[Alerta!] - Greve CPTM 20/10/2008

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

[Alerta!] - Greve CPTM 20/10/2008

Mensagem não lida por neeewwww » 17 Out 2008, 10:25

Ferroviários podem parar dia 20, diz sindicato

Ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderão entrar em greve a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, caso a empresa não apresente até as 18 horas de hoje uma proposta que agrade a categoria. Os trabalhadores vão se reunir amanhã na estação Júlio Prestes, em São Paulo, para decidir os rumos do movimento.


Se houver paralisação, serão afetados 2 milhões de usuários de 22 cidades. "Se até o horário de nossa assembléia a empresa não fizer uma proposta com que a gente concorde, haverá greve sim", afirma Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo. "Isso é intransigência do Governo do Estado, que não quer atender às reivindicações", afirma. A CPTM é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.


Entre outras reivindicações, os ferroviários querem 7,15% de reposição salarial, 5% de aumento real, abono de R$ 935, tíquete de R$ 16 e antecipação imediata de 50% da Participação nos Resultados.


IPC/FIPE - A CPTM afirma que oferece 6,35% - índice oficial IPC-FIPE - a ser aplicado também sobre o Vale Refeição, que passa de R$ 13,50 para R$ 14,36. A CPTM lembra, ainda, que "nessa proposta também estão assegurados benefícios como seguro de vida, cesta básica, plano de saúde, plano odontológico, auxílio materno-infantil, gratificação de férias na proporção de 2/3 (pela lei é 1/3), entre outros".


O sindicato diz também que "a categoria sempre esteve aberta à negociação e não podem admitir que prevaleça a inoperância da CPTM e do Governo". A assessoria da CPTM, por sua vez, afirma que a empresa "confia que as negociações se encerrarão de forma positiva. A intenção é construir um acordo que seja bom para os empregados, para a CPTM e para a sociedade."


PATRÍCIA BAPTISTA


Esta notícia foi atualizada em 16/10/2008 às 18:22


Via: Jornal de Jundiaí

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 17 Out 2008, 11:22

Oh-oh... Caos no trânsito à vista!!!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 17 Out 2008, 11:54

Melhor não sair de casa nesse dia....


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Out 2008, 15:24

Duvido que aconteça... Uma categoria dividida por 3 sindicatos... nnoo
Editado pela última vez por Francis em 17 Out 2008, 15:40, em um total de 1 vez.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 17 Out 2008, 15:31

Ainda estou duvidando de que aconteça , apesar de eu ter visto no inicio da semana maquinistas de todas as linhas com adesivo colado nos ante bracos, sobre o aumento salarial. :(

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 17 Out 2008, 16:24

haiser escreveu:Ainda estou duvidando de que aconteça , apesar de eu ter visto no inicio da semana maquinistas de todas as linhas com adesivo colado nos ante bracos, sobre o aumento salarial. :(
Sinal concreto de que, se não tiver acordo, a greve vai acontecer.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 18 Out 2008, 00:18

SINDICATOS DOS FERROVIÁRIOS ACEITAM PROPOSTA DA CPTM E SUSPENDEM GREVE

Fonte:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=5098

Os sindicatos que representam os empregados da CPTM aceitaram a proposta do acordo coletivo oferecida pela companhia e suspenderam a greve anunciada para a próxima segunda-feira [17]. A empresa ofereceu um reajuste salarial de 7,85%. O auxílio refeição teve aumento de 11,11%, passando de R$ 13,50 para R$ 15,00.

Nesta proposta, também estão assegurados os diversos benefícios proporcionados aos empregados, como planos de saúde e odontológico, seguro de vida, cesta básica, auxílio materno-infantil, gratificação de férias na proporção de 2/3 [pela lei é 1/3], entre outros.

O acordo também estabelece a movimentação no Plano de Carreira dos funcionários que têm os salários menores, beneficiando diretamente 2.800 pessoas, que representam 45% do quadro de empregados.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 18 Out 2008, 00:52

eeeeeeeeeeeeee <O>

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 18 Out 2008, 12:15

Engraçado. Fico aliviado pela não ocorrência da greve.
Mas e as reinvindicações do pessoal? A proposta do governo é mesmo justa? Quanto ganha um funcionário da CPTM? O assunto é complicado...
(A única coisa que eu vi aí é que se o valor do TR for esse mesmo por dia, é possível se alimentar razoavelmente bem em um restaurante comum...).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 18 Out 2008, 16:20

Vicente A.O.Junior escreveu:Engraçado. Fico aliviado pela não ocorrência da greve.
Mas e as reinvindicações do pessoal? A proposta do governo é mesmo justa? Quanto ganha um funcionário da CPTM? O assunto é complicado...
(A única coisa que eu vi aí é que se o valor do TR for esse mesmo por dia, é possível se alimentar razoavelmente bem em um restaurante comum...).
O jogo é justamente este, Vicente. O governo abre para todos a informação de quanto se ganha (o que é muito anti-ético e golpe baixo)assim a população, que infelizmente não tem senso crítico e só pensa se vai ter transporte ou não, fica contra os trabalhadores (imagina quantos não queriam ter R$ 15 de VR por dia). Pode ter certeza de uma coisa: Por mais que hajam questões políticas por trás (e há muitas), uma greve só acontece porque alguém se negou a negociar, e este então é o último recurso para se obter algo. Já passamos por dissídios onde o governo, em nota ao sindicato, simplesmente escreveu que sua proposta era 0%. Qual alternativa resta? Olha essa greve da Polícia Civil, você acha que é à toa?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 19 Out 2008, 03:55

UFA!
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 20 Out 2008, 09:45

Francis escreveu: O jogo é justamente este, Vicente. O governo abre para todos a informação de quanto se ganha (o que é muito anti-ético e golpe baixo)assim a população, que infelizmente não tem senso crítico e só pensa se vai ter transporte ou não, fica contra os trabalhadores (imagina quantos não queriam ter R$ 15 de VR por dia). Pode ter certeza de uma coisa: Por mais que hajam questões políticas por trás (e há muitas), uma greve só acontece porque alguém se negou a negociar, e este então é o último recurso para se obter algo. Já passamos por dissídios onde o governo, em nota ao sindicato, simplesmente escreveu que sua proposta era 0%. Qual alternativa resta? Olha essa greve da Polícia Civil, você acha que é à toa?
Francis,
Comentei sobre a questão do vale porque é exatamente o mesmo valor que recebo, e sei que é suficiente para uma refeição decente por dia (com sorte, se o funcionário conseguir um restaurante mais em conta, é possível até que sobre algo no fim do mês). A minha questão é: comer, o pessoal consegue. E viver? As pessoas precisam comer, se vestir, pagar contas...
Quanto à da Civil, sei que é justa, tenho conhecidos lá dentro e EU não enfrentaria bandidos com um 38 por esse salário nem a pau!
O funcionário público concursado, de modo geral, é apaixonado pelo que faz. E o governo se aproveita disso...


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 20 Out 2008, 15:31

Vicente A.O.Junior escreveu: Francis,
Comentei sobre a questão do vale porque é exatamente o mesmo valor que recebo, e sei que é suficiente para uma refeição decente por dia (com sorte, se o funcionário conseguir um restaurante mais em conta, é possível até que sobre algo no fim do mês). A minha questão é: comer, o pessoal consegue. E viver? As pessoas precisam comer, se vestir, pagar contas...
Quanto à da Civil, sei que é justa, tenho conhecidos lá dentro e EU não enfrentaria bandidos com um 38 por esse salário nem a pau!
O funcionário público concursado, de modo geral, é apaixonado pelo que faz. E o governo se aproveita disso...
Exato, Vicente, somos apaixonados, e esta é nossa retribuição :( . Só posso dizer que eles ganham menos que nós, e nosso salário não é nenhuma maravilha...

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 19:22

Se isso acontecer quando eu estiver aí vou ficar muito bravo! :brv:
Vou quebrar a parede da estação com a cabeça. wll

:lol:

Brincadeira!

Que bom que deram o aumento!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 20 Out 2008, 20:38

Tomara que as greves não aconteçam por um bom tempo, pois nas próximas semanas começarei a me utilizar da CPTM todos os dias da semana.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante