela acentuacao e pontuacao falha, e porque o teclado esta zuado!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 23 Abr 2009, 19:16

DNER escreveu:Mas sera que pode pegar emprestado, ou tipo pegar so para tirar xerox, escanear, etc.Me desculpe pela acentuacao e pontuacao falha, e porque o teclado esta zuado!
Pode sim, mas depende do caso.
Não sei se é possivel ficar com o livro/documento por um tempo, mas no meu caso eu pude sair com uns documentos para tirar copia ali na Augusta mesmo, e depois voltei.
Imagem


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Gustavodc » 24 Abr 2009, 01:05

Pergunta do Gustavo da comunidade do Metrô e eles te arranjam algumas coisas...hahahahahha

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
USUÁRIO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Biuick » 24 Abr 2009, 12:32

Hummmmm... muito interessante isso tudo... vou tentar separar um dia de folga pra ir até lá...

Será que dá pra escanear/fotografar o material lá dentro mesmo? Especialmente aquele que não pode sair do prédio?

Eu poderia levar o notebook lá mesmo e fazer a coleta de material por ali mesmo... já pensando em toneladas de documentos hahahahah ffif

E existe algum método de pesquisa lá melhor do que "perguntar pros funcionários" ou "garimpar as estantes"? Tipo um terminal de consulta? Porque uma ou outra coisa ainda vão ajudar, mas depois de uns 20 ou 40 documentos acho que vão começar a ficar meio "enfutecidos" comigo de alugar eles uma tarde inteira hahahha :@:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Abr 2009, 21:27

Sim, existe um terminal de consulta (que também dá acesso à intranet do Metrô!)

Mas você não pode ir lá e pegar o documento, tem que informar pro bilbliotecário o codigo dos documentos que te interessaram pela pesquisa e ele pega.
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
USUÁRIO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: Acervo da Biblioteca do Metrô

Mensagem não lida por Biuick » 30 Abr 2009, 02:04

Dei uma passada lá hoje um pouco antes de fecharem, mais pra conhecer o sistema de funcionamento melhor... deixo aqui pra quem se interessar em fazer pesquisa lá:
  • 1) Qualquer um pode fazer pesquisa lá, desde que leve RG pra se identificar na portaria do prédio
    2) o funcionamento da biblioteca é das 08:30 às 17:30, mas preferem que você use entre 09:00 e 17:00
    3) a pedido, um bibliotecário pode liberar um terminal de consulta pra você
    4) é possível fazer cópia externa de material, desde que você deixe anotado com o bibliotecário o que está levando e deixe um documento. Você copia o que quer numa papelaria qualquer e devolve no mesmo dia (até abriram a possibilidade de dar um jeitinho e copiarem por lá mesmo, se for coisa de 1 ou 2 páginas)
    5) Concordaram, mas não deu pra definir se é uma tolerância ou mesmo permissão, que, em caso de grandes volumes de cópias, se use máquina fotográfica/scanner/plotter por lá mesmo, desde que - óbvio - não incomode os demais usuários
    6) Pode-se levar um notebook para uso pessoal, desde que não conecte na rede deles (pq será??? hehehe tnk ). Não tem problema de usar tomadas deles
    7) Algum material muuuuuuuuuuuuuito específico pode não estar disponível na biblioteca, e estar, por exemplo, na Engenharia. Nesse caso, os bibliotecários disseram que não tem problema algum de você, patrocinado por uma instituição qualquer (preferencialmente de ensino), conseguir uma carta rogatória pra ir na Engenharia (ou qualquer outro setor) e obter esse material
Semana que vem devo ir de fato pra pesquisar...

Gostei muito dos 2 bibliotecários com quem falei... bem interessados e prestativos, bem como o Gustavo falou! :Y:

Ah!! Aviso a quem quiser ir lá: na semana de 11 a 15 de maio a biblioteca estará fechada para realização de inventário!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes