TAV ou Trem de Média Velocidade - o que vocês acham?

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

TAV ou Trem de Média Velocidade - o que vocês acham?

Mensagem não lida por AGV » 18 Fev 2009, 15:56

Pessoal, sinceramente acho que vai sair o trem do Serra, ou seja, "meio bala" :lol:

Pois acho que não dá tempo de fazer tudo não...

Pelo menos não até 2014. <_<

Pra im vai sair uma linha nova e vão colocar aqueles Diesel-Elétricos que andam a 160/h, o que pra mim já até está bom, contanto que saia.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: TAV ou Trem de Média Velocidade - o que vocês acham?

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2009, 16:00

AGV escreveu:Pessoal, sinceramente acho que vai sair o trem do Serra, ou seja, "meio bala" :lol:

Pois acho que não dá tempo de fazer tudo não...

Pelo menos não até 2014. <_<

Pra im vai sair uma linha nova e vão colocar aqueles Diesel-Elétricos que andam a 160/h, o que pra mim já até está bom, contanto que saia.
É, também não acredito que conseguirão construir todo o trecho até 2014... <_<

Acredito que, talvez, o máximo que dá pra levar o TAV até Campinas e (mal-e-mal) até SJC...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: TAV ou Trem de Média Velocidade - o que vocês acham?

Mensagem não lida por Haiser » 18 Fev 2009, 17:08

erick_UT440R escreveu:
AGV escreveu:Pessoal, sinceramente acho que vai sair o trem do Serra, ou seja, "meio bala" :lol:

Pois acho que não dá tempo de fazer tudo não...

Pelo menos não até 2014. <_<

Pra im vai sair uma linha nova e vão colocar aqueles Diesel-Elétricos que andam a 160/h, o que pra mim já até está bom, contanto que saia.
É, também não acredito que conseguirão construir todo o trecho até 2014... <_<

Acredito que, talvez, o máximo que dá pra levar o TAV até Campinas e (mal-e-mal) até SJC...


Estamos cansado de saber que tudo isso é ''firulinha'' para diminuir o nosso tempo de espera mental! Para fingirmos que ano que vem ta tdo pronto! :lol: nnoo nnoo nnoo nnoo nnoo , e politicamente falando , é pra segurar o eleitor.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 18 Fev 2009, 18:25

Pra mim, pode ficar pronto em 2020, desde que comece, ehehe. E a demora é grande, mas para um primeiro sistema, eu até que nem ligo tanto. Existe o medo de fazer coisas erradas, por isso o excesso de zelo. Os projetos de VLT também estão demorando pra sair por razões um tanto parecidas.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 18 Fev 2009, 20:32

Parece que o maior problema é agradar à todas as cidades. Impossível. Acho melhor que seja primeiro o trem bala direto Rio São Paulo nas horas cheias e meia hora, Rio / Resende / S.J. dos Campos / São Paulo aos 15 minutos e Rio V. Redonda / Taubaté / São Paulo aos 45 minutos de cada hora. Assim sairia trem direto e alcançaríamos mais quatro cidades. Também, já vai estar com a "mão na massa", se for possível deixar previsão para uma linha de parador, talvez pra daqui a 15 anos. Até, se começar pelo inverso já é lucro, o importante é que se faça sem desperdiçar nem dinheiro nem oportunidade.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 18 Fev 2009, 20:39

Não seria mais viável um trem de média distância, utilizando equipamentos de desempenho similar ao do 2100? Por exemplo, uma rota do tipo SP-Campinas. RJ-Volta Redonda... O equipamento tem desempenho apropriado para rotas desse nível de distância...

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Não só

Mensagem não lida por André Aquino » 24 Fev 2009, 22:56

Gostaira destes trens não só entre São Paulo e Rio. Estes trens deveriam ter no Brasil inteiro.

Na segunda metade da decada de 1980, a revista Super Interessante fez uma reportagem sobre estes trens. Se não me engano, foi no inicio de operação do ICE e a chegada dos TGV´s cinzas. Na reportagem tinham dois mapas. O interessante foram as legendas embaixo dos mesmos: "Como ficaria o Brasil"; "Como ficará a Europa."


<O>


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 25 Fev 2009, 00:56

Prefiro o "Média Velocidade" no início, no traçado antigo para aperfeiçoamento, logo em paralelo o trem Projétil, em novo traçado com serviço EXPRESSO, parando apenas em São José dos Campos, chegando ao Rio...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Os dois

Mensagem não lida por André Aquino » 25 Fev 2009, 01:13

Creio que um não exclui o outro.

A grosso modo, comparo o metro da linha 3 (parador) e o trem da linha 11 (expresso), afinal, os traçados não serão os mesmos.

Hoje com muitos trens metropolitanos (São Paulo e Rio), é mais dificil ter trens expressos. Creio que em ambas regioes metropolitanas tem vias e o entorno está abandonado. Poderiam aproveitar estes espaços vazios para contruir vias expressas. Claro que teria que construir tuneis e pontes, ou reformar estações.


vv


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 25 Fev 2009, 01:56

André, exatamente isso o que eu quis dizer, não há exemplo melhor que a L3 com a L11...

Então levando à esses moldes:


L3 (Parador) - Trem de Média velocidade
L11 (Expresso) - Trem Estilingue
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Fev 2009, 15:56

Nossa a minha idéia é ''Ferrovia de Alta Velocidade Rio-São Paulo''(FerroVel Rio-São Paulo) :lol: :lol:

Pra mim sai até a Copa msm,já pra 2012 creio eu o primeiro trecho(Campinas à S.J.Campos) estará concluído(Isso SE a sucessora do Lula for eleita,caso contrário... wll wll )
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 27 Fev 2009, 17:36

Eu perguntei o qual a aposta que cada um faz sobre qual term sai. <_<

Só isso...


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Os dois

Mensagem não lida por Pablo ITT » 27 Fev 2009, 18:24

André Aquino escreveu:Creio que um não exclui o outro.

A grosso modo, comparo o metro da linha 3 (parador) e o trem da linha 11 (expresso), afinal, os traçados não serão os mesmos.

Hoje com muitos trens metropolitanos (São Paulo e Rio), é mais dificil ter trens expressos. Creio que em ambas regioes metropolitanas tem vias e o entorno está abandonado. Poderiam aproveitar estes espaços vazios para contruir vias expressas. Claro que teria que construir tuneis e pontes, ou reformar estações.


vv
Acho que o TAV ganha.
E se reativarem a linha antiga com trens de média velocidade? Não sei se técnicamente é viável ou possível.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Fev 2009, 18:27

eu acho que o do Serra já era....


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 27 Fev 2009, 18:51

Se você se refere ao Expresso Bandeirante, sim, ele foi colocado na "geladeira", pois o projeto do TAV está sendo desenvolvido em conjunto com os governos do Rio de Janeiro e São Paulo, não somente pelo governo federal, como parece ser. Falando nisso, foi acertado entre os governos que o TAV não deverá ser um concorrente direto do Expresso Aeroporto, portanto podemos considerar que não haverá possibilidade, financeiramente viável, para o usuário utilizar o TAV simplesmente para chegar ao Aeroporto de Guarulhos.


Uhr Ban
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:37

Mensagem não lida por Uhr Ban » 28 Fev 2009, 19:48

...desde que seja Trem, vou até nos de carga. Porém dou prioridade à recuperação de trens paradores de média velocidade, que sairia muito mais barato se recuperassemos as malhas existentes no Brasil. A partir disso, o TAV poderia ser instalado, como é feito na Europa: Substitui alguns trechos aos poucos.

...o problema maior, é a urgência e a burocracia..dessa forma, fica mais fácil ja implantar o TAV numa tacada só...como dizia Homer Simpson:
- O Brasil é a terra do contrario??Faz calor no inverno, ladrão corre atras da polícia, TAV antes de trens de baixa valocidade...

<O>


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 28 Fev 2009, 22:49

Prefiro:

- Trem Estilingue
- Trem Projétil
- Trem (Cadê ele???) :TW:


Brincadeiras a parte...

Indo pro Rio sobre trilhos, deixo chamar Bicilinha de TAV...

Ou TAV mesmo!
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante