Mensagem não lida
por R E N F E » 20 Jun 2008, 03:33
Em 1970, RENFE inicia os estudos para a construção de uma nova série de trens-unidade, para reforçar e trazer melhorias para os serviços de Cercanías, e Regionais. No ano de 1972, sai da fábrica da CAF, o protótipo da nova série, composto inicialmente por 2 carros um carro motor e um carro reboque com cabine de condução (MC + RC).
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)
A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)
Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!
A modernização
O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.
A Venda para a CPTM
Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.
Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.
Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!
Vida longa e próspera ao UT440.
Abraços