[Notícia] Projeto prevê reforma de estações em Mogi

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[Notícia] Projeto prevê reforma de estações em Mogi

Mensagem não lida por Tiago Costa » 27 Out 2008, 12:01

Projeto prevê reforma de estações em Mogi

27/10/2008 - O Diário de Mogi

Caso o governador José Serra (PSDB) decida cumprir a promessa de trazer o Expresso Leste até Mogi das Cruzes, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já tem prontos os projetos para reforma e readequação de quatro estações de trem existentes no trecho urbano da Cidade – Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi e Estudantes -, cuja programação inicial previa a execução das obras até 2010.

Tudo isso, no entanto, poderá ser alterado em decorrência da nova proposta do Governo do Estado que, no lugar do Expresso Leste, fala em implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho entre Suzano e Estudantes, medida que desagrada a boa parte dos usuários do transporte ferroviário.

Além disso, a substituição do Expresso Leste pelo também chamado Metrô Leve exigirá a elaboração de novos projetos pelo Governo do Estado, colocando para escanteio tudo o que já foi feito para a vinda do chamado "Trem Espanhol", assim como novos gastos. A própria CPTM, através da Assessoria de Imprensa, confirmou que, no momento, está justamente contratando um estudo que apontará as necessidades para implantação do Metrô Leve, tais como "dimensionamento e concepção das estações, configuração de sua inserção urbana (entorno, áreas de lazer agregadas, ciclovias, etc), demanda, quantidade e desempenho dos trens".

O tempo que isso poderá demandar até agora não foi informado oficialmente pelo Estado.

O prefeito eleito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que se reunirá agora em novembro com o presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda, para uma vistoria no trecho férreo entre Suzano e Mogi das Cruzes que visa justamente a viabilização do Metrô Leve e a implantação do Bilhete Integrado (ônibus municipais/trens/metrô), acredita que em dois anos o novo modelo de transporte ferroviário terá condições de funcionar na Cidade.

Mas o caminho mais curto ainda seria o do Expresso Leste, que além de ser o desejo de grande parte dos usuários, colocará fim nas baldeações, tornará a viagem mais rápida e já tem os projetos das estações prontos – com custo estimado entre R$ 15 milhões e R$ 30 milhões para cada ponto de parada. Na própria página na internet (www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/LinhaE.asp), a empresa expõe as perspectivas arquitetônicas de como ficaria cada uma das quatro estações mogianas após a remodelação para o Expresso Leste.

Na Estação Mogi, que é a principal e fica bem no Centro da Cidade, de frente à Praça Sacadura Cabral, o projeto inicial da CPTM contempla a eliminação da atual passarela metálica destinada à travessia dos pedestres sobre a linha férrea. A estrutura seria substituída por um modelo mais moderno, que ficará dentro da área do terminal, mas com funcionamento 24 horas, com acesso para o trem e também para os pontos de ônibus.

Pelo projeto, as estações mogianas serão totalmente reconstruídas para atender aos requisitos de modernização e melhor acessibilidade para os usuários, os quais permitirão também a expansão do Expresso Leste – hoje, o modelo de transporte não seria compatível com as estações existentes por questões como altura e largura do vão existente entre a plataforma e a composição.

As novas estações projetadas, no entanto, eliminariam essa deficiência e ainda ganhariam um mezanino superior, onde poderão ser instaladas bilheterias e bloqueios; escadas rolantes; elevadores; e, por fim, as passarelas.

No caso específico da Estação Mogi, o projeto prevê que o terminal seja deslocado cerca de 50 metros no sentido de Braz Cubas e terá uma plataforma central, que será acessado por escadas rolantes e elevadores a partir do mezanino.

As demais estações devem seguir modelos semelhantes ao de Mogi, mas adequados às suas características. Na Estudantes, por exemplo, a passarela a ser construída dará acesso às universidades, ao centro cívico e aos terminais de ônibus. Já em Braz Cubas e Jundiapeba, as passarelas laterais serão mantidas e ampliadas, com acessos internos por rampas. Condições muito melhores do que as atuais e, principalmente, atendidas pelo Expresso Leste que, por enquanto, só vem até Mogi para ser lavado no pátio de Jundiapeba.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7167

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